Por João Oliveira,
Ainda faltam duas rodadas para o final do Campeonato Espanhol e o Barcelona já é o campeão da temporada. O toque de bola envolvente, as inúmeras goleadas, os gols espetaculares de Messi, a soberania do clube catalão no país. Tudo isso já está em nossas memórias, viraram verdades absolutas. O que pouca gente sabe é que esse time admirado por jogar para frente, aterrorizar adversários e capaz de fazer até o maior rival jogar acuado, com medo, está prestes e bater mais um recorde inusitado.
Os comandados de Pep Guardiola estão muito perto de se tornarem na equipe de defesa menos vazada da história da Liga Espanhola. Pois é, o Barça, sempre temido pela sua assustadora linha de frente mostra que também tem uma defesa sólida e eficiente. O gol sofrido no empate contra o Levante foi apenas o 20° em 36 rodadas. Para quem acha que é coincidência, o recorde de defesa menos vazada em vigor é do próprio Barça, que no ano passado sofreu 24 gols no campeonato.
O goleiro Victor Valdés deve ganhar seu quarto prêmio de arqueiro menos vazado do campeonato, igualando Santi Cañizares e Juan Acuña. E ficando atrás apenas de Antoni Ramallets, que foi por cinco temporadas o goleiro menos vazado na Espanha. Outra curiosidade é que da linha defensiva do Barcelona, apenas Piqué e Daniel Alves disputaram mais da metade dos jogos do campeonato. O time sofreu com as contusões de Puyol, Maxwell e Milito. Além da inesperada perda de Abidal em parte da temporada, O lateral francês ficou de fora por seis semanas, enquanto lutava contra um câncer no fígado, e só voltou nos últimos jogos da campanha.
O sucesso defensivo do Barcelona casa com o DNA ofensivo já conhecido. A obsessão pela posse de bola faz com que a equipe seja menos ameaçada do que as demais. Apesar ser um exemplo de futebol moderno, modelo desejado até pela Seleção Brasileira de Mano Meneses, esse Barça de Pep Guardiola confirma e reascende uma velha e conhecida máxima do futebol: “A melhor defesa é o ataque”.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário