Por João Oliveira
A Holanda mais uma vez ficou devendo futebol, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo. Mesmo com vitória de 1x0 sobre o Japão, a Laranja Mecânica mostrou que ainda precisa de uma boa revisão. O triunfo holandês teve outra maõzinha do time adversário, assim como no jogo contra a boa e velha camarada Dinamarca, que ainda despachou Camarões, garantindo a classificação dos holandeses.
Assim como no primeiro jogo, o time japonês se apresentou para a partida com uma postura bastante defensiva. Ainda sem poder contar com Robben, a Holanda enfrentou muitas dificuldades para entrar na defesa adversária, que teve como destaque o zagueiro Túlio Tanaka, brasileiro naturalizado japonês. Aquele que quase tirou o atacante Drogba da Copa depois de uma entrada dura em um mero amistoso.
A partida se arrastou durante todo o primeiro tempo com o mesmo panorama. A Holanda tentava atacar e o Japão se defendia com eficiência. Até que na segunda etapa, quando a seleção europeia voltou com um pouco mais de volume de jogo, o goleiro nipônico Kawashima espalmou para dentro do gol um chute do meia Sneijder.
O gol sofrido fez o técnico japonês correr mais riscos, abrindo sua disciplinada defesa para colocar o atacante Tamada e o meia Nakamura, que estavam no banco de reservas. A partir daí a Holanda passou a explorar os contra-ataques, mas dessa vez pararam no goleiro Kawashima, que se recuperou da falha do gol e fez algumas boas defesas.
No finalzinho da partida o Japão teve uma ótima chance de empatar. Okazaki recebeu na área, mas chutou por cima a chance de um resultado histórico. A vitória magra ajudou na classificação da Holanda, beneficiada pela derrota de Camarões para a Dinamarca, mas desse jogo falaremos depois.
A vaga antecipada para as oitavas-de-final vai dar tempo e tranquilidade para que os holandeses trabalhem firme na recuperação de Robben. A volta do jogador do Bayern de Munique (ALE) é a grande chance da Holanda, e dos amantes de futebol, provar que sua máquina ainda pode funcionar a todo vapor.
A dica literária é uma ironia em forma de presente para o time holandês. Um Prontuário para Manutenção Mecânica, de Valdir dos Santos. Quem sabe depois de alguns ajustes, a Laranja Mecânica engrene de vez.
sábado, 19 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário