terça-feira, 1 de junho de 2010

História das Copas (16)

1998- França
A Copa do Mundo de 1998 repetiu a sede de 1938, na França. Foi a terceira vez que um país recebia um Mundial pela segunda vez. O time da casa não era apontado como um dos favoritos para o título. Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha figuravam entgre os favoritos. A Copa de 1998 marcou o aumento para 32 seleções participantes.

O Brasil:
Campeã em 1994, a Seleção Brasileira chegava à França sem a pressão de 24 sem títulos, um time melhor e com Zagallo como técnico. Numa preparação bastante questionada, Romário, Flávio Conceição e Márcio Santos foram cortados por contusão. Mesmo com a ótima fase de Edmundo, o tetracampeão Bebeto acabou formando dupla de ataque com Ronaldo.

Convocados:
Goleiros: Taffarel (Atletico-MG), Dida (Cruzeiro) e Carlos Germano (Vasco);
Laterais: Cafu (Roma-ITA), Zé Carlos (São Paulo), Roberto Carlos (Real Madrid-ESP) e Zé Roberto (Flamengo);
Zagueiros: Aldair (Roma-ITA), Júnior Baiano (Flamengo), Gonçalves (Botafogo) e André Cruz (Milan-ITA);
Meio-campistas: César Sampaio (Yokohama-JAP), Dunga (Jubilo Iwata-JAP), Émerson (Bayer Leverkusen-ALE), Doriva (Porto-POR), Giovanni (Barcelona-ESP), Rivaldo (Barcelona-ESP) e Leonardo (Milan-ITA);
Atacantes: Ronaldo (Internazionale-ITA), Bebeto (Botafogo), Edmundo (Fiorentina-ITA) e Denilson (Bétis-ESP);
Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo

Curiosidades:

- Foi a primeira Copa com 32 seleções participantes.
- A França foi o quinto país-sede a levantar o troféu de campeão da Copa.
- A França foi a primeira seleção a vencer uma prorrogação no Gol de Ouro. Nas oitavas-de-final contra o Paraguai, os franceses sofreram quase 120 minutos até o gol salvador de Laurent Blanc.
- O técnico da Argentina Daniel Passarella deixou de levar os craques Caniggia e Redondo porque os dois se recusaram a cortar os longos cabelos. Até o atacante Gabriel Batistuta entrou na linha e acabou aparando as madeixas para participar do Mundial.
- Carlos Alberto Parreira foi o primeiro treinador a ser demitido durante um Mundial. O brasileiro perdeu o emprego após perder os dois primeiros jogos da Copa, pela Arábia Saudita.
- O alemão Lothar Matthaus compeltou 25 jogos em Copas, um recorde até hoje absoluto.
- O zagueiro paraguaio Gamarra passou quatro jogos sem cometer nenhuma falta. Eliminado nas oitavas-de-final pela França, ele encerrou sua participação do Mundial sem nenhuma falta no seu currículo.
- Cortado oito dias antes da estreia do Brasil na Copa, o atacante Romário provou que poderia ter ajudado a Seleção no Mundial. Antes das quartas-de-final da Copa, o Baixinho já estava disputando jogos pelo Flamengo.
- Ceracada por muita tensão, a partida entre os inimigos políticos EUA e Irã transcorreu pacificamente. Antes do jogo as duas seleções posaram juntas para fotos. No campo, vitória dos iranianos de virada por 2x1.
- Robert Prosinecki tornou-se o primeiro jogador a marcar gols em duas Copas do Mundo por seleções diferentes. Prosinecki disputou o Mundial de 1990 com a camisa da antiga Iugoslávia e jogou em 1998 pela Croácia, que se emancipou da Iugoslávia.

Artilheiro:
Suker (CRO)- 6 gols

A Final:
Pela segunda vez seguida o Brasil chegava a uma final de Copa. Com uma campanha irregular, mas que contava com grandes vitórias contra Holanda e Dinamarca, a Seleção Brasileira era favorita contra a cambaleante França, que sofreu contra Paraguai, Itália e Croácia. A convulsão de Ronaldo, horas antes da grande final, mexeu com a concentração dos brasileiros, que acabaram goleados por 3x0, destaque para o craque francês Zidane.

Ficha do jogo:

França
Barthéz; Desailly, Lizarazu, Thuram e Leboeuf; Deschamps, Djorkaeff (Vieira), Zidane e Karembeu (Boghossian); Petit e Guivarc´h (Dugarry)
Técnico: Aimé Jacquet

Brasil
Taffarel; Cafu, Júnior Baiano, Aldair e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio (Edmundo), Leonardo (Denílson) e Rivaldo; Ronaldo e Bebeto.
Técnico: Zagallo

Gols: Zidane (FRA), aos 27min e aos 45min do primeiro tempo; Petit (FRA), 45min do segundo tempo

Cartões Amarelos: Deschamps e Karembeu (FRA); Júnior Baiano (BRA) Cartão vermelho: Desailly (FRA) 23min do 2º tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário