quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Todos querem a Copa


Por João Oliveira,
Enquanto o Brasil não teve concorrentes para receber o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, o resto do mundo pega fogo e os demais países já se mobiliza para garantir as sedes dos Mundiais de 2018, 2022, e até 2030! Agentes da FIFA estão avaliando as futuras sesdes das duas próximas Copas, que devem ter suas sedes anunciadas em dezembro desse ano.
Inglaterra e EUA entraram na disputa atacando em duas frentes. Os dois países são candidatos a sediarem um dos dois próximos Mundiais, depois de 2014. Caso se confirme a informação de que os EUA desistam da candidatura para 2018, pensando em 2022, a Inglaterra deve fazer o contrário, e concentrar-se apenas no Mundial em 2018.
Nesse caso, apenas países europeus concorreriam para a sede de 2018. Rússia e as parceiras Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica já estão no páreo, e teriam a Inglaterra como adversária. Já os norte-americanos concorreriam com Austrália, Japão, Coréia do Sul e Qatar, visando os direitos de sediarem a Copa de 2022.
Alheios às duas disputas, Uruguai e Argentina já estariam preparando uma candidatura conjunta para o Mundial de 2030, quando o torneio completará 100 anos de história. De acordo com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, a dupla platina já teria apresentado uma pré-candidatura para sediarem a Copa de 1930. Vale lembrar que o Uruguai sediou o primeiro Mundial de futebol e foi campeão após vencer a própria Argentina na final.
Até agora foram disputadas 10 Copas na Europa e sete no continente americano. Além de uma na Ásia e outra na África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário