terça-feira, 1 de junho de 2010

História das Copas (14)

1990- Itália

A Copa do Mundo de 1990 é apontada como uma das mais fracas tecnicamente. A média de gols é a mais baixa até hoje na história dos Mundiais. Campeão em 1986, a Argentina, com um time limitado conseguiu ser o destaque da competição, com Maradona, mas acabou perdendo a final que definiu uma nova tricampeã mundial, a Alemanha.

O Brasil:
O time e o esquema tático escolhidos pelo técnico Sebastião Lazaroni fracassaram na Itália. Jogadores como Raí e Neto foram preteridos por Valdo, Tita e Bismarck. O volante Dunga foi o retrato do time que jogava com três zagueiros, uma novidade criticada por torcedores e jornalistas, que classificaram o fracasso do Brasil como a Era Dunga. A seleção brasileira foi eliminada nas oitavas-de-final para a Argentina.

Convocados:
Goleiros: Taffarel (Internacional), Acácio (Vasco) e Zé Carlos (Flamengo);
Laterais: Jorginho (Bayer Leverkusen-ALE), Mazinho (Vasco) e Branco (Porto-POR);
Zagueiros: Ricardo Gomes (Benfica-POR), Mozer (Olympique de Marselha-FRA), Aldair (Porto-POR), Ricardo Rocha (São Paulo) e Mauro Galvão (Botafogo);
Meio-campistas: Dunga (Fiorentina-ITA), Alemão (Napoli-ITA), Bismarck (Vasco), Valdo (Benfica-POR), Silas (Sporting-POR) e Tita (Vasco);
Atacantes: Renato Gaúcho (Flamengo), Bebeto (Vasco), Müller (Torino-ITA), Romário (PSV-HOL) e Careca (Napoli-ITA);
Técnico:Sebastião Lazaroni

Curiosidades:

- A Copa de 1990 contou com as estreias de República da Irlanda, Emirados Árabes e Costa Rica. A França ficou de fora do Mundial após a aposentadoria de Michel Platini.
- No jogo contra o Brasil, em Turim, a seleção da Costa Rica jogou com um uniforme semelhante ao da Juventus, visando ganhar simpatia da torcida local.
- O camaronês Roger Milla tornou-se o jogador mais velho a marcar gol em um jogo de Copa do Mundo. O atacante africano, então com 38 anos, marcou duas vezes na vitória de 2x1 contra a Romênia.
- O argentino Monzón tornou-se o primeiro jogador expulso em uma final de Copa do Mundo.
- Pela primeira, e única, vez na história das Copas, a Argentina venceu o Brasil, e logo em um jogo decisivo, valendo vaga nas quartas-de-final do Mundial.
- Na derrota para a Argentina, o brasileiro Branco teria bebido uma água "batizada" com tranquilizantes, oferecida por jogadores argentinos. Apenas em 2005 as suspeitas foram confirmadas, após Maradona confessar que houve a trapaça.
- O resultado de 1x0 foi repetido por 16 vezes na Copa do Mundo de 1990.
- A campanha de Camarões é até hoje a melhor de uma seleção africana em Mundiais. Os Leões Indomáveis foram eliminados apenas nas quartas-de-final, na prorrogação, contra a Inglaterra.
- O jornalista e ex-técnico da seleção brasileira, João Saldanha, era comentarista de tv na Copa de 1990, quando teve problemas de saúde e acabou falecendo, ainda na Itália, dias depois da final do Mundial.
- A Alemanha se tornou recordista em finais consecutivas de Copas do Mundo. A final de 1990 foi a terceira seguida dos alemães. A marca só foi igualada pelo Brasil em 1994/1998/2002.

Artilheiro
Schillaci (ITA)- 6 gols

A Final:
Após eliminar Iugoslávia e Itália nos pênaltis, com destaque para o goleiro Goycoechea, a Argentina perdeu a final por 1x0 para a Alemanha, curiosamente com um gol de pênalti. No duelo entre duas seleções bicampeãs do mundo, os europeus se juntaram a Brasil e Itália, com 3 títulos cada.

Ficha do jogo:

Alemanha Ocidental
Illgner; Augenthaler, Berthold (Reuter), Kohler, Buchwald e Brehme; Haessler, Matthaeus, Littbarski; Klinsmann e Voeller.
Técnico: Franz Beckenbauer

Argentina
Goycoechea; Simon, Serrizuela, Ruggeri (Monzón) e Troglio; Sensini, Burruchaga (Calderón), Basualdo e Lorenzo; Dezotti, Maradona.
Técnico: Carlos Bilardo

Gol: Brehme (ALE), 40min do segundo tempo

Cartões Amarelos: Voeller (ALE); Troglio e Maradona (ARG)

Cartões Vermelhos: Monzón (ARG) e Dezotti (ARG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário