quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Surpresas na França


Por João Oliveira,
A boa campanha do Saint-Etiene no Campeonato Francês começa a render frutos para os jogadores do clube. O atacante Dimitri Payet, artilheiro da equipe e do campeonato local foi a principal surpresa do técnico Laurent Blanc na convocação para os próximos jogos da seleção francesa pelas Eliminatórias da Euro 2012.
Além de Payet, outro jogador do Sanit-Etiene, o meia Matuidi, também foi relacionado por Blanc. Além das duas novidades, o treinador chamou o meia Gourcouff, do Lyon, que estava suspenso pela Federação Francesa de Futebol (FFF) devido aos incidentes ocorridos durante a última Copa do Mundo.
Ainda sem Ribéry, também suspenso, a França não vai poder contar com Saha, que ficou de fora da lista por contusão. Os franceses enfrentam a Romênia no próximo dia 9 e Luxemburgo, no dia 12 de outubro.

Goleiros: Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marselha), Cédric Carrasso (Bordeaux).
Defensores: Bakary Sagna (Arsenal -ING), Adil Rami (Lille), Philippe Mexès (Roma-ITA), Mamadou Sakho (Paris Saint-Germain), Gaël Clichy (Arsenal-ING), Benoît Trémoulinas (Bordeaux).
Meio-campo: Abou Diaby (Arsenal-ING), Alou Diarra (Bordeaux), Lassana Diarra (Real Madrid-ESP), Yann Mvila (Rennes), Florent Malouda (Chelsea-ING), Yoann Gourcuff (Lyon), Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha), Blaise Matuidi (Saint-Étienne), Samir Nasri (Arsenal-ING).
Atacantes: Kevin Gameiro (Lorient), Guillaume Hoarau (Paris Saint-Germain), Karim Benzema (Real Madrid-ESP), Loïc Rémy (Olympique de Marselha), Dimitri Payet (Saint-Étienne)

Xavi desfalca a Espanha


Por João Oliveira,
O técnico Vicente Del Bosque divulgou hoje a lista dos 20 jogadores convocados para as partidas contra Lituânia e Escócia, válidas pelas Eliminatórias da EURO 2012. O meia do Barcelona, Xavi, foi a principal ausência entre os espanhois. O jogador ficou de fora da relação porque ainda se recupera de uma lesão, assim como Cesc Fábregas e Albiol.
Além dos contundidos, Del Bosque não vai poder contar com mais dois jogadores: Javi Martínez e Mata, que vão se apresentar à seleção sub-21 da Espanha, que também busca vaga para as fases finais da competição européia de sua categoria. Os dois jovens jogadores integram a equipe que enfrenta a Croácia, nos dias 9 e 12 de outubro.
Já o time principal recebe a Lituânia no dia 9 e viaja à Glasgow para medir forças contra a Escócia. Fora os desfalques, o técnico espanhol manteve a base das últimas convocações. Os espanhois esperam vencer as duas próximas partidas para tirar a má impressão causada pela goleada de 4 a 1 sofrida diante da Argentina, no início de setembro, em Buenos Aires.
Goleiros: Casillas, Valdés, Reina
Defensores: Arbeloa, Sergio Ramos, Puyol, Piqué, Marchena, Capdevila, Monreal
Meio-campo: Xabi Alonso, Busquets, Cazorla, Iniesta
Atacantes: Pedro, Jesús Navas, Villa, Silva, Llorente, Fernando Torres

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Todos querem a Copa


Por João Oliveira,
Enquanto o Brasil não teve concorrentes para receber o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, o resto do mundo pega fogo e os demais países já se mobiliza para garantir as sedes dos Mundiais de 2018, 2022, e até 2030! Agentes da FIFA estão avaliando as futuras sesdes das duas próximas Copas, que devem ter suas sedes anunciadas em dezembro desse ano.
Inglaterra e EUA entraram na disputa atacando em duas frentes. Os dois países são candidatos a sediarem um dos dois próximos Mundiais, depois de 2014. Caso se confirme a informação de que os EUA desistam da candidatura para 2018, pensando em 2022, a Inglaterra deve fazer o contrário, e concentrar-se apenas no Mundial em 2018.
Nesse caso, apenas países europeus concorreriam para a sede de 2018. Rússia e as parceiras Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica já estão no páreo, e teriam a Inglaterra como adversária. Já os norte-americanos concorreriam com Austrália, Japão, Coréia do Sul e Qatar, visando os direitos de sediarem a Copa de 2022.
Alheios às duas disputas, Uruguai e Argentina já estariam preparando uma candidatura conjunta para o Mundial de 2030, quando o torneio completará 100 anos de história. De acordo com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, a dupla platina já teria apresentado uma pré-candidatura para sediarem a Copa de 1930. Vale lembrar que o Uruguai sediou o primeiro Mundial de futebol e foi campeão após vencer a própria Argentina na final.
Até agora foram disputadas 10 Copas na Europa e sete no continente americano. Além de uma na Ásia e outra na África.

Rebelião no México


Por João Oliveira,
Depois da crise envolvendo o atacante Jonathan dos Santos, do Barcelona, a seleção mexicana vive outro problema. De acordo com a imprensa local, 13 jogadores assinaram uma carta pedindo para que não sejam mais convocados, pelo menos enquanto não aconteçam mudanças no comando da Federação Mexicana de Futebol (Femexfut).
A confusão começou depois dos amistosos do México contra a Colômbia, no início de setembro. Alguns jogadores teriam realizado uma festa no hotel, contando com a presença de prostitutas e um travesti. A festinha resultou numa punição de seis meses para Carlos vela e Enfraín Juárez, que ficarão de fora das convocações durante esse período. Outros 11 atletas foram multados pela Femexfut.
Contrariados com a punição, os jogadores penalizados, comandados pelo experiente zagueiro Rafa Marquez, resolveram pedir dispensa da seleção mexicana. Ainda de acordo com a imprensa mexicana, os jogadores pedem a cabeça do diretor de seleções Néstor de La Torre. O comportamento do dirigente teria sido classificado pelos atletas como arrogante.
Além de Rafa Marquez e Carlos Vela, a lista dos rebeldes passa por nomes como Carlos Salcido e Javier Hernandez, exemplos de como as camadas mais experientes e as mais jovens da equipe estão envolvidas no caso. O México enfrenta a Venezuela em amistoso no próximo dia 12. Vamos ver como o técnico Enfraín Flores vai montar a equipe sem suas principais peças.

Polônia viaja à América


Por João Oliveira,
A Polônia vai aproveitar as datas Fifa de outubro para excursionar até a América do Norte, onde fará dois amistosos. No dia 9, os poloneses enfrentam os Estados Unidos, em Chicago. Já no dia 12, em Montreal, no Canadá, a seleção européia encara o Equador. Abaixo, segue a lista dos convocados da seleção polonesa.
Goleiros: Artur Boruc (Fiorentina-ITA), Przemyslaw Tyton (Roda Kerkade-HOL), Grzegorz Sandomierski (Jagiellonia Bialystok)
Defensores: Kamil Glik (Palermo-ITA), Lukasz Mierzejewski (Wisla Cracovia), Dariusz Pietrasiak (Polonia Varsovia), Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund-ALE), Grzegorz Wojtkowiak (Lech Poznan), Hubert Wolakiewicz (Lechia Gdansk), Michal Zewlakow (Ankaragucu-TUR)
Meio-campo: Kuba Blaszczykowski (Borussia Dortmund-ALE), Grzegorz Bonin (Gornik Zabrze), Radoslaw Majewski (Nottingham Forest-ING), Adam Matuszczyk (Colonia-ALE), Adrian Mierzejewski (Polonia Varsovia), Rafal Murawski (Rubin Kazán-RUS), Ludovic Obraniak (Lille-FRA), Bartosz Salamon (US Foggia-ITA)
Atacantes: Kamil Grosicki (Jagiellonia Bialystok), Ireneusz Jelen (Auxerre-FRA), Robert Lewandowski (Borussia Dortmund-ALE), Andrzej Niedzielan (Korona Kielce), Euzebiusz Smolarek (Polonia Varsovia)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ucrânia pega o Brasil sem novidades


Por João Oliveira,
Próxima adversária do Brasil, a seleção da Ucrânia divulgou a lista de jogadores para os jogos contra os brasileiros, no dia 12 e o Canadá, quatro dias antes. Em meio a especulações sobre a possível contratação do treinador português Carlos Queiroz, a principal atração ucraniana segue sendo o veterano Scevchenko, ainda mais depois do corte do zagueiro Chygrynskiy, devido a uma contusão. O zagueiro Kucher, do Shakthar e o volante Rotan, do Dnipro foram chamados para suprir a ausência do jogador cortado.
Em parceria com a Polônia, a Ucrânia vai sediar a próxima Eurocopa, em 2012. Vejam os convocados:
Goleiros: Andriy Pyatov (Shakthar Donestk) e Andriy Dykan (Spartak Moscou-RUS)
Defensores: Vitaliy Mandziuk (Dnipro), Taras Mykhalyk e Evhen Khacheridi (Dínamo de Kiev), Volodymyr Polioviy (Metalurh Zaporizhia), Oleksandr Romanchuk (Metalist) e Artem Fedetskiy (Karpaty)
Meio-campo: Oleksiy Gai (Shakthar Donestk), Oleg Gusiev (Dínamo de Kiev), Denys Kozhanov e Igor Hudobiak (Karpaty), Denys Kulakov (Vorskla), Denis Oliynyk (Metalist), Anatoliy Tymoschuk (Bayern de Munique-ALE) e Oleksandr Aliev (Lokomotiv-RUS)
Atacantes: Shevchenko (Dínamo de Kiev), Artem Milevskiy (Dínamo de Kiev), Voronin (Dínamo de Moscou-RUS) e Selezniov (Dnipro)

Curtinhas

Por João Oliveira,
Algumas notinhas, com destaques que rolaram na imprensa esportiva mundial nesta terça-feira. Confiram:

De acordo com o site da ESPN Brasil, o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, pode assumir o cargo de treinador da seleção de Gana. Felipão seria um dos nomes preferidos da federação local para substituir o sérvio Milovan Rajevac. O italiano Gianfranco Zola e o espanhol Juande Rmos são os outros nomes cogitados no país africano. Scolari ainda não comentou o assunto, mas caso acerte com Gana, seria sua terceira experiência a frente de uma seleção nacional. O treinador pentacampeão do mundo pelo Brasil em 2002 também dirigiu Portugal na Copa de 2006, quando o país europeu chegou em quarto lugar.

Depois de buscar o apoio do casal Kirchner para tentar voltar à seleção argentina, Maradona teria aproveitado sua viagem à Rússia para conversar com Messi e pedir ajuda ao craque do Barcelona, também visando seu retorno ao comando da Albiceleste. Maradona está na Rússia, onde participa de uma campanha beneficente em prol de crianças com câncer, enquanto Messi viajou com o Barcelona para o jogo contra o Rubin Kazan, pela Champions League. Interlocutores de Dom Diego já negaram o possível encontro. Em contrapartida, Maradona deu entrevistas dizendo que pretende voltar ao cargo. Quem será o próximo a ser procurado por Diego?

Enquanto isso, o Milan estaria interessado em contratar o meia Steve Gerrard, do Liverpool. O time italiano pagaria cerca de 40 milhões de euros pelo passe do capitão da equipe inglesa. A oferta seria feita em janeiro, na próxima janela de transferências, aproveitando-se do difícil momento financeiro do Liverpool. Gerrard viria para formar um quinteto, junto com Ronaldinho, Ibrahimovic, Pato e Robinho. A dúvida é se todos esses craques seriam escalados juntos. Vale lembrar que o chamado Quarteto Fantástico não vem jogando junto.

Após ter se recusado a entrar no final da última partida da Roma, contra a Internazionale, o atacante Adriano entrou no segundo tempo do jogo contra o Cluj, pela Champions League. Desta vez, o Imperador não fez beicinho, nem reclamou. Mas também não fez muita coisa, e passou em branco mais uma vez!

sábado, 25 de setembro de 2010

Literatura e Futebol (26/09/2010)


Por João Oliveira,
Bem, vamos direto ao ponto. A dica de leitura de hoje é o ótimo História dos Campeonatos Cariocas de Futebol, de Roberto Assaf e Clóvis Martins. Como diz o título, o livro conta a trajetória do campeonato estadual mais charmoso do Brasil. Fichas de quase todos jogos e as escalações de times que já nem existem mais, ajudam a contar uma história centenária, que começou em 1906 com o título do Fluminense.
O grupo dos campeões cariocas é bem seleto, apenas oito clubes conquistaram o campeonato de lá pra cá. América, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Cristóvão, Paissandu e Vasco são os únicos que podem se orgulhar de ter a taça de campeão carioca em suas sedes.
Aproveitem o finalzinho do sábado e não deixem de comprar. Boa leitura!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mano vai dando cara à sua seleção


Por João Oliveira,
Com um pouquinho de atraso, vamos comentar a terceira convocação do técnico Mano Menezes. O treinador da CBF convocou 23 jogadores para dois amistosos que serão disputados em outubro, porém a entidade ainda não divulgou os adversários.
A principal novidade foi a, merecida, ausência de Neymar. O jogador do Santos ficou de fora da lista pelo que fez fora de campo, e precisa começar a aprender que futebol não é só aquilo que se joga entre quatro linhas. Principalmente se tratando de seleção brasileira.
A relação de convocados conta com uma série de jogadores com idade olímpica, além de mostrar que Mano Menezes já começa a montar a sua base. Com a volta de jogadores que atuam no Brasil, nomes como Victor e Réver começam a virar figurinhas carimbadas. Além dos “estrangeiros”, como Pato, Robinho, David Luiz e Lucas.
Entre as novidades, destaques para as boas convocações do zagueiro Alex, do Chelsea e do atacante Nilmar, que faz seu retorno à Seleção depois de integrar o grupo que disputou a última Copa. Sem contar com Wesley, que saiu do Santos e vai reencontrar André, na Seleção. Já entre os que jogam por aqui, Elias já merecia uma chance. Muito embora não esteja tão bem quanto seu companheiro de time, o Jucilei. Surpresa na primeira convocação de Mano, o volante do Corinthians vem jogando mais que Elias, que era nome certo naquela ocasião. Giuliano, do Internacional, é uma boa aposta, mas ainda precisa ser titular absoluto em seu time. Com a ausência de Ganso, machucado, quem promete é o ex-vascaíno Philippe Coutinho.
É claro que, em algum momento, a Seleção ainda vai contar com gente como Júlio César e Kaká. São jogadores experientes, vencedores, e se estiverem em forma não podem ficar de fora da seleção brasileira, mas por enquanto Mano vem sendo coerente e montando um bom time. Confiram os convocados:
Goleiros: Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Neto (Atlético-PR)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Mariano (Fluminense), André Santos (Fenerbache-TUR) e Adriano (Barcelona-ESP)
Zagueiros: Alex (Chelsea-ING), David Luiz (Benfica-POR), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan-ITA)
Meio-campo: Lucas (Liverpool-ING), Ramires (Chelsea-ING), Sandro (Tottenham-ING), Elias (Corinthians), Carlos Eduardo (Rubin Kazan-RUS), Philippe Coutinho (Internazionale-ITA), Wesley (Werder Bremem-ALE) e Giuliano (Internacional)
Atacantes: Pato (Milan-ITA), Robinho (Milan-ITA), André (Dínamo de Kiev-UCR) e Nilmar (Vilarreal-ESP).

Tabárez convoca, mas pode perder Loco


Por João Oliveira,
De contrato renovado, o técnico do Uruguai, Oscar Tabárez fez sua primeira convocação depois da Copa. Depois de vencer Angola, sem Tabárez, a Celeste enfrenta a Indonésia e a China. As principais novidades foram o atacante Abel Hernandez e o meia Gastón Ramírez.
A base é a mesma que disputou o último Mundial, inclusive com as presenças de Forlán, Suárez e Loco Abreu. Desses, o atacante do Botafogo pode ficar de fora das partidas. O clube carioca já anunciou que vai pedir que a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) libere o jogador dos compromissos, já que Abreu desfalcaria o Glorioso em pelo menos duas partidas do Campeonato Brasileiro.
Depois de chegar às semifinais na África do Sul, o Uruguai segue sem um teste de verdade e sem renovação. Vamos ver se depois do contrato renovado, Oscar Tabárez vai conseguir renovar a equipe Celeste. Apesar da boa campanha, os uruguaios contam com vários jogadores que já passaram da faixa dos 30.
Confiram os convocados:
Goleiros: Fernando Muslera (Lazio-ITA) e Juan Castillo (Deportivo Cali-COL).
Defensores: Martín Cáceres (Sevilla-ESP), Jorge Fucile (Porto-POR), Diego Godín (Atlético de Madri-ESP), Diego Lugano (Fenerbahçe-TUR), Andrés Scotti (Colo Colo-CHI), Carlos Valdez (Siena-ITA) e Mauricio Victorino (Universidad de Chile).
Meio-campistas: Sebastián Eguren (Sp. Gijón-ESP), Walter Gargano (Napoli-ITA), Álvaro González (Lazio-ITA), Ignacio González (Levante-ESP), Maximiliano Pereira (Benfica-POR), Diego Pérez (Bologna-ITA), Gastón Ramírez (Bologna-ITA), Cristián Rodríguez (Porto-POR) e Jorge Rodríguez (Jaguares).
Atacantes: Sebastián Abreu (Botafogo-BRA), Edinson Cavani (Napoli-ITA), Sebastián Fernández (Málaga-ESP), Diego Forlán (Atlético de Madri-ESP), Abel Hernández (Palermo-ITA) e Luis Suárez (Ajax-HOL)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Batista conta com a recuperação de Messi


Por João Oliveira,
O técnico interino da seleção argentina, Sérgio Batista, divulgou uma lista com 25 jogadores convocados para um amistoso contra o Japão, no próximo dia 8, em Saitama. O treinador manteve a base da equipe que goleou a Espanha no Monumental de Nuñez. Mas dessa vez chamou apenas jogadores que atuam no exterior. As novidades foram as convocações de Sosa, Pastore e Gaitán.
Mesmo se recuperando de contusão, o craque Messi foi selecionado. Porém, o jogador só irá participar da partida caso esteja 100% recuperado. Depois dos japoneses, a Argentina encara o Brasil, em novembro.
Goleiros: Sergio Romero (AZ Alkmaar-HOL), Mariano Andújar (Catania-ITA) e Oscar Ustari (Getafe-ESP)
Defensores: Martín Demichelis (Bayern de Munique-ALE), Walter Samuel (Internzionale-ITA), Nicolás Burdisso (Roma-ITA), Gabriel Heinze (Olympique de Marselha-FRA), Pablo Zabaleta (Manchester City-ING), Gabriel Milito (Barcelona-ESP) e Javier Zanetti (Internazionale-ITA)
Meio-campistas: Javier Mascherano (Barcelona-ESP), José Sosa (Napoli-ITA), Ángel Di María (Real Madrid-ESP), Esteban Cambiasso (Internazionale-ITA), Mario Bolatti (Fiorentina-ITA), Andrés D´Alessandro (Internacional), Javier Pastore (Palermo-ITA), Fernando Gago (Real Madrid-ESP) e Nicolás Gaitán (Benfica-POR)
Atacantes: Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP), Carlos Tevez (Manchester City-ING), Sergio Agüero (Atlético de Madri-ESP), Lionel Messi (Barcelona-ESP), Diego Milito (Internazionale-ITA) e Ezequiel Lavezzi (Napoli-ITA)

Reserva do melhor do mundo


Por João Oliveira,
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) fechou confirmou essa semana a contratação do técnico Paulo Bento para o comando da seleção lusa até 2012. O ex-treinador do Sporting chega para substituir Carlos Queiroz, que dirigiu a equipe durante o último Mundial.
Além da eliminação nas oitavas-de-final da Copa do Mundo da áfrica, Portugal vem de dois péssimos resultados pelas Eliminatórias da Euro 2012. Um empate contra o inexpressivo Chipre, jogando em Guimarães, e uma derrota para a Noruega, atuando fora de casa. Até a defesa, ponto forte do time nos últimos tempos, andou falhando de maneira bisonha recentemente.
Paulo Bento não chega com um currículo muito recheado para assumir o comando da seleção de Portugal. Talvez nem Carlos Queiroz tivesse capacidade para tal. O nome português para o cargo era, sem dúvida, José Mourinho. O treinador do Real Madrid chegou a ser convidado para treinar a seleção durante os dois últimos jogos desse ano, porém o clube merengue não o liberou.
Sem o melhor técnico do mundo, talvez fosse a hora dos portugueses procurarem uma solução estrangeira. A discussão é longa, pois os brasileiros naturalizados não têm ajudado muito. E até o Felipão, que teve boas campanhas dirigindo a seleção, teve problemas como imprensa fazendo lobby por determinados jogadores.
A opção da Federação Portuguesa foi de não colocar mais lenha na fogueira, trazendo outro treinador de fora, mas não tem muitas perspectivas de sucesso. Paulo Bento não é um nome que traga confiança para uma equipe com bons valores, mas que parece cada dia mais perdida. No momento, acima de tudo, Portugal está precisando de um comando forte. Senão corre o risco de passar vergonha e ficar de fora da próxima Euro.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Peru mira nos próximos amistosos


Por João Oliveira,
Enquanto o Brasil ainda não marcou amistosos para a próxima data FIFA, em outubro, outras seleções já se armaram para não ficarem reféns de meros períodos de treinamentos. O Peru, que não conseguiu agendar partidas contra a própria seleção brasileira, já tem dois compromissos firmados para o mês que vem, contra a Costa Rica e o Panamá, nos dias 8 e 12, respectivamente.
Mas a cereja no bolo peruano deve ser um amistoso contra a Inglaterra, em Wembley. De acordo com a Federação Peruana de Futebol (FPF), as negociações estão bem adiantadas. As duas seleções se enfrentariam no dia 17 de novembro, em Londres. Aproveitando uma folga do English Team nas Eliminatórias da Euro 2012.
O técnico do selecionado peruano, Sérgio Markarián, vai reunir alguns jogadores que atuam em clubes do país, para treinamentos no próximo dia 21, já visando os jogos que estão por vir em outubro e novembro. O treinador convocou 17 jogadores, com exceção dos atletas do Universidad San Martín, que jogam um dia depois contra o Emelec, pela Copa Sul-Americana. O grupo que, deve treinar em dois turnos, volta a se reunir no mês que vem, já com a presença dos jogadores que atuam na Europa. O atacante do Hamburgo-ALE, Guerrero, já está recuperado da lesão que o deixou de fora dos últimos amistosos, teve sua presença confirmada na próxima lista de Markarián.

Maradona cava retorno à seleção argentina


Por João Oliveira,
Depois deixar o comando técnico da seleção argentina, logo após o final da Copa do Mundo, Diego Maradona pode estar voltando à função. Enquanto o interino Sergio Batista dirige o time, com direito a goleada na Espanha, atual campeã mundial, a imprensa portenha especula que El Pibe já estaria armando o terreno para retomar o cargo.
Maradona se reuniu com a atual presidente argentina Cristina e seu marido, o ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner. Durante o encontro, Maradona teria pedido apoio político ao casal para poder conseguir de volta seu posto de treinador da Albiceleste. O trio não confirmou o teor da conversa, mas é sabido na imprensa local que o ex-jogador argentino é o preferido do Governo para ocupar o cargo.
Mesmos sem nenhum comunicado oficial, a reunião foi tema dos principais jornais do país. De acordo com o diário esportivo “Olé”, o regresso de Maradona á seleção para a disputa da Copa América do ano que vem, pode contribuir para o sucesso político dos Kirchner. Além da competição, que será disputada na Argentina em julho, o país terá eleições presidenciais em outubro.
Mesmo com uma provável resistência do presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), a popularidade de Maradona e um possível sucesso, jogando a competição em casa, poderiam ajudar em mais uma vitória do casal nas eleições. Caso a estratégia não dê certo, o ex-jogador pode assumir o posto de Secretário de Esportes do país.
Enquanto isso, Sergio Batista deve seguir até dezembro no cargo cobiçado por um dos maiores personagens da história da Argentina. Será que Batista agüenta toda essa pressão?

sábado, 18 de setembro de 2010

Literatura e Futebol (18/09/2010)


Por João Oliveira,
Hoje é aniversário do segundo clube de todos os cariocas. O grande América Football Club. O time tijucano completa 106 anos de uma história muito bacana. Eliminado na primeira fase da série D do Brasileirão, o Diabo não convive mais com os títulos, tão comuns até a década de 1960. Mas a mística da camisa vermelha vive cada dia mais acesa na cabeça daqueles que acompanham futebol.
Além dos grandes times e torcedores ilustres, como Max Nunes, José Trajano, Vicente Celestino e Romário, o Mecão também tem um dos hinos mais bonitos do país. De autoria do americano Lamartine Babo, a versão na voz de Tim Maia é de arrepiar. Para quem ainda não conhece, vale à pena conferir!
Bem, já que a coluna trata sobre livros, a dica de hoje é o Campos Sales, 118- A História do América, de Orlando Cunha e Fernando Valle. Obra antiga, difícil de encontrar por aí, mas disponível no Departamento Histórico do clube. Para quem conseguir a relíquia, boa leitura!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bahrein joga amistoso contra seleção “genérica” de Togo


Por João Oliveira,
Uma das histórias mais esquisitas que eu já vi no futebol foi essa suposta seleção falsa de Togo. O time pirata jogou, e perdeu um amistoso contra o selecionado do Bahrein. Os adversários chegaram a estranhar a facilidade da vitória por 3x0.
Enquanto a imprensa internacional noticiava o resultado da partida, dirigentes e autoridades políticas de Togo se surpreenderam com o confronto. A seleção togolesa jogou no último dia três contra a Botsuana, fora de casa, e só voltou à Lomé no dia sete de setembro, mesma data do duelo entre o Bahrein e a suposta seleção de Togo.
O mais incrível de tudo, é que os dirigentes do país asiático afirmam que o amistoso foi intermediado por um agente FIFA. Agora, a entidade máxima do futebol investiga o caso e procura o tal agente autorizado.
Aqui no Brasil foram comuns, durante alguns anos, as confusões entre clubes estrangeiros e jogadores brasileiros. Muitas vezes, entreveros oriundos de trapalhadas desses chamados agentes FIFA. Rapidamente a profissão ganhou adeptos e importância no país. Os agentes se multiplicaram na mesma medida que alguns negócios suspeitos também aumentavam.
A coisa ficou tão séria, que o presidente da FIFA, Joseph Blatter, já afirmou que pretende acabar com a função. Essa história da suposta seleção pirata de Togo é uma das mais absurdas envolvendo esses agentes. Imagina se vira moda? A Seleção Brasileira não precisaria disputar jogo-treino contra o time B do Barcelona, era só procurar uma seleção genérica de Espanha, ou Argentina, talvez.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Patinho feio continua decidindo em Madrid


Por João Oliveira,
No meio de tantas estrelas, ele pode passar despercebido. Tanto na seleção argentina, quanto no Real Madrid, Gonzalo Higuaín é um “patinho feio”, não tem a mesma visibilidade de outros craques. Realmente ele não é dono de uma técnica apurada, mas na hora da decisão, Higuaín é o cara no Real Madrid.
Hoje mais cedo, na estréia do clube espanhol na Champions League, o argentino mais uma vez garantiu o bicho do time de José Mourinho. Nem Cristiano Ronaldo, nem Ozil, nem Di Maria. Tá certo que o Real desperdiçou muitas chances, incluindo uma furada bisonha de Ronaldo, embaixo da trave. Mas o poder de decisão de Higuaín deve ser destacado.
Na seleção argentina, mesmo com opções como Diego Milito e Kun Agüero para o ataque, Maradona e Sergio Batista escolheram o “patinho feio” de Madrid para ser o camisa 9 da alviceleste. Se no último amistoso, contra a Espanha, Higuaín não deixou o dele, na Copa foram quatro, com direito a hat-trick.
Sem muito alarde, Higuaín foi vice-artilheiro da Liga Espanhola no ano passado, atrás somente de Messi. Já a atual temporada está apenas começando, mas se continuar desse jeito, Higuaín vai ofuscar Cristiano Ronaldo, Kaká e Cia. Aos pouquinhos, Higuaín pode seguir os passos de outro argentino, o atacante da Internazionale, Diego Milito. Tudo bem que o interista já é um veterano, mas com seus gols e o comando de Mourinho, os italianos faturaram a última edição da Champions. E vale lembrar também, que ele nunca foi a maior estrela da Inter.
Quem sabe o técnico português não chega lá de novo, dessa vez com a ajuda de outro argentino. Será que Higuaín pode ser o Milito do Real Madrid?

sábado, 11 de setembro de 2010

Literatura e Futebol (11/09/2010)


Por João Oliveira,
Bem, a dica de hoje é mais um livro da coleção Gol de Letras, da Rocco. Depois do craque Júnior e do Bamba Moacyr Luz, agora é a vez do mestre Aldir Blanc. O título não poderia ser mais apropriado: Uma Caixinhas de Surpresas é o título
Então, quer se surpreender? Vá correndo ler. Sozinho, ou com seu filho.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Poucas revelações no primeiro turno do Brasileirão


Por João Oliveira,
Depois da pré-temporada antes da Copa, da inter-temporada durante a Copa, e do abre-e-fecha das janelas depois da Copa, finalmente chegamos ao returno do Brasileirão. Daqui para frente o campeonato começa de verdade. Uma pena, já que é um dos mais competitivos do mundo.
Fluminense e Corinthians dominaram o topo da tabela, e devem ficar por lá até o final da competição. Porém com algumas companhias. O Cruzeiro, por exemplo, é um dos times que podem chegar, além de Internacional e Santos.
O segundo turno, além do campeão, vai nos apontar o grande time do campeonato. Por enquanto, quem jogou melhor foi o Flu. Mas com ressalvas. Muricy ainda não contou com todos seus principais jogadores em condições de jogo. O Tricolor tem alguns dos principais jogadores do campeonato. Mariano e Conca são dois que precisam ser acompanhados por Mano Menezes e Sergio Batista, e suas respectivas seleções.
Outro que já merece uma chance há muito tempo é o goleiro Fábio, do Cruzeiro. Alguns ainda podem evoluir e reivindicarem uma vaguinha na Seleção, como nos casos de Williams, do Flamengo, e Arouca, do Santos.
Tirando os que já foram convocados, como Neymar, Victor, e o próprio Diego Tardelli, que vai de mal a pior com o Atlético, o quadro geral do campeonato não apresenta nenhum jogador que faça muita falta na seleção brasileira. Nem medalhões como Fred, Keirrison e Kléber, do Palmeiras, com idades e talento para vestirem a Amarelinha, estão merecendo uma lembrança.
Se no ano passado, o craque do Brasileirão só foi decidido no segundo turno, com a arrancada do Flamengo, de Petkovic e Adriano, esse ano não deve ser diferente. O final da competição deve revelar o grande nome jogador do campeonato. Sem muitos benefícios para a seleção de Mano Menezes.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A queda anunciada de Queiroz


Por João Oliveira,
O técnico Carlos Queiroz não resistiu às pressões pelos maus resultados e foi demitido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Depois de ser suspenso por seis meses, acusado de tentar impedir exames antidopings em jogadores antes da Copa do Mundo, o treinador comandou das tribunas os dois últimos jogos dos portugueses: um empate contra Chipre em casa e uma derrota contra a Noruega, em Oslo.
Apesar de levar a seleção lusa às oitavas-de-final do último Mundial, Carlos Queiroz sempre teve seu trabalho muito questionado. Com uma defesa forte, Queiroz nunca conseguiu fazer seu sistema ofensivo funcionar de verdade. Além de não encontrar o lugar ideal do astro Cristiano Ronaldo na equipe.
A defesa portuguesa falhou bisonhamente em seus dois últimos compromissos pelas eliminatórias da Euro 2012. Pontos perdidos que podem custar caro à tentativa de classificação da equipe para a fase final da competição.
Depois da aposentadoria de nomes como Figo, Pauleta e Rui Costa, Portugal perdeu muita força do meio para frente. Somadas às quedas de rendimento de Deco e as fracas atuações de Cristiano Ronaldo, as ausências criaram um hiato, uma espécie de período de entressafra no país. As naturalizações de brasileiros em excesso também não foram bem vistas pelos portugueses. Pepe e Liédson não somaram muito à seleção.
Agora o novo treinador vai ter trabalho para acertar um grupo sem o mesmo brilho do que as gerações anteriores, e aparentemente rachado. Enquanto isso, a equipe sub-21 ficou de fora da fase final do campeonato europeu da categoria. O destaque da equipe foi a revelação Bebé, do Manchester United, uma das maiores promessas do futebol português. Quem sabe uma das soluções para os problemas da seleção principal.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

México vence a Colômbia e Paraguai passa vergonha na Ásia


Por João Oliveira,
No complemento da rodada de amistosos, o Japão venceu a segunda, e o Paraguai voltou a tropeçar jogando contra um asiático, dessa vez contra a China. O Chile perdeu para a Ucrânia e o México passou sufoco para vencer a Colômbia. Os mexicanos só garantiram a vitória no finalzinho da partida, com um gol do jovem atacante Hernández. Mas não o Chicharito, do Manchester United, e sim Elias Hernández, do Morelia. Já a Venezuela surpreendeu e venceu o Equador, que havia derrotado o México no último fim de semana.
Segunda-feira:
Jamaica 1x0 Costa Rica
Terça-feira:
Japão 2x1 Guatemala (Morimoto [2], Vides)
Coreia 0x1 Irã (Shojaei)
China 1x1 Paraguai (Barrios e Lin)
Estônia 3x3 Uzbesquistão
Ucrania 2x1 Chile (Raktiskiy, Aliyev Estrada)
Polonia 1x2 Austrália (Lewandowski/ Holman e Whilkshire)
Burkina Faso 1x1 Gabão
Yemen 2x1 Síria
Emirados Árabes 3x0 Kuwait
Bahrein 3x0 Togo
Qatar 1x1 Omã
Argentina 4x1 Espanha
Canadá 2x1 Honduras
Venezuela 1x0 Honduras
El Salvador 0x2 Guatemala
Jamaica 1x2 Peru
México 1x0 Colômbia

terça-feira, 7 de setembro de 2010

França reage e Portugal tropeça de novo


Por João Oliveira,
As seleções européias jogaram hoje a segunda rodada das Eliminatórias para a Euro 2012. Vamos a uma breve passada nas partidas mais importantes:
Grupo A:
Depois de vencer o primeiro jogo com facilidade, a Turquia levou um baita susto contra a Bélgica, mas conseguiu uma importante virada, garantindo a vitória em casa. Os turcos dividem a liderança do grupo com a Alemanha.
Turquia 3x2 Bélgica (Altintop, Senturk e Turan/ Buyten)
Os alemães golearam com facilidade a fraca seleção do Azerbaijão. O veterano Klose deixou sua marca duas vezes na goleada.
Alemanha 6x1 Azerbaijão (Westermann, Podolski, Klose{2}, Sadiqov{contra} e Badstuber/ Melikov)
Áustria 2x0 Cazaquistão
Grupo B:
Depois de estrear bem fora de casa, a Rússia não conseguiu manter o embalo e acabou perdendo para a Eslováquia, jogando em Moscou. O resultado complicou a vida dos russos, que estão atrás da Irlanda e da própria Eslováquia.
Rússia 0x1 Eslováquia (Stoch)
A Irlanda venceu mais uma e lidera o grupo, superando a Eslováquia no saldo de gols. A vítima da vez foi a fraca Andorra.
Irlanda 3x1 Andorra
Macedônia 2x2 Armênia

Grupo C:
Depois de perder em casa para a Irlanda do Norte, a Eslovênia voltou a tropeçar e empatou com a Sérvia, no campo do adversário. Já os sérvios fizeram sua estréia na competição.
Sérvia 1x1 Eslovênia (Zigic/Novakovic)
Já a Itália superou as desconfianças de sua torcida e goleou as Ilhas Faroe. O meia Pirlo, que fazia seu retorno à Azzurra, teve boa atuação com um gol e uma assistência. Foi a segunda vitória da seleção italiana sob o comando de Cesare Prandelli.
Itália 5x0 Ilhas Faroe (Gilardino, De Rossi, Cassano, Quagliarella e Pirlo)
Grupo D:
A França se recuperou da derrota da estréia com uma boa vitória sobre a Bósnia. Foi o primeiro triunfo da seleção francesa com o novo treinador, Laurent Blanc no banco.
Bósnia-Herzegovina 0x2 França (Benzema e Malouda)
Bielorússia 0x0 Romênia
Albânia 1x0 Luxemburgo

Grupo E:
A Suécia protagonizou a maior goleada da rodada, contra San Marino. Contra um adversário sem nenhuma expressão, os suecos aproveitaram para aumentar o saldo de gols, que pode ser fundamental para a classificação. Ibrahimovic marcou dois gols.
Suécia 6x0 San Marino (Ibrahimovic {2}, Granqvist, Berg, A. Simoncini e D. Simoncini)
A Holanda precisou contar com o faro de gol do atacante Huntelaar, que marcou duas vezes. A Finlândia pressionou, mas não conseguiu o empate. Vitória bem mais modesta para a Laranja Mecânica, que estreou goleando.
Holanda 2x1 Finlândia (Huntelaar {2}/Forssell)
Hungria 2x1 Moldávia

Grupo F:
Principais seleções do grupo, Croácia e Grécia deixaram a desejar e não saíram do zero. Os gregos chegaram mais perto da vitória depois de uma chance de gol perdida por Samaras.
Croácia 0x0 Grécia
Geórgia 0x0 Israel
Malta 0x2 Letônia

Grupo G:
A Inglaterra voltou a vencer e jogar bem. O English Team dominou o jogo, mesmo jogando fora de casa. Destaque para o fim do jejum de Wayne Rooney na seleção, que já durava um ano. O atacante do Manchester United abriu o marcador para a tranqüila vitória do time de Fabio Capello.
Suíça 1x3 Inglaterra (Shaqri/ Rooney, A. Johnson e Bent)
Bulgária 0x1 Montenegro

Grupo H:
A Dinamarca estreou fazendo o dever de casa contra a Islândia. Vitória magra contra os islandeses
Dinamarca 1x0 Islândia (Kahlenberg)
Depois de empatar em casa com o Chipre, Portugal voltou a tropeçar, dessa vez perdeu para a Noruega. Mesmo com algumas mudanças na equipe, a defesa falhou novamente, com uma furada bisonha do goleiro Eduardo, que acabou resultando no gol da vitória dos noruegueses. Além de chegar à segunda partida sem vitória, a seleção lusa ainda viu o adversário somar sua segunda vitória, conseguindo a liderança isolada do grupo.
Noruega 1x0 Portugal (Huseklepp)
Grupo I
A República Tcheca estreou perdendo em casa para a Lituânia, com direito a pênalti desperdiçado pelo atacante Milan Baros. Péssimo resultado para os tchecos, que vão encontrar dificuldades na chave onde a Espanha é favorita.
República Tcheca 0x1 Lituânia
Escócia 2x1 Liechtenstein

Argentina doma a Fúria


Por João Oliveira,
Quase dois meses depois do final da Copa, finalmente os argentinos puderam ver a seleção que queriam. Sob o comando do ainda interino Sergio Batista, nossos hermanos só precisaram de um tempo para derrotar, de maneira categórica, a campeã mundial Espanha.
Com uma linha defensiva mais sólida e um meio-campo com dois jogadores preteridos por Maradona, Cambiasso e Banega, a Argentina enfiou 4x1 na Espanha em amistoso disputado em Buenos Aires.
Se por um lado o time de El Pibe contava com um ataque assustador durante o Mundial, a defesa deixava a desejar e acabou caindo com uma goleada diante da Alemanha, nas quartas-de-final. Já a equipe que enfrentou a Fúria foi muito mais equilibrada e contou com seus dois principais jogadores para fazerem a diferença: Tevez e Messi.
O ex-jogador do Corinthians deu assistências para dois gols e ainda deixou o seu depois do vacilo do goleiro Reina. Além da participação direta na vitória argentina, Carlitos brindou os torcedores com a raça já habitual.
Como se já não bastasse um time melhor organizado, a Argentina teve um Messi à la Barcelona. O jogador marcou um golaço, assumiu o papel de protagonista da seleção, realizou grandes jogadas e caiu nas graças da torcida. Criticado por não ter raízes no próprio país, Messi não teve pena dos espanhóis e mostrou o tão cobrado amor à camisa alvi-celeste.
É verdade que o segundo tempo da partida teve muito menos cara de Copa do Mundo do que a primeira etapa. O ritmo caiu um pouquinho, a Espanha pressionou, fez seu gol de honra, mas nada que pudesse ofuscar a festa azul-e-branca no Monumental de Nuñez.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mais resultados das eliminatórias da CAN 2012


Por João Oliveira,
Fechando a rodada do final de semana das Eliminatórias da CAN 2012, destaque para as boas vitórias de Nigéria, Gana e Senegal. Já a Mauritânia confirmou sua desistência do torneio. Já o brasileiro Marcos Paquetá estreou empatando no comando da Líbia.
Grupo 1:
Libéria 1x1 Zimbábue
Grupo 2:
Nigéria 2x0 Madagascar
Etiópia 1x4 Guiné
Grupo 3:
Moçambique 0x0 Líbia
Zâmbia 4x0 Comores
Grupo 5:
RD Congo 2x4 Senegal
Grupo 7:
Egito 1x1 Serra Leoa
Grupo 8:
Benin 1x1 Burundi
Grupo 9:
Suazilândia 0x3 Gana
Grupo 11:
Tunísia 2x2 Malauí
Boswana 2x1 Togo

domingo, 5 de setembro de 2010

Favoritos vencem na África


Por João Oliveira,
Já nas Eliminatórias para a CAN 2012, destaque para as vitórias de três seleções que estiveram na Copa: África do Sul, Costa do Marfim, Camarões e Argélia. Os argelinos foram os únicos que tropeçaram. Não saíram de um empate contra a Tanzânia.
Os Bafanas venceram Níger, jogando em casa, com gols de Mphela e Parker. Vale lembrar que o triunfo foi o terceiro seguido da África do Sul, que venceu a França, ainda no Mundial, e Gana, em amistoso jogado em agosto.
A Costa do Marfim, mesmo sem Drogba, goleou Ruanda, também jogando em casa. Os gols foram marcados por Touré, Siaka e Eboué. O destaque da partida foi o meia Gervinho, que deu passes para dois dos três gols. A partida marcou a estréia do técnico François Zahoui na seleção marfinense.
Já Camarões passou por Ilhas Maurício jogando na casa do adversário. Mais uma vez, o destaque dos Leões Indomáveis foi o atacante Samuel Eto’o, que balançou as redes duas vezes.
Confiram os jogos de sexta-feira e sábado:
Grupo 1: Cabo Verde 1x0 Mali
Grupo 4: Argélia 1x1 Tanzânia/ Marrocos 0x0 República Centro-Africana
Grupo 5: Ilhas Maurício 1x3 Camarões
Grupo 6: África do Sul 2x0 Níger
Grupo 7: Gâmbia 3x1 Namíbia
Grupo: 8: Costa do Marfim 3x0 Ruanda
Grupo 9: Sudão 2x0 Congo
Grupo 10: Guiné-Bissau 1x0 Quênia / Uganda 3x0 Angola
Grupo 11: Botswana 2x1 Togo/ Tunísia 2 x1 Malauí

Resumão dos amistosos


Por João Oliveira,
Além das Eliminatórias para a Euro e a CAN, algumas seleções disputaram amistosos nesse fim de semana. Os destaques foram o empate entre Polônia e Ucrânia e a vitória do Japão sobre o Paraguai, no repeteco das oitavas-de-final da última Copa do Mundo, quando os sul-americanos venceram após disputa por pênaltis. Quem passou vergonha foi o México, que perdeu para o Equador em casa. O confronto marcou as festividades dos seus 200 anos e as estréia dos técnicos Enfraín Flores (México) e Reinaldo Rueda (Equador).
Em outro amistoso que reuniu duas seleções que estiveram na África do Sul, Suíça e Austrália não saíram do zero. Já no duelo entre duas nações vizinhas, que tiveram problemas diplomáticos recentemente, a Colômbia venceu a Venezuela fora de casa. Enquanto isso o Peru venceu o Canadá em Toronto, com gols de dois estreantes na seleção. Confiram abaixo todos os resultados dos jogos de sexta-feira, sábado e domingo.
Sexta-feira:
China 0x2 Irã
Suíça 0x0 Austrália
Omã 3x0 Malásia
Qatar 1x1 Bahrein
Kuwait 3x0 Síria
Venezuela 0x2 Colômbia (Cuadrado e Moreno)
Sábado:
Japão 1x0 Paraguai (Kagawa)
Panamá 2x2 Costa Rica
Tailândia 1x0 Índia
Polônia 1x1 Ucrânia
Canadá 0x2 Peru (Fernández e Tragodara)
Domingo:
Guatemala 5x0 Nicarágua
México 1x2 Equador (Benítez, Checa [contra] e Ayoví)
El Salvador 2x2 Honduras

sábado, 4 de setembro de 2010

Literatura e Futebol (04/09/10)


Por João Oliveira,
O Corinthians completou 100 anos no último dia primeiro. Logo, a semana foi toda dos coritianos. Feliz ou infelizmente, a coluna só vai ao ar nos sábados, então vocês vão ter que aturar um pouco mais do Timão por aqui. Da série de publicações e especiais que percorrem a mídia, sobre o centenário do clube do Parque São Jorge, eu deixo a cargo de cada um. Minha indicação é um pouco diferente. Não é um livro didático, que conte a história do clube. Mas sim uma obra diferente, que prova que Literatura e Futebol podem fazer uma ótima tabelinha. A dica literária de hoje é o livro Corinthians X Outros, do publicitário Washington Olivetto, pela editora Leya Brasil.
O livro foi lançado no ano passado e conta com uma série de contos bem-humorados do autor sobre disputas imaginárias entre o Corinthians de todos os tempos dele, contra os melhores (ou "menos ruins" na visão de Olivetto) dos outros clubes, escolhidos por personalidades dos maiores clubes do Brasil.
Obra-prima para os corintianos e torcedores de outros times. Por mais irritante que seja, é divertida a maneira com que Olivetto trata seus adversários. Ou vocês acham que seria possível a Gaviões da Fiel lotar o Maracanã num jogo contra o Flamengo e depois ainda dar workshop sobre carnaval na estação Primeira de Mangueira? Só na cabeça criativa de Washington Olivetto.
Portanto corram, boa leitura, e parabéns à segunda maior torcida do país.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eliminatórias Euro 2012/ Primeira rodada


Por João Oliveira,
Terminada a rodada das Eliminatórias da Euro 2012, vamos dar uma passada no que aconteceu nos principais jogos da rodada:
Grupo 1
A Turquia bateu o Cazaquistão fora de casa por 3x0. Os turcos contaram com o brasileiro naturalizado Mehmet Aurélio, ou Marco Aurélio, seu nome em português. Uma curiosidade é que os irmãos gêmeos Altintop puderam jogar alguns minutos juntos. Enquanto Hamit começou como titular e fez gol, Halil entrou faltando apenas 10 minutos para o fim da partida.
Cazaquistão 0x3 Turquia (Turan, Altintop e Kahveci)
Já a Alemanha encarou um adversário mais difícil, também fora de seus domínios. Os germânicos tiveram mais dificuldades com a Bélgica e venceram apenas pelo placar mínimo. O herói do jogo foi mais uma vez o goleador Miroslav Klose. O brasileiro naturalizado alemão Cacau entrou no lugar de Özil aos 43 do segundo tempo e não conseguiu nada além de um cartão amarelo, três minutos depois, após falta dura no belga Vertonghen.
Bélgica 0x1 Alemanha (Klose)

Grupo 2
Mesmo como visitante, a Rússia cumpriu com sua obrigação e venceu a frágil Andorra por 2x0. O atacante do Stuttgart Pavel Pogrebnyak fez os dois gols dos russos.
Andorra 0x2 Rússia (Pogrebnyak)
A Eslováquia teve dificuldades em, passar pela Macedônia, jogando em casa. O gol eslovaco só veio aos 46 do segundo tempo, com Holosko.
<strong>Eslováquia 1x0 Macedônia
Armênia 0x1 Irlanda
Grupo 3
A Itália mostrou mais uma vez que gosta de fortes emoções. Depois de cair na primeira fase na última Copa e perder um amistoso para a Costa do Marfim, os italianos saíram atrás no placar contra a Estônia, mas conseguiram a virada com gols de Cassano e Bonucci.
Estônia 1x2 Itália (Zenjov, Cassano e Bonucci)
Eslovênia 0x1 Irlanda do Norte
Grupo 4
A França passou vergonha mais uma vez. Depois da Noruega, agora foi a vez da Bielorússia vencer os franceses em Paris. Com uma equipe ainda sem cara, a França perdeu após levar um gol faltando apenas quatro minutos para o fim da partida. O autor da façanha foi o meia Kislyak, que entrou no a dez minutos do final do duelo. Já o atacante do Real Madrid, Karim Benzema sequer foi relacionado pelo técnico Laurent Blanc para o confronto.
França 0x1 Bielorússia (Kislyak)
Romênia 1x1 Albânia
Luxemburgo 0x3 Bósnia-Herzegovina
Grupo 5
A Holanda estreou goleando a fraca seleção de San Marino. Destaque para os atacantes Huntelaar, que marcou três gols, e o veterano Van Nistelrooy, que voltou à seleção após dois anos ausente. Mostrando ter estrela, o artilheiro entrou no segundo tempo no lugar de Kuyt e balançou as redes no finalzinho da partida.
San Marino 0x5 Holanda (Huntelaar [3], Kuyt e Nistelrooy)
A Suécia fez o dever de casa e passou pela Hungria. O jovem atacante Pontus Wernbloom desbancou o astro Ibrahimovic e marcou os dois gols da vitória sueca.
Suécia 2x0 Hungria (Pontus Wernbloom)
Moldávia 2x0 Finlândia
Grupo 6
A Croácia, com Eduardo da Silva no time titular, venceu com facilidade a Letônia no campo do adversário. O brasileiro foi substituído na metade do segundo tempo por Jelavic.
Letônia 0x3 Croácia (Petric, Olic e Srna)
Grécia 1x1 Geórgia
Grupo 7
A Inglaterra largou bem nas Eliminatórias da Euro 2012. Depois de ficarem de fora da fase final da competição européia em 2008, os ingleses estrearam goleando a Bulgária em Wembley. Os comandados de Capello deram um chega para lá na desconfiança da torcida, após a fraca campanha na Copa do Mundo e a vitória suada sobre a Hungria em amistoso no mês passado. O destaque do English Team foi o atacante Defoe, que anotou três gols na partida. O destaque negativo foi Rooney, que há muito tempo não marca em jogos da seleção inglesa.
Inglaterra 4x0 Bulgária (Defoe[3] e Johnson)
Montenegro 1x0 País de Gales
Grupo 8
A grande desconfiança entre os torcedores portugueses era se o ataque da seleção Lusa conseguiria suprir a falta do astro Cristiano Ronaldo. Portugal também não teve o técnico Carlos Queiroz, suspenso por seis meses do cargo pelo controle português antidopagem, após criticar o órgão durante o Mundial. O sistema ofensivo dos nossos patrícios funcionou, afinal os gajos marcaram quatro gols sobre o Chipre. O que não andou em sintonia hoje foi a defesa portuguesa. Depois de um ótimo desempenho recente, o setor sofreu com falhas coletivas e individuais, inclusive do goleiro Eduardo, e cederam o empate aos 44 do segundo tempo.
Portugal 4x4 Chipre (Hugo Almeida, Raul Meireles, Danny, Manuel Fernandes, Aloneftis, Konstantinou, Okkas e Avraam)
Islândia 1x2 Noruega
Grupo 9
Campeã do Mundo e da última edição da Eurocopa, a Espanha não poderia ter começado melhor as Eliminatórias. A Fúria passeou diante da fraca seleção de Liechtenstein. Goleada de 4x0, sem muito esforço.
Liechtenstein 0x4 Espanha (Torres [2], Villa e David Silva)
Lituânia 0x0 Escócia

Cangurus excursionam pela Europa


Por João Oliveira,
A Austrália joga dois amistosos nesta data Fifa. Além da Polônia, os australianos irão medir forças contra a Suíça. Para isso, dos 21 convocados, apenas dois jogam no futebol local. Fico devendo a divisão por posições.
Adam Federici (Reading-ING), Schwarzer (Fulham-ING), Nathan Burks (Atenas FC-GRE), Tim Cahill (Everton-ING), David Carney (Twente-HOL), Jason Culina (Gold Coast United), Brett Emerton (Blackburn-ING), Richard Garcia (Hull City-ING), Brett Holmam (Alkmarr-HOL), Mile Jedinark (Grenclerbirligi-TUR), Kennedy (Nagoya-JAP), Keweel (Galatasaray-TUR), Scott Mcdonald (Middlesbrough-ING), Lucas Neill (Galatasaray-TUR), Jade North (Tromso-NOR), Spiranovic (Urawa Reds-JAP), Carl Valeri, Dario Vidosic (Nuremberg-ALE) e Luke Wilkshire (Dínamo Moscow-RUS)

Coreanos pegam o Irã


Por João Oliveira,
Já a Coréia do Sul enfrenta o Irã, na próxima terça-feira. Os 23 comandados do técnico Cho Kwang-Era são:
Goleiros: Kim Young-Kwang (Ulsan) e Jung Sung-Ryong (Seongnam)
Defensores:Lee Jung-Soo (Al Sadd, Qatar), Kwak Tae-Hwi (Kyoto, Japão), Hong Jeong-Ho (Jeju), Kim Young-Kwon (Tokyo, Japão), Cho Yong-Hyung (Al Rayyan, Qatar), Lee Young-Pyo (Al Hilal, Arábia Saudita), Cha Du-Ri (Celtic, Scotland), Park Joo-Ho (Iwata, Japão), Choi Hyo-Jin (Seoul), Kim Ju-Young (Gyeongnam)
Meio-campo: Ki Sung- Yueng (Celtic, Escócia), Yoon Bitgaram (Gyeongnam), Kim Do-Heon, Yeom Ki-Hun (Suwon), Kim Bo-Kyung (Oita), Park Ji-Sung (Manchester United, Inglaterra), Cho Young-Cheol (Niigata, Japão), Kim Jung-Woo (Gwangju), Lee Chung-Yong (Bolton, England)
Atacantes: Park Chu-Young (Monaco, França), Seok Hyun-Joon (Ajax, Holanda)

Tem macarrão no sushi


Por João Oliveira,
E para não dizer que não falamos de flores, vamos a uma curta passagem pela Ásia.
Depois de ter passado de fase no último Mundial, o Japão faz sua primeira partida contra o Paraguai, amanhã em Yokohama. A principal novidade é a estréia do técnico italiano Alberto Zaccheroni, anunciado na última semana como novo treinador dos Samurais.
No currículo do novo professor constam passagens por Internazionale, Juventus e Milan, onde levou o Scuddetto de 1990. Zaccharoni é o sexto estrangeiro na história a comandar a equipe nipônica.
Confiram a primeira lista do novo técnico, que ta,bem encara a Guatemala, dia 7, em Osaka.
Goleiros: Seigo Narazaki (Nagoya Grampus), Eiji Kawashima (Lierse SK)
Defensores: Yuji Nakazawa (Yokohama F. Marinos), Marcus Tulio Tanaka (Nagoya Grampus), Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Daiki Iwamasa (Kashima Antlers), Yuzo Kurihara (Yokohama F. Marinos), Yuto Nagatomo (Cesena-ITA), Tomoaki Makino (Sanfrecce Hiroshima), Atsuto Uchida (FC Schalke 04-ALE)
Meio-campo: Hideo Hashimoto (Gamba Osaka), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Daisuke Matsui (Grenoble-FRA), Yasuyuki Konno (FC Tokyo), Makoto Hasebe (VfL Wolfsburg-ALE), Jungo Fujimoto (Shimizu S-Pulse), Hajime Hosogai (Urawa Reds), Keisuke Honda (CSKA Moscow-RUS), Takashi Inui (Cerezo Osaka), Shinji Kagawa (Borussia Dortmund-ALE)
Atacantes: Shinji Okazaki (Shimizu S-Pulse), Takayuki Morimoto (Catania-ITA)

Amistosos para não fazer feio em casa


Por João Oliveira,
Assim como a Ucrânia, a Polônia também sedia a Euro 2012 e não participa das Eliminatórias. Além do amistoso contra os vizinhos ucranianos, os poloneses pegam a Austrália, na próxima terça-feira.
Dos 23 selecionados, 13 atuam em outros países. A curiosidade é que o lateral brasileiro, naturalizado polonês, Roger Guerreiro, ficou de fora da lista. Confiram os convocados:
Goleiros: Artur Boruc (Fiorentina-ITA), Przemyslaw Tytoń (Roda-HOL) e Grzegorz Sandomierski (Jagiellonia)
Defensores: Sebastian Boenisch (Werder Brema-ALE), Kamil Glik (Palermo-ITA), Arkadiusz Glowacki (Trabzonspor-TUR), Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund-ALE), Maciej Sadlok (Ruch Chorzów), Grzegorz Wojtkowiak (Lech Poznań) e Michal Żewlakow (Ankaragucu-TUR)
Meio-campo: Tomasz Bandrowski (Lech Poznań), Jakub Blaszczykowski (Borussia Dortmund-ALE), Maciej Iwański (Legia Warszawa), Adam Matuszczyk (FC Koln-DIN), Adrian Mierzejewski (Polonia Warszawa), Rafal Murawski (Rubin Kazan-RUS), Ludovic Obraniak (Lille-FRA), Sławomir Peszko (Lech Poznań) e Maciej Rybus (Legia Warszawa)
Atacantes: Ireneusz Jeleń (AJ Auxerre-FRA), Robert Lewandowski (Borussia Dortmund-ALE), Euzebiusz Smolarek (Polonia Warszawa) e Artur Sobiech (Polonia Warszawa)

Ucrânia pega Polônia e Chile


Por João Oliveira,
Já classificada por ser um dos países-sedes, a Ucrânia não participa das Eliminatórias, mas encara a Polônia, no sábado e o Chile, na terça-feira, Kiev. O destaque, mais uma vez, é o veterano Schevchenko.
Goleiros: Andriy Piatov (Shakhtar Donetsk) e Andriy Dykan (Terek Grozny)
Defensores: Taras Mykhalyk (Dínamo de Kiev), Vasyl Kobin (Shakhtar Donetsk), Yaroslav Rakitskyi (Shakhtar Donetsk), Oleksandr Romanchuk (Metalist), Evgen Cheberyachko (Dnipro)e Dmytro Chygrynskiy (Shakhtar Donetsk)
Meio-campo: Oleksandr Aliiev (Lokomotiv Moscow-RUS), Evgeniy Konoplianka (Dnipro), Denys Oliynyk (Metalist), Ruslan Rotan (Dnipro),
Anatoliy Tymoschuk (Bayern de Munique-ALE) e Artem Fedetskiy (Karpaty Lviv)
Atacantes: Andriy Voronin (Dínamo Moscow-RUS), Artem Milevskiy (Dínamo de Kiev), Evgen Selezniov (Dnipro)e Andriy Shevchenko (Dínamo de Kiev)

Sob a batuta de Ibra


Por João Oliveira,
Comandados por Ibrahimovic, novo jogador do Milan, os suecos recebem a Hungria hoje em partida válida pelo grupo 5. Confiram os convocados pelo técnico Erik Hamrén:
Goleiros: Isaksson (PSV-HOL)e Wiland (Kobenhavn-DIN)
Defensores: Granqvist (Groningen-HOL), Willand (Kobenhavn-HOL), Lusti (Rosenborg-NOR), Majstorovic (Celtic-ESC), Melberg (Olympiacos-GRE), Safari (Basel-SUI) e Wendt (Kobenhavn-HOL)
Meio-campo: Wembloom (Alkmaar-HOL), Wilhelmsson (Al Hilal-SAD), Toivonen (PSV-HOL), Sebastian Larsson (Birmingham-ING), Hysén (Goteborg), Berg (PSV-HOL) e Bajrami (Twente-HOL)
Atacantes: Ibrahimovic (Internazionale-ITA), Kallstrom (Lyon-FRA) e Svensson (Elfsborg)

Dinamarca em busca da recuperação


Por João Oliveira,
Depois de cair na primeira fase na última Copa do Mundo, a Dinamarca busca se recuperar nas Eliminatórias da Euro 2012. O primeiro desafio dos dinamarqueses é contra a Islândia, no dia 7, em jogo pelo grupo 8.
Os veteranos Tomasson e Gronkjaer ficaram de fora da convocação, assim como o atacante do Arsenal, Bendtner.
Goleiros: Anders Lindegaard (Aalesund), Stephan Andersen (Brondbly) e Thomas Sorensen (Stoke City-ING)
Defensores: Agger (Liverpool-ING), Lars Jacobsen (Blackburn-ING), Jessen (Kaiserslautern-ALE), Kroldrup (Fiorentina-ITA) e Simon Kjaer (Wolfsburg-ALE)
Meio-campo: Jorgensen (Kobenhavn), Christian Poulsen (Liverpool-ING), Eriksen (Ajax-HOL), Thomsen (Sonderjyske), Vingaard (Kobenhavn), Silberbauer (Utrecht), Enevoldsen (Groningen-HOL), Kahlenberg (Wolfsburg-ALE), Rommedahl (Olimpiakos-GRE), Lorentzen (Randers) e Schone (Njmegen)
Atacantes: Mads Junker (Roda JC), Krohn-Dehli (Brondby), Skoubo (Roda JC) e Pedersen (Groningen-HOL)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Campeões do mundo completos contra a Argentina


Por João Oliveira,
A Espanha faz sua primeira partida oficial contra a fraca seleção de Liechtenstein em jogo válido pelo grupo 9 das Eliminatórias da Euro 2012. Mas o grande desafio espanhol é o amistoso contra a Argentina, dia 7 em Buenos Aires. A partida vem sendo tratada como a mais importante da rodada.
Para o confronto contra a seleção portenha, o técnico Vicente Del Bosque contou com a volta do herói do título mundial, Andrés Iniesta, além do goleiro Reina e do atacante Fernando Torres, que ficaram de fora do empate contra o México, em agosto.
Do grupo que foi à Áfica do Sul, apenas três ficaram de fora da convocação. Mata e Martínez foram cedidos à seleção sub-21 do país, e Raul Albiol está contundido.

Confiram os convocados:
Goleiros: Casillas, Valdés, Reina
Defensores: Arbeloa (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Capdevilla (Villareal), Marchena (Villareal), Piqué (Barcelona), Puyol (Barcelona)
Meio-campistas: Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi Hernández (Barcelona), Cesc Fábregas (Arsenal-ING), Cazorla (Villareal), Iniesta (Barcelona)
Atacantes: Navas (Sevilla), David Silva (Manchester City-ING), Pedro (Barcelona), Llorente (Atlhetic Bilbao), Villa (Barcelona), Torres (Liverpool-ING)

Portas fechadas para as promessas


Por João Oliveira,
A Inglaterra vai enfrentar Bulgária e Suíça desfalcada de Frank Lampard. O jogador do Chelsea se recupera de uma cirurgia de hérnia de disco e nem chegou a ser convocado pelo técnico Fabio Capello. O italiano não atendeu ao clamor popular pela convocação dos jovens Wilshere, do Arsenal e Carrol, do Newcastle. Os dois jogadores acabaram incorporados à seleção sub-21 da English Team e a renovação da seleção inglesa ficoa para a próxima vez.
Os destaques são, mais uma vez, o meia Gerrard e o atacante Wayne Rooney, que acabou essa semana com um jejum de cinco meses sem balançar as redes. Mais interessante ainda, é que todos os selecionados atuam na Premier League, mostrando a força do campeonato local.
Os convocados por Capello são:

Goleiros: Scott Carson (West Bromwich), Ben Foster (Birmingham) e Joe Hart (Manchester City);
Defensores: Gary Cahill (Bolton), Ashley Cole (Chelsea), Michael Dawson (Tottenham), Kieran Gibbs (Arsenal), Phil Jagielka (Everton), Glen Johnson (Liverpool), Joleon Lescott (Manchester City) e Matthew Upson (West Ham);
Meio-campistas: Gareth Barry (Manchester City), Michael Carrick (Manchester United), Steven Gerrard (Liverpool), Adam Johnson (Manchester City), James Milner (Manchester City), Theo Walcott (Arsenal), Shaun Wright-Phillips (Manchester City) e Ashley Young (Aston Villa);
Atacantes: Darren Bent (Sunderland), Carlton Cole (West Ham), Peter Crouch (Tottenham), Jermain Defoe (Tottenham) e Wayne Rooney (Manchester United).

Croácia encara Letônia e Grécia na primeira rodada

Por João Oliveira,
A Croácia, do técnico Slaven Bilic, também convocou para as Eliminatórias da Euro 2012. Depois de empatar com a Eslováquia, em amistoso no mês passado, os croatas estréiam contra a Letônia, fora de casa, e depois recebem a Grécia.
Confiram os convocados:
Goleiros: Vedran Runje (Lens/FRA), Danijel Subasic (Hajduk Split), Stipe Pletikosa (Spartak Moscow/RUS)
Defensores: Josip Simunic (Hoffenheim/ALE), Vedran Corluka (Tottenham Hotspur/ING), Ivan Stinic (Hajduk Split), Gordon Schindelfeld (Sturm Graz/AUT), Jurica Buljat (Hajduk Split), Darijo Srna (Shakhtar Donetsk/UCR)
Meio-campo: Mladen Bartulovic (Arsenal Kiev/UCR), Ognjen Vukojevic (Dynamo Kiev/UCR), Tomislav Dujmovic (Lokomotiv Moscow/RUS), Nikola Pokrivac (Salzburg/AUT), Luka Modric (Tottenham Hotspur/ING), Ivan Rakitic (Schalke 04/ALE), Drago Gabric (Trabzonspor/TUR), Danijel Pranjic (Bayern Munich/ALE), Niko Kranjcar (Tottenham Hotspur/ING)
Atacantes: Eduardo da Silva (Shakhtar Donetsk/UCR), Ivica Olic (Bayern Munich/ALE), Mladen Petric (Hamburg/ALE), Nikica Jelavic (Rangers/ESC) Mario Mandzukic (VfL Wolfsburg/ALE)

Desfalques forçam mudanças na Holanda


Por João Oliveira,
A vice-campeã Holanda aparece renovada para seu primeiro jogo oficial depois da Copa. Os holandeses não vão contar com Giovanni van Bronckhorst, Andre Ooijer e Sander Boschker, que se aposentaram da seleção. A Laranja Mecânica estréia amanhã contra San Marino e depois pega a Finlândia no dia 7, em jogos válidos pelo grupo 5 das Eliminatórias da Euro.
Além do trio aposentado, o atacante Robben também vai desfalcar a Holanda. Para o seu lugar, foi convocado Jeremain Lens, do PSV.
A relação com os selecionados segue abaixo:
Goleiros: Maarten Stekelenburg (Ajax), Michel Vorm (Utrecht), Piet Velthuizen (Hercules-ESP)
Defensores: Gregory van der Wiel (Ajax), Khalid Boulahrouz (Stuttgart-ALE), John Heitinga (Everton-ING), Ron Vlaar (Feyenoord), Joris Mathijsen (Hamburgo-HOL), Erik Pieters (PSV), Vurnon Anita (Ajax)
Midfielders: Ibrahim Afellay (PSV), Mark van Bommel (Bayern de Munique-ALE), Theo Janssen (Twente), Nigel de Jong (Manchester City-ING), Hedwiges Maduro (Valencia-ESP), Wesley Sneijder (Internazionale-ITA), Rafael van der Vaart (Real Madrid-ESP), Demy de Zeeuw (Ajax)
Forwards: Eljero Elia (Hamburgo-ALE), Jeremain Lens (PSV), Dirk Kuyt (Liverpool-ING), Klaas-Jan Huntelaar (Schalcke 04-ALE), Robin van Persie (Arsenal-ING)

Aos poucos, França vai superando seus fantasmas


Por João Oliveira,
Passado o trauma da pífia campanha na Copa do Mundo, a França começa a reintegrar alguns dos jogadores que participaram do último Mundial. Com Evra e Ribéry suspensos pela Federação Francesa de Futebol (FFF), o técnico Laurent Blanc convocou o goleiro titular Lloris e o meia Malouda. Dos 23 convocados, nove estiveram na África do Sul.
A França enfrenta Bielorússia amanhã e a Bósnia-Herzegovina na próxima terça-feira.
Goleiros: Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marselha) e Cédric Carrasso (Bordeaux)
Defensores: Bacary Sagna (Arsenal/ING), Adil Rami (Lille), Philippe Mexès (Roma/ITA), Mamadou Sakho (PSG), Benoit Trémoulinas (Bordeaux) e Gaël Clichy (Arsenal/ING)
Meio-campo: Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha), Jérémy Ménez (Roma/ITA), Lassana Diarra (Real Madrid/ESP), Alou Diarra (Bordeaux), Yann M'Vila (Rennes), Abou Diaby (Arsenal/ING) e Florent Malouda (Chelsea/ING)
Atacantes: Kévin Gameiro (Lorient), Karim Benzema (Real Madrid/ESP), Loic Rémy (Olympique de Marselha), Louis Saha (Everton/ING) e Guillaume Hoarau (PSG)

Antic convoca a Sérvia


João Oliveira,
Pelo grupo 3, a Sérvia pega as Ilhas Faroe, fora, e recebe a Eslovênia em Belgrado. O técnico Radomir Antic convocou 24 jogadores, com destaque para os meias Krasic e Tosic, da Juventus e do CSKA, respectivamente.
Goleiros: Andjelko Djuricic (União de Leiria-POR), Zeljko Brkic (Vojvodina), Bojan Isailović (Zaglebie)
Defensores: Branisalv Ivanovic (Chelsea-ING), Antonio Rukavina (Munique 1860-ALE), Paul Ninkov (Estrela Vermelha), Vidic (Manchester Untd-ING), Neven Subotic (Borussia Dortmund-ALE), Lukovic (Zenit-RUS), Obradovic (Zaragoza-ESP) e Vukovic (PSV-HOL)
Meio-campo: Dejan Stankovic (Inter-ITA), Gojko Kacar (Hamburgo-ALE), Nenad Milijas (Wolverhampton-ING), Zdravko Kuzmanovic (Stuttgart-ALE), Radosav Petrovic (Partizan), Milos Krasic (Juventus-ITA), Zoran Tosic (CSKA-RUS), Milos Ninkovic (Dínamo Kiev-UCR), Milan Jovanovic (Liverpool-ING) e Nemanja Tomic (Partizan)
Atacantes:Nikola Zigic (Birmingham-ING), Danko Lazovic (Zenit-RUS), Mrdja (Sion)

Retornos e novidades na Azzurra


Por João Oliveira,
Depois da péssima campanha na Copa do Mundo e da derrota no amistoso contra a Costa do Marfim, a Itália estréia contra a Estônia pelo grupo 3 das Eliminatórias da Euro 2012. Jogo para ser considerado fácil em outros tempos, pode se transformar em jogo duro na atual fase da Azzurra.
Pirlo, Pazzini e Gilardino voltam à seleção italiana depois de terem ficado de fora da última convocação. As novidades são os defensores De Silvestri, Bovo, Antonelli e Gastaldello. O goleiro Buffon segue afastado, se recuperando de uma cirurgia. Convocado no mês passado para o amistoso contra a Costa do Marfim, o atacante Amauri não foi relacionado dessa vez.
Goleiros: Mirante (Parma), Sirigu (Palermo), Viviano (Bologna)
Defensores: Antonelli (Parma), Bonucci (Juventus), Bovo (Palermo), Cassani (Palermo), Chiellini (Juventus), De Silvestri (Fiorentina), Gastaldello (Sampdoria), Molinaro (Stuttgart-ALE)
Meio-campo: De Rossi (Roma), Lazzari (Cagliari), Marchisio (Juventus), Montolivo (Fiorentina), Palombo (Sampdoria), Pirlo (Milan)
Atacantes: Cassano (Sampdoria), Gilardino (Fiorentina), Pazzini (Sampdoria), Pepe (Juventus), Quagliarella (Juventus), Rossi (Villareal-ESP)

Advocaat debuta em jogos oficiais pela Rússia


Por João Oliveira,
Depois de vencer a Bulgária, em amistoso no mês passado, a Rússia joga pelo grupo 2 contra Andorra e Eslováquia. O técnico holandês Dick Advocaat chamou 21 jogadores, com destaque para o atacante Arshavin, do Arsenal. Zenir e CSKA, com cinco convocados cada um, dominam a lista de selecionados russos.
Além de Rússia, Andorra e Eslováquia, o grupo 2 conta com Irlanda, Macedônia e Arnênia.
Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA), Vladimir Gabulov (Dínamo Moscou), Vyacheslav Malafeev (Zenit)
Defensores: Aleksander Anyukov (Zenit), Aleksei Berezutsky (CSKA), Vasili Berezutsky (CSKA), Sergei Ignashevich (CSKA), Denis Kolodin (Dínamo Moscou), Yuri Zhirkov (Chelsea-ING)
Meio-campo: Diniyar Bilyaletdinov (Everton-ING), Vladimir Bystrov (Zenit), Konstantin Zyryanov (Zenit), Roman Shirokov (Zenit), Alan Dzagoev (CSKA), Igor Semshov (Dínamo Moscou), Dmitry Torbinsky (Lokomotiv Moscou)
Atacantes: Andrei Arshavin (Arsenal-ING), Alan Kasayev (Rubin Kazan), Pavel Pogrebnyak (Stuttgart-ALE), Roman Pavlyuchenko (Tottenham-ING), Dmitry Sychev (Lokomotiv Moscou)

Alemanha segue sem Ballack


Por João Oliveira,
A Alemanha encara Bélgica e Azerbaijão sem o craque Michael Ballack. O técnico Joachim Löw consultou o jogador do Bayern Leverkussen antes da convocação, mas o atleta ainda busca a melhor forma física depois de uma contusão que o tirou do último Mundial. Do grupo medalha de bronze da Copa do Mundo, 17 jogadores foram lembrados para esse início de jornada alemã nas eliminatórias da Euro 2012.
O veterano Miroslav Klose, que deu entrevistas essa semana dizendo que quer disputar a próxima Copa, foi convocado. Os jovens Ozil e Khedira, contratados pelo Real Madrid, são os único atletas da lista que não atuam na Bundesliga.
Goleiros: Manuel Neuer (Schalke), Tim Wiese (Werder Bremen) e René Adler (Bayer Leverkusen)
Defensores: Philipp Lahm, Holger Badstuber (Bayern), Heiko Westermann , Marcell Jansen (Hamburgo), Per Mertesacker (Werder Bremen) e Sascha Riether (Wolfsburgo)
Meiocampistas: Sami Khedira, Mesut Özil (Real Madrid), Toni Kroos, Thomas Müller, Bastian Schweinsteiger (Bayern), Marko Marin (Werder Bremen), Lukas Podolski (Colonia) e Christian Träsch (Stuttgart)
Atacantes: Cacau (Stuttgart), Mario Gómez, Miroslav Klose (Bayern) e Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Quem entra e quem sai pela janela: Parte 1 - Rio de Janeiro



Por Rodrigo Pereira,

Fechou-se definitivamente a janela de transferências internacionais. Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, o Brasil conseguiu segurar boa parte de seus bons valores. Neste primeiro post, falaremos sobre as transferências que aconteceram nos clubes do Rio de Janeiro.

A contratação mais relevante foi o luso-brasileiro Deco, que fechou com o atual líder Fluminense. O tricolor segue se desfazendo de suas promessas em troca de medalhões, mas dessa vez, vem dando certo. Trouxe do exterior, além de Deco, o ex-flamenguista Emerson e o pentacampeão Belleti. Destes, Deco já teve boas atuações e Emerson vem sendo um dos destaques da equipe. Entretanto, além da revelação Wellington Silva, vendido precocemente para o Arsenal e do atacante Maicon, vendido para o Locomotiv Moscou, dessa vez o atacante Alan foi vendido para o Red Bull Salzburg. O Fluminense tem seu mecenas na Unimed e é líder do Brasileiro. Mas a rentabilidade dessas operações é questionável.

Já o Botafogo não teve muita movimentação. Perdeu apenas o questionável volante Sandro Silva para o Málaga, mas trouxe Marcello Mattos, recentemente no Corinthians. Sai ganhando na troca. Mas, sua grande contratação foi repatriar o ídolo recente Maicosuel.

No Vasco, a janela esteve bem aberta. A revelação Philippe Coutinho foi tentar a sorte na Ítalia, enquanto o matador do renascimento vascaíno na Serie B, Elton, foi cedido ao emergente Braga de Portugal e jogará a Champions League. Mas os vascaínos abriram os cofres também. De relevante, as contratações do ídolo Felipe, repatriado do Quatar, Zé Roberto, que estava na Alemanha depois de ser campeão brasileiro pelo rival e o atacante Eder Luís, revelado pelo Atletico-Mg e com poucas chances no campeão portugues Benfica. E a mudança foi sentida de imediato. De vice-lanterna, o Vasco hoje frequenta as 10 primeiras posições do campeonato.

Já o Flamengo, ainda está orfão do seu Império do Amor. Atual campeão brasileiro, com o Imperador Adriano, o Flamengo hoje padece de um dos piores ataques do autal certame. Adriano voltou para a Itália e Vagner Love não conseguiu dobrar os russos e teve que voltar para a gélida Rússia. Num primeiro momento, o Império recebeu Val Baiano, vindo do futebol mexicano. Mas o atacante já vem sendo motivo de piada na Gávea. Por isso o Galinho de Quintino se movimentou e contratou os atacantes Diogo, cria da Portuguesa, vindo do Olympiacos da Grécia; e Deivid, retornando ao Brasil depois de 4 anos de Fenerbahce da Turquia. O clube vem despencando na tabela e os dois jogadores chegaram no último dia da janela para tentar solucionar o problema crônico de falta de gols que assola a equipe. O campeão brasileiro patina na tabela, torcendo por uma nova arrancada, tão comum nos últimos anos.

Com os reforços, os cariocas evoluiram. Fluminense líder, Botafogo na zona de classificação da Libertadores, Vasco obteve uma boa invencibilidade e o Flamengo com boas esperanças para o futuro. O Rio se mexeu bem nesse período de tranferências.

Eliminatórias Euro 2012


Por De Férias Na Copa,
Depois da Copa do Mundo, a Eurocopa é o segundo maior torneio de futebol do mundo. E como não poderia ser diferente, a equipe do blog vai tentar acompanhar as principais seleções européias nas Eliminatórias para a Euro 2012, a ser realizada na Polônia e Ucrânia. Por serem sedes, os dois países citados não participam das Eliminatórias, mas também vão ter tratamento especial por aqui.
Foi difícil escolher quais seleções faríamos a cobertura, mas resolvemos escalar um time de 14 equipes fixas. Seguiremos os selecionados de Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda, Portugal, Inglaterra, Rússia, Croácia, Suécia, Dinamarca, Sérvia, Polônia e Ucrânia. Tudo isso sem fechar os olhos para os outros participantes. Além desse grupo acima, quem mais se destacar também vai merecer destaque.
A primeira fase das Eliminatórias da Euro começa com nove grupos, sendo seis deles com seis participantes e mais três chaves com cinco seleções. O primeiro de cada grupo e o melhor segundo colocado se classificam automaticamente para a fase final do torneio. Os demais vices de cada chave enfrentam-se entre si, em sistema de playoffs. Dessa repescagem saem mais quatro seleções, que vão se juntar às outras 10 antes classificadas, além de Polônia e Ucrânia, totalizando 16 nações na fase final da competição européia.
Abaixo seguem os grupos da Euro:
Grupo 1: Alemanha, Turquia, Áustria, Bélgica, Cazaquistão e Azerbaijão
Grupo 2: Rússia, Eslováquia, Irlanda, Macedônia, Armênia e Andorra
Grupo 3: Itália, Estônia, Sérvia, Irlanda do Norte, Eslovênia e Ilhas Fároe
Grupo 4: França, Romênia, Bósnia-Herzegovina, Bielorússia, Albânia e Luxemburgo
Grupo 5: Holanda, Suécia, Finlândia, Hungria, Moldávia e San Marino
Grupo 6: Croácia, Grécia, Israel, Letônia, Geórgia e Malta
Grupo 7: Inglaterra, Suíça, Bulgária, País de Gales e Montenegro
Grupo 8: Portugal, Dinamarca, Noruega, Chipre e Islândia
Grupo 9: Espanha, República Tcheca, Escócia, Lituânia e Liechtenstein