quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um presente de grego de Enyeama e Kaita

Por Rodrigo Pereira,

Fechando a rodada do Grupo B da Copa, tivemos a partida entre gregos e troianos, digo, nigerianos. Gregos vinham para a partida sob olhares de desconfiança pela fraca atuação contra coreanos, tentando evitar uma tragédia grega, enquanto Nigerianos vinham confiantes pela boa atuação, apesar da derrota, contra a forte Argentina. E o que vimos nesta partida é uma história digna de ser contada, que resultou no primeiro gol e primeira vitória grega em Copas do Mundo.

Nigerianos vieram com uma proposta de jogo similar a que foi utilizada contra argentinos. Jogar em alta velocidade, explorando a pouca velocidade que os gregos apresentaram quando enfrentaram sul-coreanos. Marcaram o primeiro gol aos 15 do 1º tempo, com Uche. E controlavam a partida até que, o primeiro personagem da tragédia nigeriana apareceu. Inexplicavelmente Kaita deu um pontapé em Torosidis, na faixa lateral do campo e foi expulso justamente. E o jogo que se configurava como tranquilo, o que daria aos nigerianos a chance de decidir a segunda vaga do grupo com sul-coreanos, mudou. Até então apáticos em campo, gregos partiram pra cima, acreditando na vitória. O técnico Otto Rehhagel sente o bom momento e saca o volante Sokratis(que estava mais filosofando do que jogando) para por o atacante Samaras.E conseguiram sair do primeiro tempo com o empate, marcado por Salpingidis, em chute desviado por Haruna.

No segundo tempo, o técnico nigeriano ainda tentou aumentar o poderio ofensivo, mostrando que não viria para segurar o empate e sim para buscar a vitória. Nulo com Odemwingie, Larg Largeback pôs Obasi para acompanhar Yakubu no ataque. O jogo ficou mais aberto, com ambos os times buscando o segundo gol. Para gregos, Enyeama se mostrava intransponível, com grandes defesas em cabeçada de Samaras e no chute de Gekas, após receber a bola limpa na grande área de uma trapalhada da defesa africana. Num contra-ataque em velocidade, Yakubu recebe livre na grande área, chuta e o goleiro Tsorvas faz grande defesa. A bola sobra limpa para que Obassi, aquele mesmo que entrou no segundo tempo, decidir a partida. Mas, afobado, o atacante dá um toque de primeira mal feito que vai direto para a linha de fundo. Depois da chance perdida, nigerianos se abateram e gregos passaram a jogar no abafa, buscando o gol da vitória. E o gol saiu naquele que era o herói nigeriano, após grande atuação contra argentina e até então contra gregos. Em chute de Tziolis, o goleiro rebateu a bola nos pés de Torosidis, que somente empurrou para o gol da vitória. Após o gol, gregos administraram contra nigerianos que sem dúvida, não tiveram inteligência para vencer a partida.

Com a vitória, gregos chegam a última rodada precisando vencer argentinos para conseguir a inédita vitória. Muito difícil. A equipe grega é fraca. Hoje tivemos muito boa atuação dos meias Karagounis e Katsouranis, que chamaram a responsabilidade após a expulsão de Kaita e levaram a equipe a vitória. Mas seus atacantes são fracos tecnicamente e a defesa não é mais aquele ferrolho campeão da EuroCopa. A vaga deverá mesmo cair no colo de sul-coreanos. E nigerianos, que prometiam depois da boa atuação diante da Argentina, voltaram para a casa. Enquanto sulafricanos demonstraram não saber jogar futebol na rodada de ontem, nigerianos sabem como jogar, mas demonstraram imaturidade nesta partida e ja arrumam as malas para voltar para casa. Pelo menos não estão muito longe dela.

2 comentários:

  1. Cravei esse placar no meu bolão. Huahuahuaha!!!

    ResponderExcluir
  2. Hhuashuashuashuashasuhasuhasusahuahauhashu.Tu apostou mesmo na Grécia?Tu é mt racista mané!sahusahuashuashsuahuasau

    ResponderExcluir