Por João Oliveira,
A Jabulani tirou dois dias de folga, mas o De Férias Na Copa não. Nada de crônicas hoje, senão o blogueiro perde a esposa. Para passar o tempo de quem já não aguenta mais esperar para a bola voltar a rolar na África do Sul, uma seleção de livros relacionados a futebol. Se tiver algum repetido, me desculpem. Então segue a lista:
Anos 40- Viagem à Década Sem Copa/ Roberto Sander
Depois de três edições, a Copa do Mundo teve que ser interrompida por causa da Segunda Guerra Mundial. Nesse livro conhecemos os grandes times, seleções e jogadores da época. Heleno de Freitas, Jair da Rosa Pinto e Pirilo são alguns deles. Leitura indispensável para quem gosta de História e Futebol.
Sul-Americano de 1919- Quando o Brasil Descobriu o futebol/ Roberto Sander
O Brasil ainda não era o país de futebol, mas a competição disputada no país ajudou a popularizar o esporte por aqui.
Bola Fora- A História do Êxodo do Futebol Brasileiro/ Paulo Vinicius Coelho
Para quem pensa que é de hoje o fenônemo de exportação de jogadores brasileiros, o PVC nos ajuda a entender o processo desde o início.
Futebol & Guerra/ Andy Dougan
Fantástico livro, fantástica história. O Dínamo de Kiev era um dos melhores times europeus antes da Segunda Guerra e foi desmantelado com a invasão alemã. Mas ainda conseguiram dar uma boa lição nos nazistas.
O Berro Impresso das Manchetes/ Nelson RodriguesColeção de crônicas do Mestre Nelson sobre futebol. Imperdível.
Por Que Não Desisto/ Juca Kfouri
Reunião dos melhores textos do jornalista. Crônicas sobre política, corrupção e outras coisas que mancham o esporte bretão. Mas tem espaço reservado para coisas boas também.
Como Eles Roubaram o Jogo/ David Yallop
O processo de descaracterização do futebol que começou, segundo o autor, com a eleição de João Havelange para a presidência da FIFA é analisado neste livro.
Febre de Bola/ Nick Hornby
A saga de um torcedor do Arsenal durante uma temporada. Emoção, romance, realidade e muito futebol. Um dos bons livros que eu li sobre o esporte.
Goleiros - Herois e Anti-herois da Camisa 1/ Paulo Guilherme
Onde eles jogam não nasce grama, sofrem com as paradinhas, mas contam com esse bom livro.
Por hoje é só. E boa leitura!
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário