domingo, 29 de agosto de 2010

Começando a arrumar a casa para festa



Por Rodrigo Pereira,

Esta foi uma semana movimentada para os preparativos para a Copa de 2014, aqui no Brasil. Palcos importantes começaram a tomar forma para a Copa do Mundo.

A primeira noticias que surge foi, finalmente, a marcação da data de fechamento do Maracanã: Dia 5 de Setembro. A notícia já gerou uma leve chiadeira por parte da diretoria do Fluminense. Líder do Campeonato Brasileiro, temem uma queda de rendimento do clube por perder sua casa na boa campanha, vide o que vem acontecendo com os mineiros Atlético-MG e Cruzeiro que, jogando em Uberlândia e Ipatinga, respectivamente, e vêm em campanha irregular no campeonato. Entretanto, segundo a opinião deste blog, o cronograma deve ser seguido. Brasileiro precisa aprender a se organizar e aceitar os acordos prévios. Se não se prepararam para o fechamento que já era anunciado desde quando o Brasil foi escolhido como sede. Inclusive já foi adiado diversas vezes. Este é o momento. Bola dentro.

A segunda notícia, e talvez a mais importante, foi o anúncio da construção de uma arena em São Paulo, em Itaquera, que acabará, depois, se tornando estádio do Corinthians. Amigos blogueiros, o quão política é esta decisão? O presidente corinthiano Andrés Sanchez é, segundo jargão futebolístico, raposa velha. Próximo ao presidente Ricardo Teixeira, consegue um grande presente para a equipe paulista. Muito se discute sobre a rejeição ao projeto do Morumbi. Perseguição ou impossibilidade?Um pouco dos dois talvez. A região onde se localiza o estádio é nobre, não há muito para onde crescer. Entretanto, ainda assim não seria mais barato o investimento no Morumbi ao invés de construir um estádio do zero?Ainda há o Pacaembu, a nova Arena Palmeirense e o Canindé, outrora especulados como opções. Uma obra, com certeza, seria mais barata. Mas Sanchez possui a simpatia da CBF. E agora fica claro que Teixeira saberá recompensar os seus "amigos". Mais dinheiro público gasto. Pra mim, primeira grande bola fora da organização da Copa.

Por último, hoje será realizada a implosão do anel superior da Fonte Nova, na Bahia. Salvador, que também almeja a sonhada abertura da Copa, além de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, atinge seu marco zero para o renascimento de um dos estádios mais tradicionais do país. O tradicional Bahia, que luta para ressurgir em cenário nacional, estando na segunda colocação na segunda divisão, ganhará um estádio de ponta, digno de sua história e pronto para novas conquistas. Os preparativos para a Copa do Mundo começam a esquentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário