Por João Oliveira,
A necessidade de vitórias, empates, gols e saldo de gols costumam ajudar no aumento da qualidade dos jogos. Longe da zona de conforto, e dos toques de bola improdutivos, as seleções as partidas tendem a serem mais interessantes.
Com objetivos iguais, mas necessidades diferentes, Coreia do Sul e Nigéria fizeram um jogo bastante movimentado, com boas alternativas. Contando com a provável derrota da Grécia diante da Argentina, os coreanos não precisavam arriscar muito, o empate seria o suficiente. Já no lado africano, só uma vitória e uma derrota grega interessavam, seguidos de desempate no saldo de gols.
Com ousadia e jogando para frente, a Nigéria abriu o placar logo no início de jogo. A irreconhecível postura conservadora da Coreia fez com que os nigerianos tomassem conta dos primeiros movimentos da peleja. Somente após sofrer o primeiro gol que os coreanos resolveram atacar, e acabaram conseguindo a virada.
O empate nigeriano com um gol de pênalti não foi suficiente para evitar mais uma eliminação africana na Copa. Surpresa nas Olimpíadas de 1996 e com boas campanhas nas Copas de 1994 e 1998, a Nigéria era a principal força do continente até o final do século passado, e uma das apostas do começo desse milênio. Mas naufragou e já não assusta mais como antes.
Já a Coreia do Sul, que conta com qualidade do meio para frente e uma defesa disciplinada taticamente, alternou bons e maus momentos nos três jogos disputados. Com execelente atuação contra a Grécia, os coreanos seguraram a Argentina até o final do segundo tempoe mostraram certo pragmatismo contra a Nigéria.
A seleção asiática conquistou seu maior feito desde 2002, quando sediou o Mundial, junto com o Japão. Ou seja, na sua sétima participação seguida em Copas, os coreanos passaram de fase pela primeira vez fora de casa. Mas vão precisar de mais consistência nas fases eliminatórias da Copa.
Sem muitas explicações, um livro com título auto-explicativo, em homenagem à Nigéria, é claro. Voltando Pra Casa, de Suzana Dias. Mais uma opção para quem quer incentivar a leitura dos pequenos.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário