sexta-feira, 11 de junho de 2010

GRUPO A

Faltando pouco mais de uma hora para o início da Copa, lá vai uma pequena análise de cada uma das seleções do Mundial.

Gurpo A
Esse pode ser considerado o verdadeiro grupo da morte da Copa do Mundo de 2010. Não, a chave não conta com super favoritos para o título. O nivelamento é quase por baixo. A África do Sul conta com um time fraco, mas pode encorpar com o apoio de sua torcida e a experiência de Parreira, que vai para sua sexta Copa do Mundo como treinador, um recorde. O México teve sua hegemonia quebrada na América Central, sofreu para conseguir a classificação, e chega com um time um tanto quanto desequilibrado, mas não fica devendo muito aos demais adversários. O Uruguai, apesar da campanha irregular nas Eliminatórias, chega com um ataque badalado e com Oscar Tabárez, técnico da Celeste na Copa de 1990, última vez que nossos vizinhos passaram de fase em uma Copa do Mundo. Já a França não tem nem de perto o brilho do time vice-campeão de 2006, afinal não tem Zidane. A expectativa é de jogos muito disputados, pelo quadro que se desenha, não temos favoritos absolutos nesse grupo

África do Sul:
O time anfitrião sofre com a pressão de ser o primeiro país-sede a cair logo na primeira fase. A seleção comandada por Carlos Alberto Parreira melhorou nos últimos amistosos, mas ainda não se mostrou uma equipe confiável. Sem o artilheiro Benny McCarthy, as esperanças dos torcedores se concentram em Pienaar e Mphela.
Time-base:
Khune- Goleiro de 22 anos, com 19 partidas pela seleção principal, joga no Kaiser Chiefs (AFS).
Gaxa- É o lateral-direito, na linha de quatro homens que compõe a defesa. Tem 26 anos e joga no Mamelodi Sundowns (AFS).
Khumalo- Jovem zagueiro que joga no futebol africano. Deve começar como titular, vai brigar pela vaga com Booth.
Booth- Zagueiro folclórico, que ficou famoso na última edição da Copa das Confederações. Experiente, o gigante de 1,98 m tem 33 anos e jogou no futebol russo e na Inglaterra.
Mokoena- Capitão da equipe, o zagueiro é um dos jogadores que disputaram a Copa de 2002 pela África do Sul. Fez carreira na Europa, onde jogou no Ajax (HOL). Na última temporada caiu para Segunda Divisão do Campeonato Inglês, jogando pelo Portsmouth.
Thwala- Lateral-esquerdo de 28 anos, ele fecha a defesa do time de Parreira, mais um jogador que atua no futebol sul-africano. Joga no Orlando Pirates (AFS).
Dikgacoi- O cão-de-guarda de Parreira. Tem 25 anos e joga no Fulham (ING).
Moriri- Tem 30 anos, atua pelo Mamelodi Sundows. Joga pela esquerda na linha de meio-campo do time.
Modise- Experiente, tem mais de 40 jogos pela seleção sul-africana. Jogador do Orlando Pirates, atua pelo lado direito do campo.
Piennar- Grande destaque da equipe, depois do corte de Benny McCarthy.Fez parte do grupo que foi á Copa de 2002. Jogou no Ajax e no Borussia Dortumund, antes de chegar ao Everton (ING).
Mphela- Com a ausência de McCarthy, o atacante do Mamelodi Sundowns tornou-se a principal referência de ataque da África do Sul. Tem feito bon amistosos pré-Copa.
Parker- Atacante da surpresa da última temporada, o Twente, campeão holandês. Se confirmar a vaga no time titular, pode ser o destaque dos sul-africanos.

França
Na primeira Copa do Mundo da era pós-Zidane, a França sofre com uma safra inconsistente de jogadores. Do meio para frente, os franceses contam com ótimas opções, como Henry, Anelka, Ribéry e Gourcuff. O atacante Benzema, do Real Madrid, acabou ficando de fora da lista de Raymond Domenech, que não conta com uma defesa das mais sólidas.
Time-base:
LLORIS- Goleiro do Lyon, fez ótima temporada e parece passar mais segurança do que seu antecessor Barthez.
SAGNA- Lateral-direito, joga no Arsenal.
GALLAS- Zagueiro do Arsenal, é um dos remanescentes do vice-campeonato de 2006. Chega em 2010 como um dos líderes do time, mas pode ter problemas em acompanhar atacantes velozes.
ABIDAL- Outro defensor que participou da boa campanha em 2006. Joga no Barcelona desde 2007.
EVRA- Considerado um dos melhores da posição, o lateral-esquerdo do Manchester United é mais um da linha de defesa francesa que joga no futebol inglês.
ALOU DIARRA- Volante do Bordeaux (FRA), deve ser o cão-de-guarda do meio-campoo francês.
TOULALAN- Outro volante da seleção, mas tem mais qualidade para a saída de bola. Pode ajudar um pouco na criação, além de marcar com eficiência.
GOURCUFF- Meia do Bordeaux, deve fazer o trabalho de criação pelo meio.
MALOUDA- Meia do Chelsea, atua pelo lado esquerdo do setor. Pode ser opção e segundo volante ou terceiro homem de meio-campo, num possível 4-4-2.
RIBÉRY- O meia do Bayern fez uma ótima temporada e disputa sua segunda Copa do Mundo, mas dessa vez como um dos destaques da França. Deve atuar pelo lado direito do meio-campo.
HENRY- Principal nome da seleção francesa, vai para sua quarta Copa. Atua um pouco mais distante da área, aberto pelo lado esquerdo municiando o centroavante Anelka.
ANELKA- Apesar de experiente, nunca disputou uma Copa do Mundo. O atacante do Chelsea é a referência do ataque francês.

México
O México passou sufoco nas Eliminatórias para a Copa de 2010. O técnico Javier Aguirre retornou ao comando da seleção em cima da hora. O veterano Blanco, que ficou de fora em 2006, ainda é o principal astro do time, além do jovem talento do Arsenal, Carlos Vela.
Time-base:
Ochoa- Reserva em 2006, o goleiro do América (MEX) está mais experiente e tornou-se titular absoluto da seleção.
Osorio- Lateral-direito do Stuttgart (ALE), também joga como zagueiro, dependendo da formação do técnico. Tem 30 anos e disputou a última Copa do Mundo.
Rafa Márquez- Zagueiro que vive uma fase de decadência no Barcelona, mas continua sendo um dos principais jogadores do futebol mexicano.
Magallón- Forma dupla de zaga com Rafa Márquez, atua pelo Guadalajara (MEX).
Salcido- Lateral-esquerdo, completa a linha de quatro defensores da seleção mexicana. Joga pelo PSV (HOL) e é mais um que fez parte do time base em 2006.
TORRADO- Vai para sua terceira Copa do Mundo. Tem mais de 100 jogos pela seleção mexicana, e deve ser titular na África do Sul.
GUARDADO- Jogador habilidoso do La Coruña(ESP), chega mais experiente e titular absoluto para sua segunda Copa do Mundo.
CASTRO- Volante do Pumas(MEX), atua pelo lado direito do meio-campo mexicano.
BLANCO- Esperança de criatividade no time de Javier Aguirre. A idade pode pesar para o veterano que atua pelo Santos Laguna (MEX).
VELA- Atacante do Arsenal, apesar de jovem conta com a experiência de disputar partidas importantes pelo clube inglês.
GIOVANNI DOS SANTOS- Surgiu como grande promessa no Barcelona, hoje joga no futebol turco. É opção de técnica e velocidade na seleção mexicana, mas disputa vaga no time titular.
HERNANDEZ- Não é o famoso centroavante que fez sucesso no final da década de 1990. Com apenas 22 anos, o atacante do Pumas (MEX) se prepara para sua primeira Copa do Mundo.

Uruguai
A Celeste foi só conseguiu a classificação na repescagem, contra a Costa Rica. Conta com bons valores individuais, mas ainda carece de um esquema de jogo sólido. O técnico Oscar Tabárez foi o escolhido para tentar melhorar o desempenho do Uruguai, que caiu na primeira fase em 2002.
Time-base:
MUSLERA- Goleiro da Lazio, desbancou os veteranos Castillo e Carini.
LUGANO- Capitão do Uruguai, faz sua estreia em Copas, apesar de grande experiência internacional. Deve ser o xerife dos três zagueiros que compõem a defesa uruguaia.
GODÍN- Zagueiro pela esquerda, atua pelo Villareal (ESP).
SCOTTI- Jogador experiente, de 34 anos, joga no Colo-Colo (CHI). Atua pela direita da defesa Cleste.
MAXI PEREIRA- Faz a função de ala pela direita, também pode jogar como lateral pelo mesmo lado. Joga no Benfica (POR).
ALVARO PEREIRA- Jogador do Porto (POR), pode ser opção de ala ou meia pela esquerda, dependendo da escolha do técnico.
PÉREZ- Volante do Monaco (FRA), faz o trabalho de contenção no meio-campo da seleção. Jogador importante na proteção aos três zagueiros.
EGUREN- Atua no futebol sueco, briga por uma vaga no meio-campo uruguaio. É uma opção caso o técnico precise de mais um jogador de marcação.
GARGANO- Outro volante à disposição de Oscar Tabárez, conta com experiência de atuar pelo Napoli (ITA).
LODEIRO- Meia do Ajax, é uma das poucas opções de criatividade no meio-campo uruguaio.
SUÁREZ- Artilheiro do campeonato holandês pelo Ajax, o atacante forma a badalada dupla de ataque com o artilheiro da Europa na última temporada, Diego Forlán.
FORLÁN- Goleador que já passou por Independiente e Manchester United, tem tudo para brigar pela artilharia da Copa do Mundo.
LOCO ABREU- Atacante grandalhão do Botafogo, é o jogador que mais marcou gols na carreira entre os inscritos para o Mundial. Rserva de luxo para o ataque Celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário