
Por João Oliveira,
Terminada a rodada das Eliminatórias da Euro 2012, vamos dar uma passada no que aconteceu nos principais jogos da rodada:
Grupo 1
A Turquia bateu o Cazaquistão fora de casa por 3x0. Os turcos contaram com o brasileiro naturalizado Mehmet Aurélio, ou Marco Aurélio, seu nome em português. Uma curiosidade é que os irmãos gêmeos Altintop puderam jogar alguns minutos juntos. Enquanto Hamit começou como titular e fez gol, Halil entrou faltando apenas 10 minutos para o fim da partida.
Cazaquistão 0x3 Turquia (Turan, Altintop e Kahveci)
Já a Alemanha encarou um adversário mais difícil, também fora de seus domínios. Os germânicos tiveram mais dificuldades com a Bélgica e venceram apenas pelo placar mínimo. O herói do jogo foi mais uma vez o goleador Miroslav Klose. O brasileiro naturalizado alemão Cacau entrou no lugar de Özil aos 43 do segundo tempo e não conseguiu nada além de um cartão amarelo, três minutos depois, após falta dura no belga Vertonghen.
Bélgica 0x1 Alemanha (Klose)
Grupo 2
Mesmo como visitante, a Rússia cumpriu com sua obrigação e venceu a frágil Andorra por 2x0. O atacante do Stuttgart Pavel Pogrebnyak fez os dois gols dos russos.
Andorra 0x2 Rússia (Pogrebnyak)
A Eslováquia teve dificuldades em, passar pela Macedônia, jogando em casa. O gol eslovaco só veio aos 46 do segundo tempo, com Holosko.
<strong>Eslováquia 1x0 Macedônia
Armênia 0x1 Irlanda
Grupo 3
A Itália mostrou mais uma vez que gosta de fortes emoções. Depois de cair na primeira fase na última Copa e perder um amistoso para a Costa do Marfim, os italianos saíram atrás no placar contra a Estônia, mas conseguiram a virada com gols de Cassano e Bonucci.
Estônia 1x2 Itália (Zenjov, Cassano e Bonucci)
Eslovênia 0x1 Irlanda do Norte
Grupo 4
A França passou vergonha mais uma vez. Depois da Noruega, agora foi a vez da Bielorússia vencer os franceses em Paris. Com uma equipe ainda sem cara, a França perdeu após levar um gol faltando apenas quatro minutos para o fim da partida. O autor da façanha foi o meia Kislyak, que entrou no a dez minutos do final do duelo. Já o atacante do Real Madrid, Karim Benzema sequer foi relacionado pelo técnico Laurent Blanc para o confronto.
França 0x1 Bielorússia (Kislyak)
Romênia 1x1 Albânia
Luxemburgo 0x3 Bósnia-Herzegovina
Grupo 5
A Holanda estreou goleando a fraca seleção de San Marino. Destaque para os atacantes Huntelaar, que marcou três gols, e o veterano Van Nistelrooy, que voltou à seleção após dois anos ausente. Mostrando ter estrela, o artilheiro entrou no segundo tempo no lugar de Kuyt e balançou as redes no finalzinho da partida.
San Marino 0x5 Holanda (Huntelaar [3], Kuyt e Nistelrooy)
A Suécia fez o dever de casa e passou pela Hungria. O jovem atacante Pontus Wernbloom desbancou o astro Ibrahimovic e marcou os dois gols da vitória sueca.
Suécia 2x0 Hungria (Pontus Wernbloom)
Moldávia 2x0 Finlândia
Grupo 6
A Croácia, com Eduardo da Silva no time titular, venceu com facilidade a Letônia no campo do adversário. O brasileiro foi substituído na metade do segundo tempo por Jelavic.
Letônia 0x3 Croácia (Petric, Olic e Srna)
Grécia 1x1 Geórgia
Grupo 7
A Inglaterra largou bem nas Eliminatórias da Euro 2012. Depois de ficarem de fora da fase final da competição européia em 2008, os ingleses estrearam goleando a Bulgária em Wembley. Os comandados de Capello deram um chega para lá na desconfiança da torcida, após a fraca campanha na Copa do Mundo e a vitória suada sobre a Hungria em amistoso no mês passado. O destaque do English Team foi o atacante Defoe, que anotou três gols na partida. O destaque negativo foi Rooney, que há muito tempo não marca em jogos da seleção inglesa.
Inglaterra 4x0 Bulgária (Defoe[3] e Johnson)
Montenegro 1x0 País de Gales
Grupo 8
A grande desconfiança entre os torcedores portugueses era se o ataque da seleção Lusa conseguiria suprir a falta do astro Cristiano Ronaldo. Portugal também não teve o técnico Carlos Queiroz, suspenso por seis meses do cargo pelo controle português antidopagem, após criticar o órgão durante o Mundial. O sistema ofensivo dos nossos patrícios funcionou, afinal os gajos marcaram quatro gols sobre o Chipre. O que não andou em sintonia hoje foi a defesa portuguesa. Depois de um ótimo desempenho recente, o setor sofreu com falhas coletivas e individuais, inclusive do goleiro Eduardo, e cederam o empate aos 44 do segundo tempo.
Portugal 4x4 Chipre (Hugo Almeida, Raul Meireles, Danny, Manuel Fernandes, Aloneftis, Konstantinou, Okkas e Avraam)
Islândia 1x2 Noruega
Grupo 9
Campeã do Mundo e da última edição da Eurocopa, a Espanha não poderia ter começado melhor as Eliminatórias. A Fúria passeou diante da fraca seleção de Liechtenstein. Goleada de 4x0, sem muito esforço.
Liechtenstein 0x4 Espanha (Torres [2], Villa e David Silva)
Lituânia 0x0 Escócia
Quanto tempo não via um 4x4!!!
ResponderExcluir