Grupo F
Um grupo sem nenhum grande favorito. A tetracampeã Itália não chega bem à Copa de 2010. Deve ter dificuldades contra Paraguai e Esolváquia. A Nova Zelândia é a baba do grupo, não deve surpreender.
Itália
A Azzurra vai encontrar dificuldades com escolas defensivas, como Paraguai e Eslováquia. A tendência é que os outros times fiquem esperando a iniciativa dos italianos, que sofrem com a falta de criatividade. Sem Totti, Del Piero e com Pirlo machucado, resta apenas o jogo aéreo para os italianos.
Time-base:
BUFFON- Titular absoluto desde a Copa de 2002, é um dos melhores goleiros do mundo e passa segurança para o time.
ZAMBROTTA- Fez uma boa Copa em 2006 e acabou contratado pelo Barcelona. Hoje é o lateral-direito titular do Milan e da seleção italiana.
CANNAVARO- Melhor jogador do mundo em 2006, não passou por bons momentos no Real Madrir. Se posiciona muito bem, mas não chega a ser um Baresi. Está no final de carreira, pode faltar vigor para acompanhar os atacantes adversários.
CHIELLINI- Divide com Criscito a ala jovem da defesa italiana. Joga pela esquerda da zaga. O entrosamento com Cannavaro, companheiro de Juventus, deve ajudar num torneio de tiro curto como a Copa do Mundo.
CRISCITO- Lateral-esquerdo, também da Juventus. Jogador mais jovem do time titular, barrou o campeão de 2006 Fabio Grosso, que ficou de fora da lista final.
MARCHISIO- Volante titular da seleção, pode jogar como meia. Tirou a vaga de Gattuso do time titular.
DE ROSSI- Outro campeão em 2006, joga na Roma desde 2001. Atrua mais fixo na marcação.
CAMORANESI- Voltando de contusão, o argentino naturalizado italiano vai parasua segunda Copa, mas sem o mesmo vigor de quatro anos atrás. É um meia que se destaca mais pela marcação do que criação.
PIRLO- Deve estrear apenas no segundo jogo. Assim como Camoranesi, se recupera de contusão. É a principal opção de criatividade no meio.
MONTOLIVO- Se destacou em seleções de base da Itália. Faz função parecida com a de Pirlo, apesar de jovem, deve substituir o meia do Milan nas primeiras partidas.
GILARDINO- Experiente, é o maior artilheiro da Azzurra entre os convocados. Trocou o Milan pela Fiorentina em 2008, não conta com muita confiança da torcida.
IAQUINTA- Se destaca pelo jogo aéreo, pode levar vantagem nesse tipo de jogada, mas a coisa complica quando precisa de soluções criativas com os pés.
Paraguai
Fez ótima campanha nas eliminatórias, com direito a vitórias sobre os outros sul-americanos classificados para o Mundial. Mas o desfalque de Cabañas complicou os planos do técnico argentino Gerardo Martino. Sem confiar totalmente em outros atacantes, a opção foi naturalizar o também argentino Lucas Barrios para jogar no ataque. Com a má fase da Itália, tem reais chances de passar de fase mais uma vez em Mundiais.
Time-base:
VILLAR- Goleiro do Valladolid (ESP), vai para sua terceira Copa, dessa vez como titular. Não chega a ser um Chilavert, mas passa confiança aos torcedores.
VERÓN- Apesar de ter 30 anos, vai para sua primeira Copa. Joga pelo Pumas (MEX).
J. CÁCERES- Xerife da zaga paraguaia, fez dupla com Gamarra na seleção. Joga no Atlético-MG e vai para sua terceira Copa.
DA SILVA- Jogador rodado, forma uma dupla de zaga segura com Cáceres, honrando a tradição paraguaia de boas defesas.
MOREL RODRÍGUEZ- Titular do Boca Juniors (ARG), estreia em Copas, apesar de experiente.
VERA- Volante, se destacou pela LDU (EQU) na Libertadores de 2008. Titular da seleção, marca bem e pode ser boa opção para chutes de fora.
V. CÁCERES- Pode atuar como volante ou meia, Tem papel importante no meio-campo paraguaio.
BARRETO- Outro que pode surpreender zagas adversárias encostando no ataque. Tem experiência no futebol italiano, onde joga desde 2007, pode ser uma arma contra a Azzurra.
SANTANA- Mais um volante/meia no meio-campo. Pode jogar aberto dos lados do setor.
RIVEROS- Meia de origem, deve brigar pela vaga no time titular.
VALDEZ- Experiente, apesar de jovem. Vai ajudar a municiar Santa Cruz, mas tem a concorrência de Cardozo, que fez boa tempoorada no Benfica (POR).
SANTA CRUZ- um dos mais experientes, é esperança de gols no ataque paraguaio. Maior ídolo do time.
CARDOZO- Não vai começar como titular, mas vai ser importante como arma para o segundo tempo.
Eslováquia
Tem a tabela a seu favor, estreia contra a fraca Nova Zelândia, depois pega o Paraguai no jogo-chave da briga pela segunda vaga. O jogo contra a Itália pode ser um mero amistoso, se as duas chegarem à última rodada classificadas. Situação improvável com as recentes atuações italianas. Fez boa campanha nas Eliminatórias, eliminando a República Tcheca e Polônia.
Time-base:
MUCHA- Joga no futebol polonês, não está acostumado a grandes jogos internacionais.
PEKARIK- Campeão alemão pelo Wolfsburg (ALE), pode ajudar o time com sua experiência em um campeonato de alto nível.
SKRTEL- Zagueirão do Liverpool (ING), é um dos principais jogadores da seleção.
DURICA- Jogou muito tempo no futebol russo, de onde se transferiu para o Hannover (ALE). Zagueiro pela esquerda.
ZABAVNIK- Lateral-esquerdo, pode fazer a função de zagueiro, fechando uma linha mais fixa de quatro defensores e formando um ferrolho difícil de ser batido.
KOZAK- Volante experiente, deve ser titular na Copa.
HAMSIK- Meia do Napoli (ITA), se destacou nas Eliminatórias. É o principal articulador de jogadas ofensivas da seleção.
WEISS- Pode jogar no ataque e no meio-campo. Na Copa deve fazer o papel de um jogador de lados de campo, encostando no ataque e ajudando a fechar o meio.
SESTAK- Goleador da seleção, joga no Bochum (ALE).
VITTEK- Joga no futebol turco, é o jogador com mais gols marcados pela seleção eslovaca entre os convocados.
Nova Zelândia
Absoluta no continente após a saída da Austrália, encarou o fraco Bahrein na repescagem. Tem pinta de ser o saco de pancadas do grupo, já fez muito em chegar ao Mundial.
Time-base:
PASTON- Goleiro titular, joga no Wellington Phoenix (NZL).
MULLIGAN- Lateral-direito que pode jogar no meio, ajudando na criação.
SIGMUND- Zagueiro que joga pela direita.
NELSEN- Zagueiro pela esquerda, joga no Blackburn (ING). É o ponto de experiência do time e pode colaborar orientando os companheiros.
LOCHHED- Lateral-esquerdo que não sobe muito, ajuda a fechar uma linha de quatro na defesa.
BROWN- Volante que pode atuar também pelas laterias.
ELLIOT- Volante com mais de 70 partidas pela seleção.
BERTOS- Meia que passou por alguns times de segunda linha na Inglaterra. Não deve acrescentar muito, mas pode ajudar na marcação.
KILLEN- Atacante no Middlesbrough (ING), fez carreira na Europa, mas deve atuar mais recuado na seleção.
SMELTZ- Atacante que joga no futebol australliano.
FALLON- Centroavante grandalhão, é outro a jogar em times desconhecidos na Inglaterra.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário