terça-feira, 1 de junho de 2010

História das Copas (17)

2002- Japão/ Coréia do Sul

Finalmente a Copa do Mundo saía dos limites Europa-Américas. Mesmo sem tradição em Mundiais, havia chegado a hora dos asiáticos sediarem o torneio. A rivalidade entre os rivais Japão e Coréia do Sul, fez com que a FIFA recorresse a uma solução inédita e política, os dois países foram eleitos como anfitriões da Copa, ou seja, os jogos do Mundial seriam divididos entre as duas nações. Dentro de campo, Argentina e França eram as grandes favoritas, enquanto os tradicionais Brasil, Alemanha e Itália corriam por fora.

O Brasil:
Com uma péssima campanha nas eliminatórias e mais um fracasso nas Olimpíadas, o Brasil chegava à Copa desacreditado. Mesmo com bons resultados no início, o técnico Wanderley Luxemburgo sucumbiu aos problemas pessoais e acabou substituído por Emerson Leão, que também caiu, após fracasso na Copa das Confederações. Luiz Felipe Scolari assumiu o cargo e deixou de fora o atacante Romário, que vivia a melhor fase da carreira e era aclamado pelo povo.

Convocados:
Goleiros: Marcos (Palmeiras), Dida (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo);
Laterais: Cafu (Roma-ITA), Roberto Carlos (Real Madrid-ESP), Belletti (São Paulo) e Júnior (Parma-ITA);
Zagueiros: Lúcio (Bayer Leverkusen-ALE), Roque Júnior (Milan-ITA), Edmílson (Lyon-FRA) e Anderson Polga (Grêmio);
Meio-campistas: Ricardinho (Corinthians), Gilberto Silva (Atlético-MG), Ronaldinho Gaúcho (Paris Saint-Germain-FRA), Kléberson (Atlético-PR), Vampeta (Corinthians), Juninho Paulista (Flamengo) e Kaká (São Paulo);
Atacantes: Ronaldo (Internazionale-ITA), Rivaldo (Barcelona-ESP), Denílson (Bétis-ESP), Edílson (Corinthians) e Luizão (Grêmio);
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Curiosidades:

- Foi a primeira Copa a ser disputada em dois países.
- O turco Hakan Sukur fez o gol mais rápido da História das Copas. Na decisão do terceiro lugar contra a Coréia do Sul, o jogador da Turquia marcou o gol com apenas 11 segundos.
- O lateral brasileiro Cafu tornou-se o primeiro jogador a disputar três finais de Copa seguidas.
- Campeões em 1998 e favoritos em 2002, a França sofreu com a má forma fisica de Zidane e foi eliminada ainda na primeira fase, e saiu do torneio sem marcar nenhum gol sequer.
- A Itália teve cinco gols anulados durante o Mundial.
- O técnico sérvio Bora Milutinovic, disputou seu quinto Mundial consecutivo, por cinco países diferentes. Em 1986 ele dirigiu o México, em 1990 a Costa Rica, em 1994 os EUA, em 1998 a Nigéria e em 2002 a estreante China.
- O atacante argentino Caniggia tornou-se o primeiro jogador a ser expulso no banco de reservas em uma Copa. No empate de 1x1 com a Suécia, que resultou na eliminação da Argentina, o jogador foi expulso após discutir com um dos auxiliares da arbitragem.
- Dos 23 convocados, apenas os goleiros reservas Dida e Rogério Ceni não entraram em campo pelo time brfasileiro.
- O treinador da seleção irlandesa, Mick McCarthy, comandava seu time vestido com meiões e chuteiras, como se fosse entrar em campo.
- O sul-coreano Ahn, autor do gol que eliminou a Itália na Copa, foi demitido do Perugia, time italiano onde atuava. O presidente do clube ficou furioso após a eliminação da Azzurra, mas acabou voltando atrás depois.

Artilheiro:
Ronaldo (BRA)- 8 gols

A Final:
Brasil e Alemanha chegaram desacreditados na Copa, mas conseguiram chegar à final. Os alemães contavam com o melhor jogador da Copa, eleito pela FIFA antes da final, o goleiro Oliver Kahn. O arqueiro alemão falhou feio em um dos gols de Ronaldo, e viu a seleção brasileira conquistar seu quinto título da Copa do Mundo.

Ficha do jogo:

Brasil
Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Ronaldo (Denílson) e Rivaldo.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Alemanha
Kahn; Frings, Linke e Ramelow; Metzelder, Schneider, Jeremies (Asamoah), Hamann e Bode (Ziege); Neuville e Klose (Bierhoff).
Técnico: Rudi Voeller

Gols: Ronaldo (BRA), aos 22min e aos 34min do segundo tempo

Cartões Amarelos: Roque Júnior (BRA); Klose (ALE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário