segunda-feira, 14 de junho de 2010

Samurais domam os leões camaroneses

Por João Oliveira,
Acostumados com peixe cru, os japoneses saborearam uma porção de camarões na África do Sul. No jogo que fechou a primeira rodada do grupo E, o Japão surpreendeu e mostrou que é candidata à uma vaga na segunda fase. Dependente de Eto'o e com um meio-campo fraco na armação, Camarões não foi o time alegre e ofensivo que ficou famoso na década de 1990.
O apelido de Leões Indomáveis não pode ser aplicado à equipe que entrou em campo hoje. O Japão dominou toda a partida, sem um futebol vistoso, é verdade, mas com um esquema tático eficiente, que não deu chance aos africanos. A seleção japonesa jogou de forma compacta e organizada. Destaque para o meia Honda, autor do gol da vitória por 1x0 e principal articulador de jogadas da equipe.
A partida não primou pela técnica. Com os camaroneses apagados, Eto'o tinha que voltar quase no campo de defesa para buscar a bola, e acabou ficando longe da área, seu habitat natural. O Japão, apesar de muita disposição e aplicação tática, não contou com a habilidade do meia Nakamura, fora do jogo se recuperando de contusão.
O placar magro ficou de bom tamanho para a partida, mais uma do Mundial em que a marcação foi a prioridade das equipes. Mesmo sem um jogo bonito de se ver, o Japão deve chegar à última rodada para decidir a vaga com a Dinamarca. O próximo compromisso dos japoneses é contra a Holanda. Já Camarões pega a Dinamarca e precisa mostrar mais para não passar vergonha no Mundial. Para quem tiver paciência: Musashi, de Eiji Yoshikawa. Clássico da literatura japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário