terça-feira, 1 de junho de 2010

História das Copas (12)

1982- Espanha


A Copa de 1982 ficou marcada pela tragédia de Sarriá, a derrota do futebol-arte brasileiro para a Itália, com direito a show de Paolo Rossi. Pela primeira vez, 24 países participaram da fase final da Copa do Mundo. Os italianos igualaram o Brasil em número de conquistas, com três títulos mundiais.

O Brasil:
Assim como em 1970, o Brasil conseguiu reunir um time de craques. Zico, Júnior, Leandro, Falcão, Sócrates, Toninho Cerezo, Roberto Dinamite. Sem grandes ausências, exceto Careca (machucado) e Leão, a seleção brasileira viajou á Espanha com ares de favorita.
Convocados:
Goleiros: Waldir Peres (São Paulo), Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta);
Laterais: Leandro (Flamengo), Júnior (Flamengo), Edinho (Udinese-ITA) e Edevaldo (Internacional);
Zagueiros: Oscar (São Paulo), Luizinho (Atlético-MG), Juninho (Ponte Preta) e Pedrinho (Vasco);
Meio-campistas: Toninho Cerezo (Atlético-MG), Paulo Isidoro (Grêmio), Sócrates (Corinthians), Zico (Flamengo), Falcão (Roma-ITA), Batista (Grêmio) e Renato (São Paulo);
Atacantes: Serginho (São Paulo), Éder (Atlético-MG), Roberto Dinamite (Vasco) e Dirceu (Atlético de Madri-ESP);
Técnico: Telê Santana

Curiosidades:

- A Espanha teve 18 anos para se preparar para receber a Copa de 1982. Ao todo 17 estádios foram utilizados para os jogos.
- O palco da tragédia de Sarriá não existe mais. O estádio, que pertencia ao Espanyol, de Barcelona, foi vendido e demolido em 1997 e deu lugar a um shopping center.
- O atacante italiano Paolo Rossi, que marcou os três gols da vitória por 3x2 sobre o Brasil, ficou afastado dos campos por um ano, acusado de envolvimento com um esquema de manipulação de resultados na Itália.
- Os barsileiros Carlos Alberto Parreira e Tim, treinaram as seleções do Kuwait e Peru, respectivamente.
- Os 10x1 da Hungria contra El Salvador marcou a maior goleada da história das Copas.
- Preterido em 1978, o craque argentino Diego Maradona estreou em Copas em 1982. Porém a participação de Maradona não foi tão boa. Com apenas dois gols, marcados ainda na primeira fase na goleada de 4x1 sobre a Hungira, o argentino ainda foi expulso na derrota pox 3x1 para o Brasil.
- Após a vitória do Brasil por 4x1 sobre a Escócia, o brasileiro Sócrates foi sorteado para realizar o exame antidoping. O Doutor teve tanta dificuldade para fazer xixi, que foi ofertado com dez cervejas e taças de chapanhe, para que pudesse urinar.
- O goleiro alemão Schumacher foi o protagonista da semifinal entre Alemanha e França. Os alemães venceram os favoritos franceses nos pênaltis, com duas defesas do arqueiro germânico. Mas o lance que mais chamou atenção foi a entrada criminosa dada pelo goleiro no francês Battiston, que teve que ser substituído, após perder dois dentes e desmaiar em campo.
- Essa semifinal foi o primeiro jogo decidido em penalidades máximas, na história das Copas.
- O árbitro Arnaldo César Coelho foi o primeiro brasileiro a apitar uma final de Copa.
- O goleiro italiano Dino Zoff é até hoje o jogador mais velho a conquistar uma Copa do Mundo. Zoff tinha 40 anos e 133 dias quando disputou e ganhou a final do Mundial contra a Alemanha.

Artilheiro:
Paolo Rossi (ITA)- 6 gols

A Final:

Com moral após eliminar o Brasil, os italianos passaram fácil pela Polônia nas semifinais. Ao contrário da Alemanha que só se classificou após vencer a França nos pênaltis. O cansaço do time alemão ajudou na vitória italiana.

Ficha do Jogo:

Itália
Zoff; Collovati, Gentile, Scirea e Cabrini; Bergomi, Oriali e Tardelli; Conti, Graziani (Altobeli, depois Causio) e Paolo Rossi.
Técnico: Enzo Bearzot

Alemanha Ocidental
Schumacher; Briegel, Kaltz, Karl Forster e Bernd Forster; Stielike, Dremmler (Hrubesch) e Breitner; Littbarski, Fischer e Rummenigge (Hansi Müller).
Técnico: Jupp Derwall

Gols: Paolo Rossi (ITA), aos 12min, Tardelli (ITA), aos 24min, Altobelli (ITA), aos 36min, e Breitner (ALE), aos 38min do segundo tempo

Cartões Amarelos: Conti e Oriali (ITA); Dremmler, Stielike e Littbarski (ALE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário