
Por Rodrigo Pereira,
Fechou-se definitivamente a janela de transferências internacionais. Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, o Brasil conseguiu segurar boa parte de seus bons valores. Neste primeiro post, falaremos sobre as transferências que aconteceram nos clubes do Rio de Janeiro.
A contratação mais relevante foi o luso-brasileiro Deco, que fechou com o atual líder Fluminense. O tricolor segue se desfazendo de suas promessas em troca de medalhões, mas dessa vez, vem dando certo. Trouxe do exterior, além de Deco, o ex-flamenguista Emerson e o pentacampeão Belleti. Destes, Deco já teve boas atuações e Emerson vem sendo um dos destaques da equipe. Entretanto, além da revelação Wellington Silva, vendido precocemente para o Arsenal e do atacante Maicon, vendido para o Locomotiv Moscou, dessa vez o atacante Alan foi vendido para o Red Bull Salzburg. O Fluminense tem seu mecenas na Unimed e é líder do Brasileiro. Mas a rentabilidade dessas operações é questionável.
Já o Botafogo não teve muita movimentação. Perdeu apenas o questionável volante Sandro Silva para o Málaga, mas trouxe Marcello Mattos, recentemente no Corinthians. Sai ganhando na troca. Mas, sua grande contratação foi repatriar o ídolo recente Maicosuel.
No Vasco, a janela esteve bem aberta. A revelação Philippe Coutinho foi tentar a sorte na Ítalia, enquanto o matador do renascimento vascaíno na Serie B, Elton, foi cedido ao emergente Braga de Portugal e jogará a Champions League. Mas os vascaínos abriram os cofres também. De relevante, as contratações do ídolo Felipe, repatriado do Quatar, Zé Roberto, que estava na Alemanha depois de ser campeão brasileiro pelo rival e o atacante Eder Luís, revelado pelo Atletico-Mg e com poucas chances no campeão portugues Benfica. E a mudança foi sentida de imediato. De vice-lanterna, o Vasco hoje frequenta as 10 primeiras posições do campeonato.
Já o Flamengo, ainda está orfão do seu Império do Amor. Atual campeão brasileiro, com o Imperador Adriano, o Flamengo hoje padece de um dos piores ataques do autal certame. Adriano voltou para a Itália e Vagner Love não conseguiu dobrar os russos e teve que voltar para a gélida Rússia. Num primeiro momento, o Império recebeu Val Baiano, vindo do futebol mexicano. Mas o atacante já vem sendo motivo de piada na Gávea. Por isso o Galinho de Quintino se movimentou e contratou os atacantes Diogo, cria da Portuguesa, vindo do Olympiacos da Grécia; e Deivid, retornando ao Brasil depois de 4 anos de Fenerbahce da Turquia. O clube vem despencando na tabela e os dois jogadores chegaram no último dia da janela para tentar solucionar o problema crônico de falta de gols que assola a equipe. O campeão brasileiro patina na tabela, torcendo por uma nova arrancada, tão comum nos últimos anos.
Com os reforços, os cariocas evoluiram. Fluminense líder, Botafogo na zona de classificação da Libertadores, Vasco obteve uma boa invencibilidade e o Flamengo com boas esperanças para o futuro. O Rio se mexeu bem nesse período de tranferências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário