segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fúria ainda mansinha no safári africano

Por João Oliveira,
A tão esperada Fúria ainda não estreou. Sim, a seleção espanhola perdeu para a Suíça, venceu Honduras por 2x0 e ainda tem chances de classificação. Mas o futebol apresentado pelos espanhóis ainda está longe de justificar o famoso apelido.
A Espanha atacou e pressionou os hondurenhos, que não tiveram nenhuma chance, mas perdeu a grande chance de golear e mostrar que a derrota da primeira rodada foi um acidente. Com Torres sem suas melhores condições físicas, Fábregas no banco, e um toque de bola improdutivo, a seleção campeã europeia contou com a fragilidade do adversário para vencer o jogo.
Com um atacante chamado Welcome, a seleção de Honduras conta com uma defesa bastante hospitaleira. Quem se aproveitou disso foi o atacante David Villa. O jogador do Barcelona deitou e rolou entre os zagueiros adversários. Atuando pela esquerda, Villa marcou dois gols e ainda perdeu um pênalti. Numa Copa do Mundo de poucos gols, os espanhóis não colaboraram tanto para o aumento da média de gols da competição, mas já tem um dos vice-artilheiros do Mundial.
Apesar da liderança do Chile, a situação do grupo ainda está indefinida. Na teoria até Honduras pode se classificar. Mas a parada está boa para a Suíça, que enfrenta o adversário mais fraco da chave e conta com o duelo entre Chile e Espanha. A partida deve exigir mais da defesa espanhola, que conseguiu levar gol do inoperante ataque suíço e contou com o baixo nível técnico dos atacantes hondurenhos.
O confronto deve ser um dos mais interessantes da primeira fase. A Espanha precisando da vitória contra um Chile que só necessita de um empate. O estilo ousado dos chilenos tem se mostrado a verdadeira Fúria do Grupo H, mas vai ter que segurar a Espanha para não terminar.
Mas por enquanto os espanhois podem comemorar a vitória sobre Honduras, que os manteve no páreo. Memórias de Minhas Putas Tristes, de García Márquez, é um título sugestivo para quem quer comemorar. Mas ta,bém uma ótima opção de leitura caso a delegação europeia prefira ficar quietinha, concentrada em seu hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário