
Por João Oliveira,
Uruguai e Alemanha foram as duas melhores surpresas da Copa do Mundo. Só os blogueiros acreditavam nos uruguaios. Nem os blogueiros acreditavam, em uma Alemanha renovada e desfalcada de seu craque maior.
Pois Uruguai e Alemanha surpreenderam. Os uruguaios por resgatarem a grandeza adormecida desde 1970, quando havia chegado pela última vez entre os quatro primeiros. Já os alemães impressionaram pelo futebol jogado e não pelo resultado. Afinal é comum ter a Alemanha entre os semifinalistas.
Essa foi a décima segunda participação germânica nas semifinais de um Mundial. Recorde absoluto que mostra força e regularidade, enquanto o time do técnico Joachim Löw mostrou conjunto, técnica e habilidade. Adjetivos pouco utilizados antes para definir uma seleção alemã.
Eis que as duas surpresas se encontraram na decisão pelo terceiro lugar da Copa do Mundo. Pela quarta vez, a segunda em cima do Uruguai, os alemães levaram o bronze para casa. Conhecida como Celeste Olímpica, a seleção uruguaia, acostumada com medalhas de ouro, não levou a de bronze, mas merece ter sua campanha destacada.
A Alemanha tem mais quatro anos para amadurecer seu bom e jovem time, para colher definitivamente os frutos da campanha dessa Copa do Mundo em 2014, no Brasil. Se conseguirem manter a base de 2010, já entram como um dos favoritos para o próximo Mundial.
Já o Uruguai deve ter caminho mais tranqüilo nas Eliminatórias, sem a presença da seleção brasileira e tem tudo para chegar forte em 2014. Depois de calar um continente após a vitória sobre Gana, é bom não duvidar de que os uruguaios nos arranjem outro Maracanazo.
É certo que os uruguaios não vão precisar ler as páginas destinadas ao Maracanã. Mas o restante do livro pode ser bem útil para eles e os alemães. Um Guia Visual do Brasil, para gringo nenhum botar defeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário