sexta-feira, 18 de junho de 2010

Empate heróico ofuscado por erro de arbitragem

Por Rodrigo Pereira,

Na primeira partida do grupo C no dia de hoje, Estados Unidos e Eslovênia empataram em 2x2. Os destaques da partida acabaram ficando de lado pelo erro decisivo do arbitro, já no final do segundo tempo, que anulou um gol sem motivo aparente de Altidore, que daria a vitória para a equipe americana.

A equipe da Eslovênia começou o jogo com um bom volume de jogo, atacando com velocidade e deixando os americanos um tanto quanto desnorteados, sem esperar que a equipe do menor país da Copa fosse partir para cima. E o gol acabou saindo aos 12, quando Birsa bateu, da entrada da área, fora do alcance do goleiro Howard. Após o gol, o jogo esloveno acabou. O que se viu após isso foi a reestruturação americana, passando a jogar no abafa, em busca do empate. Dempsey entrou livre pela direita, mas prefiriu o toque para Donovan ao invés de finalizar. Até que, aos 41, Ljubijankic entrou livre para fazer o segundo gol esloveno. E assim termina o primeiro tempo, com uma cara de que o jogo seria decidido ali.

No segundo tempo, o técnico Bob Bradley mexe, empurrando seu time para o ataque. Enquanto isso, eslovenos viam-se satisfeitos com o resultado, num claro posicionamento para administrar o resultado. Porém, aos 2 minutos, em falha do zagueiro Cesar, Donovan entra livre pela direita e finaliza com raiva, para marcar o primeiro gol americano. E a partir dai, vimos a luta americana em busca do empate. O treinador americano ainda pôs em campo Edu e Gomez, com o segundo entrando no lugar de um zagueiro, e o time passa a jogar inteiramente no ataque. E, como diz o ditado, água mole em pedra dura....e a pedra eslovena furou, no gol de Michael Bradley, filho do treinador, empatando a partida após passe de Altidore. No embalo, os americanos acreditaram na vitória épica e a teriam atingido, se o juiz de Mali, Koman Coulibaly não tivesse anulado o gol de cabeça de Mo Edu, com todo mundo se perguntando o que ocorreu. Não havia impedimento de Mo Edu e não consegui enxergar falta no lance. Se fosse haver alguma falta, seria o penalti de Suler em Dempsey.

Foi um empate heróico mas com sabor amargo. A equipe americana mostrou poder de reação. Tem uma equipe que pode inclusive ser considerada técnica, com os destaques de Donovan(acho que o maior jogador da história americana) e Dempsey, além da força de Altidore, atacante que dá trabalho e a segurança na zaga,com bons jogadores como Cherundolo e Onyewu. Já a Eslovênia não me pega. Futebol feio, que se passar de fase baixará o nível técnico desta partida. Pegarão uma Inglaterra precisando da vitória para se classificar. Ainda aposto em americanos e ingleses, mesmo com a liderança provisória eslovena. Como não tenho acertado muito nos palpites, pode ser que aconteça o contrário. Cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário