
Por Rodrigo Pereira,
Qual o jogo marcante desta Copa do Mundo?Sem dúvida, até agora, a partida entre Uruguai e Gana. Eu, com namorada vindo para a minha casa, não consegui sair do meu trabalho antes do final da partida, tal a emoção que o jogo proporcionava. Um jogo para mim, sem dúvida, marcante. Que entra para a história das Copas do Mundo. Melhor para a Celeste Olímpica. Uruguaios voltam a uma semi-final de Copa do Mundo depois de 30 anos. E eu, que critiquei o futebol africano como um todo ao longo da Copa, admito que os ganeses honram o nome da África.
O jogo foi, como um todo, eletrizante. Se fosse um filme, poderia ser o drama africano, um eletrizante jogo de ação dos dois lados, ou um suspense uruguaio. Os uruguaios começaram a partida no ataque. Ganeses atordoados na marcação davam espaço para uruguaios, que tiveram chances com Suarez, Cavani e novamente Suarez, dando trabalho ao goleiro Kingson. Mas logo a partida se equilibrou e, pouco depois, ganeses tomaram controle da partida. Após a lesão de Diego Lugano, lances de perigo de Vorsah e Gyan.E só dava Gana. Prince Boateng tenta acertar uma bela bicicleta, mas pega mal na bola. E, no lance seguinte, Sulley Muntari, chuta, despretensiosamente, do meio da rua. Jabulani, quando quica no chão, decide mudar de direção. Esqueceu de avisar Muslera. Resultado: 1x0 Gana.
Veio o segundo tempo. Sem criatividade no meio, Oscar Tabarez tira Alvaro Fernández para colocar Nicolás Lodeiro. O Uruguai volta a crescer na partida. Até que, Diego Forlan usa a Jabulani a favor da Celeste e, de falta, põe nova curva na bola e engana Kingson. Era o empate uruguaio.Os ganeses sentiram o gol, dando espaço para os uruguaios, que ainda tiveram boas chances, mais uma vez com Suarez e Maxi Pereira. Mas o gol não saiu e o jogo foi para a prorrogação. O primeiro tempo da prorrogação foi amarrado,truncado, com poucas chances para os dois lados. Mas, no segundo tempo, ganeses vieram pra cima de um Uruguai que demonstrava estar esgotado fisicamente. Assustou com Gyan e Appiah. Até que, no último minuto veio a blitz africana. Mas Suarez, se não conseguiu marcar, estava determinado a não deixar que os ganeses marcassem também. Cruzamento na área, corte do goleiro, chute Inkoon, Suarez tira em cima da linha com a perna. A bola volta, Adiyiah toca de cabeça e Suarez, vendo a bola longe das pernas, utiliza a mão e impede o gol. Penalti para ganeses, naquele que poderia ser o último lance de uma épica chegada a histórica semi-final. O destaque ganes, Asamoah Gyan, com dois penaltis convertidos e tres gols na Copa, parte para a cobrança, levando consigo as esperanças de um continente nas costas. Mas essas costas não suportaram o peso. Com excesso de força, a bola explode no travessão e o destino da partida estava selado: Penaltis. E ai, pesou a experiência dos uruguaios. E coube ao atacante botafoguense Sebastian Abreu, até então figurante nesta Copa, o momento decisivo. E, com a frieza dos loucos, ele deu a "cavadinha" para a vaga uruguaia nas semi-finais da Copa, para enfrentar holandeses.
O "Africannazo", como bem definiu meu amigo João Oliveira estava consumado. Na roda gigante desta partida, uruguaios estavam em cima quando a roda parou. Agora, seguem adiante para o duelo com os holandeses. A Copa do Mundo agradece o prazer da partida que aconteceu hoje. Se este fosse um comercial da Nike, uma estátua para Suarez em Montevidéu se faria necessária
ÊÊÊ!!! Primeiro tópico que comento aki!!!
ResponderExcluirSem dúvidas o melhor jogo da copa...
Emoções de sobra...
E ver o El Loco mais louco do que nunca não tem preço...
Avante Celeste!!!
O melhor de tudo é que dois jogadores pularam para a 'defesa'. Viva a raça Celeste!!!
ResponderExcluir