1994- EUA
Quando ficou decidido que a Copa do Mundo de 1994 seria nos Estados Unidos, o mundo se mostrou preocupado com o fato do torneio acontecer em um país onde o esporte era pouquíssimo difundido. Dentro de campo, o Brasil seguia com uma seleção pouco empolgante e a campeã Alemanha era a grande favorita. Itália com Baggio, Argentina com Maradona em recuperação e a Colômbia, que contava com um timaço, também figuravam entre os candidatos ao título.
O Brasil:
O craque Falcão foi convidado para ser o técnico da seleção brasileira após o fiasco de 1990. Falcão não foi bem e acabou substituído por Carlos Alberto Parreira, que teve vida difícil nas Eliminatórias e só se classificou na última rodada, após um show de Romário n vitória de 2x0 contra o Uruguai no Maracanã. Então com 17 anos, o atacante Ronaldo disputava sua primeira Copa, enquanto Edmundo e Evair acabaram ficando de fora da lista de Parreira.
Convocados:
Goleiros: Taffrel (Reggina-ITA), Gilmar (Flamengo) e Zetti (São Paulo);
Laterais: Jorginho (Bayern de Munique-ALE), Cafu (São Paulo), Branco (Corinthians) e Leonardo (São Paulo);
Zagueiros: Aldair (Roma-ITA), Márcio Santos (Bordeaux-FRA), Ricardo Rocha (Vasco) e Ronaldão (Shimizu-JAP);
Meio-campistas: Mauro Silva (La Coruña-ESP), Dunga (Stuttgart-ALE), Mazinho (Palmeiras), Raí (Paris Saint-Germain-FRA), Paulo Sérgio (Bayer Leverkusen-ALE) e Zinho (Palmeiras);
Atacantes: Romário (Barcelona-ESP), Bebeto (La Coruña-ESP), Viola (Corinthians), Müller (São Paulo) e Ronaldo (Cruzeiro);
Técnico:Carlos Alberto Parreira
Curiosidades:
- Estados Unidos e Suíça fizeram o primeiro jogo em um estádio totalmente coberto, na história das Copas. A partida aconteceu no estádio Pontiac Silverdome, em Detroit.
- Mais uma vez, o camaronês Roger Milla se tornou o jogador mais velho a marcar em uma Copa do Mundo, dessa vez com 42 anos.
- O russo Salenko marcou 5 gols na goleada de 6x1 contra Camarões. Nessa partida, o jogador estabeleceu o recorde de gols em um só jogo.
- O zagueiro colombiano Andrés Escobar marcou um gol contra que ajudou a eliminar a Colômbia na Copa de 1994. Ao voltar para seu país, ele foi assassinado durante discussão em um bar.
- A partida contra a Nigéria foi a última de Maradona em Copas do Mundo. O gênio argentino foi pego no exame antidoping, por usar substâncias proibidas, depois de utilizar medicamentos para emagrecer.
- Em 1994, Zagallo tornou-se o maior vencedor da História das Copas. O brasileiro esteve presente em todas as conquistas brasileiras até então.
- A Copa de 1994 teve a maior média de público da História dos Mundiais, com mais de 68 mil torcedores por jogo, em média.
- O goleiro italiano Gianluca Pagliuca foi o primeiro jogador da posição a ser expilso em um jogo de Copa do Mundo.
- A cotovelada do italiano Tassoti no espanhol Luis Henrique, foi captada pelas câmeras de tv espalhadas pelo estádio Foxboro, em Boston. Após receber as imagens, a FIFA puniu o italiano com uma suspensão de quatro partidas, na primeira decisão da entidade utilizando desse recurso.
- A decisão entre Brasil e Itália foi a primeira a ser decidida em disputa de pênaltis.
Artilheiros:
Stoichkov (BUL)- 6 gols
Salenko- (RUS)- 6gols
A Final:
Brasil e Itália chegavam à final da Copa para decidirem quem sairia dos EUA como tetracampeão do mundo. Numa partida com nível técnico fraco, disputada sob o calor do sol do meio-dia, as duas seleções chegaram exaustas para as cobranças de pênaltis.
Ficha do jogo:
Brasil
Taffarel; Jorginho (Cafu), Aldair, Márcio Santos e Branco; Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho (Viola); Bebeto e Romário.
Técnico: Carlos Alberto Parreira
Itália
Pagliuca; Mussi (Apolloni), Baresi, Maldini e Benarrivo; Berti, Dino Baggio (Evani), Albertini e Donadoni; Roberto Baggio e Massaro.
Técnico: Arrigo Sacchi
Decisão por pênaltis: Brasil 3 (Dunga, Branco e Romário) x Itália 2 (Albertini e Evani)
Cartões Amarelos: Mazinho e Cafu (BRA); Apolloni e Albertini (ITA)
terça-feira, 1 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário