quinta-feira, 24 de junho de 2010

Robben estreia e adoça a Laranjada

Por João Oliveira,
Holanda e Camarões fizeram um amistoso de luxo na África do Sul. Com os europeus já classificados e com os africanos eliminados, o que valeu foi a estreia de Robben na Copa. O holandês, que se recupera de lesão, entrou no segundo tempo e fez ótima jogada que resultou no gol da vitória, marcado por Huntelaar. Apesar do gol e do esforço de Eto'o, a seleção camaronesa sai do Mundial com três derrotas em três jogos. Uma campanha pífia, para o time que conta com um dos melhores atacantes do mundo.
Ainda devendo uma grande atuação, os holandeses pelo menos correram e ajudaram a dar emoção para a partida. Sem espetáculo e com muitos passes de lado, mas longe de ser uma apresentação preguiçosa. Eficiência é a palavra da vez entre os Laranjas. A Holanda confirmou sua nova face nessa Copa do Mundo, menos show e mais eficácia.
Enquanto isso, Camarões esqueceu a eliminação e jogou buscando uma vitória que amenizasse sua fraca campanha. Porém falta qualidade ao time africano, que é muito dependente do atacante da Inter (ITA). Sem um meio-campo que consiga lhe oferecer melhores opções, Eto'o saía mais da área e já não tinha mais fôlego para chegar na frente em boas condições.
O jogo de hoje foi um retrato do que as duas seleções fizeram. A diferença entrou no segundo tempo. Ainda fora de ritmo, Robben arriscou jogadas de efeitos, lançamentos, chutes e arrancadas. O meia do Bayern (ALE) mostrou que encaixa muito bem na equipe, e que pode dar trabalho nas fases decisivas, junto com Sneidjer, que comandou a equipe na ausência do astro maior.
Com o reforço de Robben, a tendência é que a Holanda avancesem problemas contra a Eslováquia, adversária nas oitavas-de-final. Já Camarões, tem mais quatro anos para se recuperar do vexame.
Dessa vez a dica de leitura não tem muita relação com o jogo. É mais um bom livro da safre pré-Copa. Time dos Sonhos, assinado por Luis Fernando Veríssimo. Não chega a ser dica, mas sim intimação. Afinal, Veríssimo veste a 10 de qualquer Time dos Sonhos.

Um comentário:

  1. Devemos ficar de olho na Holanda. Ao contrário de outras Copas, desta vez a sua ofensividade é "inteligente". A equipe mostrou consistência defensiva e capacidade de decidir. Possíveis adversários do Brasil nas Quartas-de-final, holandeses tem tudo para fazer mais um grande jogo contra o Brasil

    ResponderExcluir