quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seguindo os passos do pai

Por João Oliveira,

O herdeiro de uma lenda do futebol deu um passo importante para seguir a trajetória do pai. Kasper Schmeichel, filho do mito dinamarquês Peter Schmeichel, foi convocado para a seleção de seu país, que enfrenta a Islândia no próximo dia 3 de junho. O goleiro de 24 anos começou a carreira no Manchester City, último clube do pai. Pelo menos por enquanto as comparações podem terminar por aí. Kasper não conseguiu se firmar em um time de ponta e rodou por clubes de divisões inferiores do Reino Unido, como Cardiff, Coventry, Notts County e Leeds United, sua atual equipe.

Apesar do peso do nome do novo convocado, o técnico da Dinamarca, Mortel Olsen, já avisou que o arqueiro ainda é apenas sua terceira opção para o gol da equipe. Diferentemente da maioria dos novatos, Kasper Schmeichel tem a conseguir dicas importantes de como se adaptar à seleção nacional. Afinal, ninguém melhor do que seu pai, Peter, que disputou mais de 100 partidas pelo selecionado dinamarquês, em mais de 20 anos de carreira.

Times “B” com futebol classe “A”

Por João Oliveira,

A Argentina recebeu o Paraguai hoje para um amistoso que fez parte dos preparativos para a Copa América, que será disputada no próximo mês em terras hermanas. Como não se tratava dos jogos disputados na chamada “data Fifa”, as duas seleções formaram com jogadores locais e os anfitriões venceram por 4 a 2. Diferente do que se poderia se esperar, o público não deve ter sentido falta de Messi, Zanetti, Santa Cruz ou Cardozo. Mesmo sem seus principais nomes, as equipes disputaram uma partida bastante movimentada.

Os donos da casa mostraram serviço e apresentaram algumas soluções interessantes até para a seleção principal. Autor de dois gols, o atacante do Racing, Gabriel Hauche fez jus ao seu apelido de Demônio e infernizou a zaga paraguaia. Seu companheiro de time, o lateral-direito Iván Pillud também aproveitou bem a chance e deve ter deixado boa impressão ao técnico Sérgio Batista. Talvez seja tarde para garantir vaga na Copa América, mas são dois nomes para serem observados, principalmente Pillud, que atua numa posição carente na Albiceleste.

Já do lado guarani, o destaque foi o atacante Pablo Zeballos, do Olímpia. O jogador é o atual artilheiro do Torneio Apertura no Paraguai e surge como uma boa opção para o setor . Apesar da derrota, os paraguaios não se intimidaram e não deixaram de tentar a vitória. O Paraguai ainda enfrenta a Bolívia em mais um amistosos visando a Copa América, enquanto a Argentina terá mais três partidas na preparação para a competição.

Del Bosque convoca a Fúria com baixas importantes

Por João Oliveira,

O técnico da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, convocou 23 jogadores para os amistosos contra EUA e Venezuela, nos próximos dias 4 e 7 de junho, respectivamente. A base da lista ainda é composta dos jogadores campeões do mundo ano passado, na África do Sul. Os principais desfalques são os lesionados Cesc Fábregas e Jesús Navas, além de Xavi Hernández, liberado dessas partidas em virtude de uma temporada cansativa. Outra ausência importante na Fúria é a do zagueiro Carles Puyol, que sofre com um histórico recente de lesões. A expectativa é que Puyol só volte à Seleção na próxima temporada.
Os convocados são:

Goleiros: Iker Casillas, José Manuel Reina, Víctor Valdés
Defensores: Álvaro Arbeloa, Raúl Albiol, Sergio Ramos, Gerard Piqué, Carlos Marchena, Joan Capdevila, Andoni Iraola
Meio-campo: Xabi Alonso, Sergio Busquets, Santiago Cazorla, Andrés Iniesta Bruno Soriano, Borja Valero
Atacantes: David Villa, David Silva, Fernando Llorente, Fernando Torres, Pedro Rodríguez, Manu Del Moral, Álvaro Negredo

Boletim da Champions League - 10

A quarta-feira foi de preparação e de especulações nos dois finalistas da Champions. Barcelona e Manchester United prometem chegar fortes na próxima janela de transferências da Europa.


Barcelona:
Além do interesse em Cesc Fábregas, o Barça anda de olho em jovens valores para reforçar seu elenco. O nome da vez é o meia argentino Javier Pastore, do Palermo. O próprio presidente do clube italiano já deu entrevistas dizendo que o destino do jogador deve mesmo ser o Barcelona. Pastore teria proposta de Inter, Milan e Juventus, porém a amizade com Messi estaria pesando na decisão do atleta. Ainda não foram divulgados valores, mas a possibilidade do argentino desembarcar no clube espanhol existe.

Manchester United: 
Depois de deixar praticamente certa a contratação do goleiro De Gea, o técnico Alex Ferguson deve receber em breve uma boa notícia da diretoria do United. De acordo com jornal britânico The Guardian, o dono do clube, Malcom Glazer, está disposto a liberar um bom dinheiro para contratações para a próxima temporada. Depois de perder Cristiano Ronaldo e Carlos Tévez, os Diabos Vermelhos convivem com o fantasma da saída de Rooney. Ciente da insatisfação da torcida, diante da falta de grandes contratações, a diretoria deve abrir os cofres e fazer a alegria de Ferguson. Porém nada impede que o manager use a quantia para continuar buscando jovens promessas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Boletim Champions League - 9

Barcelona:

A delegação do Barcelona já chegou a Londres. O clube resolveu se antecipar a viagem e deve utilizar as instalações do Arsenal para realizar treinamentos até a final, no sábado. O grupo desembarcou completo na Inglaterra, inclusive com a presença do zagueiro Gaby Milito, recuperado de uma lesão na perna esquerda. Milito não entra em campo desde o dia 30 de abril, na partida contra o Real Sociedad.

Manchester United:

No Manchester o dia foi de festa. Um amistoso entre os Diabos Vermelhos e a Juventus marcou a despedida de Gary Neville de Old Trafford. O lateral atuou por 20 anos pelo clube e jogou mais de 600 vezes com a camisa vermelha. O jogo festivo contou com a participação de David Beckham, que voltou a usar o uniforme do Manchester desde 2003, quando saiu do clube para defender o Real Madrid.

Além da homenagem a Neville, o Manchester confirmou que está próximo da contratação do goleiro De Gea. O técnico Alex Ferguson elogiou o arqueiro e disse que está próximo de um acordo definitivo com De Gea.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Boletim da Premier League - 8

Barcelona: Se o Barcelona ainda pretende contratar Cesc Fábregas, vai precisar coçar o bolso. De acordo com o jornal inglês ‘Daily Star’, o Arsenal teria pedido 68 milhões de euros pelo passe do jogador. Valor distante dos cerca de 40 milhões propostos pelo Barça. Ainda segundo o periódico britânico, Gunners teriam estipulado um preço alto justamente para afastar possíveis interessados no atleta.

Manchester United: No Manchester United seguem as buscas por um goleiro para a próxima temporada. Depois de Neuer, que praticamente acertou com o Bayern de Munique, e Stekelenburg, o nome da vez é o espanhol De Gea, do Atletico de Madrid. A diretoria dos Diabos Vermelhos já teria uma autorização para negociar com o jogador. A oferta giraria em torno de 16 milhões de libras. De Gea pode ser a primeira contratação do Manchester para a próxima temporada.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pré-América

Por João Oliveira,

O técnico Mano Menezes convocou 28 jogadores para os amistosos da Seleção contra Holanda e Romênia, nos dias quatro e sete de junho, respectivamente. A lista pode ser considerada como uma pré-convocação para a Copa América, já que o treinador vai cortar seis atletas logo após o segundo dos amistosos. As novidades desta vez foram o atacante Fred, do Fluminense, o goleiro Fábio, do Cruzeiro, o meia Thiago Neves, do Flamengo, e o volante Anderson, do Manchester United.

O jovem atacante do Internacional, Leandro Damião, voltou a ser convocado depois de ser titular no último jogo da seleção brasileira contra a Escócia. Na ocasião, Damião foi chamado

ás pressas depois do corte de Jonas, do Valencia, que desta vez ficou de fora. Os outros jogadores presentes na última lista que ficaram de fora hoje foram Renato Augusto e Marcelo.

O lateral do Real Madrid parece ter ficado mal visto por Mano Menezes, após se contundir treinando com a Seleção. Vale lembrar que o jogador acabou ficando de fora daquela partida, irritando o técnico, que chegou a dar entrevistas considerando Marcelo “sensível às lesões”.

Para o lugar do ex-tricolor, Mano convocou Adriano, do Barcelona, que ainda se recupera de uma lesão. Entre as novidades do futebol nacional, o de maior destaque é Thiago Neves, eleito melhor jogador do Campeonato Carioca de 2011. Apesar de jogar pelo Flamengo e de ter tido passagem importante pelo Fluminense, essa foi a primeira convocação de Thiago para a seleção principal.

Quem talvez tenha sua chance de ouro é o Fred. Assim como Robinho, Fred foi reserva na Copa de 2006, mas diferente do atacante do Milan, o tricolor não teve sequencia na Seleção e acabou ficando à margem das convocações dos últimos anos.

A partida contra a Romênia vai marcar a despedida de Ronaldo do futebol. O Fenômeno vai treinar com o grupo e atuar em alguns minutos do jogo, que será disputado no Pacaembu. A lista dos 28 jogadores convocados é esta:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão-ITA), Jefferson (Botafogo), Victor (Grêmio) e Fábio (Cruzeiro)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Maicon (Inter de Milão-ITA), André Santos (Fenerbahçe-TUR) e Adriano (Barcelona-ESP)

Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão-ITA), Thiago Silva (Milan-ITA), David Luiz (Chelsea-ING) e Luisão (Benfica-POR)

Volantes: Lucas Leiva (Liverpool-ING), Ramires (Chelsea-ING), Sandro (Tottenham-ING), Henrique (Cruzeiro) e Anderson (Manchester United-ING)

Meias: Elano (Santos), Elias (Atlético de Madri-ESP), Lucas (São Paulo), Thiago Neves (Flamengo) e Jadson (Shakhtar Donetsk-UCR)

Atacantes: Robinho (Milan-ITA), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan-ITA), Nilmar (Villarreal-ESP), Leandro Damião (Internacional) e Fred (Fluminense)

Boletim Champions League - 7

Barcelona:
O técnico do Barcelona, Pep Guardiola, recebeu uma boa notícia hoje. O lateral brasileiro Adriano foi liberado pelo departamento médico e deve estar à disposição do treinador dia 28 em Wembley. Além do brasileiro, Puyol e Abidal também devem estar prontos a tempo. Guardiola espera por essas definições para confirmar o time que irá a campo na grande final. Caso a linha defensiva do Barça esteja completa para a decisão, quem pode ficar e fora é o volante argentino Mascherano, que nesta temporada também atuou na zaga.

Fora de campo o assunto mais comentado na imprensa espanhola é um velho sonho da diretoria culé: Cesc Fábregas. O Barcelona estaria disposto a investir cerca de 35 milhões de euros mais dois jogadores a serem escolhidos pelo Arsenal, clube de Fábregas. O Barça disponibilizaria uma lista com quatro nomes, todos jovens, com exceção de Bojan e Thiago Alcantara, duas das maiores apostas do clube. A negociação não é fácil, já que o jogador espanhol também é especulado em Chelsea e Manchester City, porém a diretoria do Barcelona não deve desistir tão cedo de contratar o meia.


Manchester United:
No Manchester United a pergunta a cada final de temporada é a mesma. Será que dessa vez Alex Ferguson se aposenta? Se depender do Sir, a palavra aposentadoria está fora de cogitação. O treinador disse que não têm planos de deixar a carreira. O time segue se preparando para a final da Champions, mas antes enfrenta o Blackpool no fim de semana, pela última rodada da Premier League.

O atacante Michael Owen, que pouco jogou na atual temporada, deu entrevista ao site e disse se sentir orgulhoso de fazer parte do grupo que fez história ao dar a hegemonia de títulos na Inglaterra ao Manchester United. O jogador admitiu que é difícil não pensar no jogo contra o Barça, mas ressaltou a importância de fechar bem o Campeonato Inglês diante do Blackpool.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Boletim Champions League - 6

Barcelona:

A Champions League não poderia estar mais viva nos pensamentos do Barcelona. Hoje o clube comemorou cinco anos de sua segunda conquista de UCL. O time comandado por Frank Rijkaard e regido por Ronaldinho dentro de campo viu o coadjuvante Belletti fazer o gol do título contra o Arsenal. Vale lembrar que se o Barça for campeão esse ano, será o seu terceiro troféu de Champions em seis anos.

Mas o destaque de hoje ficou por conta da apresentação dos novos uniformes do clube para a próxima temporada. A grande novidade ficou por conta da segunda camisa, que será toda preta. Será que a cor vai trazer azar ao Barça para a final da UCL?

Manchester United:


Enquanto o time se prepara para a final da UCL, os dirigentes do Manchester United seguem em busca de um goleiro que possa substituir Edwin van der Sar, que se aposenta ao fim desta temporada. E o nome da vez é o também holandês Stekelenburg, do Ajax.

A primeira opção na lista de reforços é o alemão Manuel Neuer, do Schalke 04. Porém o goleiro germânico também tem proposta do Bayern de Munique, que promete entrar com tudo para tentar a contratação do goleiro germânico. Nesse caso, Alex Ferguson pode optar por não entrar num leilão por Neuer e acabar contratando Stekelenburg.

O arqueiro holandês tem 28 anos e acaba de ser campeão nacional pelo Ajax, sem contar o vice da Copa do Mundo com a Holanda, ano passado. O interesse do Manchester United empolgou o jogador, que vai negociar a renovação de seu contrato com o Ajax, mas já avisou que acha uma “loucura” recusar um convite do United.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Boletim Champions League - 5

O Boletim da Champions League volta hoje após a folga do final de semana. Com o Barcelona cumprindo tabela no Campeonato Espanhol e o Manchester United faturando o título da Premier League, a partir de hoje a final da UCL já pode ser considerado o assunto mais importante nos dois clubes.

Barcelona:
A melhor notícia para a torcida Culé é a liberação de Sérgio Busquets para disputar a final. O jogador havia sido denunciado por supostas ofensas racistas ao brasileiro Marcelo, do Real Madrid, ainda pelas semifinais da Champions. A UEFA absolveu o atleta, que corria risco de ficar de fora da decisão em caso de suspensão. A notícia repercutiu muito na Espanha. Se pelo lado catalão houve comemoração, na capital o que mais se ouviram bastantes reclamações de torcedores e jogadores do Real, inclusive do goleiro Iker Casillas, que não quis entrar muito na polêmica, mas não deixou de demonstrar seu descontentamento com a sentença.

A rivalidade entre os dois maiores clubes do país foi abordada em um encontro entre o próprio Casillas e o atacante David Villa, do Barcelona. Os dois atletas da seleção espanhola negaram que o clima hostil dos duelos inter-clubes possa atrapalhar o ambiente na Fúria. O receio dos torcedores espanhóis era de que as relações entre os jogadores pudessem ficar ruins depois de tanta confusão nos últimos encontros dos dois gigantes.

Manchester United:
A principal notícia dos Diabos Vermelhos na semana, claro, é o 19° título inglês, que deu ao clube a hegemonia de conquistas no país. O assunto vai ser tema de um post específico aqui no blog durante a semana. O ponto alto dessa supremacia, evidentemente é o técnico Alex Ferguson, que garantiu seu 12° troféu em Old Traford.

Em entrevista ao site do clube, o treinador já mostrou que olha para frente. Ferguson já pensa na próxima temporada, nos jogadores que voltam de empréstimos e em possíveis contratações. Tudo isso sem esquecer a final da UCL, contra o Barça. Aliás, o Sir também não se esqueceu dos rivais locais. O manager alfinetou Liverpool e Manchester City, afirmando que espera que os dois clubes ofereçam dificuldades ao United, que, segundo ele, sempre está preparado para aceitar desafios, não importando de onde eles vêem. Depois de tantas glórias, alguém ainda duvida que Sir Alex Ferguson esteja dizendo a verdade?

A Alegria de uma final

Por João Oliveira,

O Ajax conquistou ontem seu trigésimo título holandês. O time comandado pelo ex-jogador Frank De Boer, que começou o ano como técnico interino da equipe, venceu o Twente por 3x1 na partida que decidiu o título. O jogo decisivo foi cercado por muita expectativa e fez o blogueiro acordar cedo em pleno domingo para curtir algo raro em um campeonato de pontos corridos. Um duelo entre líder e vice-líder, na última rodada, valendo título.

Não vamos levantar aqui a bandeira dos mata-matas, porém não há como negar o prazer proporcionado por uma final de campeonato. Principalmente para quem cresceu sob esse sistema de disputa. O Campeonato Holandês dessa temporada pode ser considerado uma ilha em meio a outras ligas, como a Espanhola, Portuguesa e Alemã, todas com campeões conhecidos antecipadamente.

Apesar de não ser um dos principais campeonatos do continente, a Eredivisie mostra força ao trazer dois concorrentes fortes decidindo o título. O Ajax, que precisava da vitória para garantir a taça, conquistou um troféu que não vinha havia sete anos. O período do jejum foi bastante duro para a torcida, que viu o PSV ser tetracampeão e até o próprio Twente conquistar o primeiro título de sua história.

Mais do que a quebra de um tabu de alguns anos sem conquista, o Ajax conseguiu provar que uma boa e velha “final” é capaz de despertar um interesse muito maior do público do que os “arrastados” campeonatos de pontos corridos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A melhor defesa é o ataque

Por João Oliveira,
Ainda faltam duas rodadas para o final do Campeonato Espanhol e o Barcelona já é o campeão da temporada. O toque de bola envolvente, as inúmeras goleadas, os gols espetaculares de Messi, a soberania do clube catalão no país. Tudo isso já está em nossas memórias, viraram verdades absolutas. O que pouca gente sabe é que esse time admirado por jogar para frente, aterrorizar adversários e capaz de fazer até o maior rival jogar acuado, com medo, está prestes e bater mais um recorde inusitado.

Os comandados de Pep Guardiola estão muito perto de se tornarem na equipe de defesa menos vazada da história da Liga Espanhola. Pois é, o Barça, sempre temido pela sua assustadora linha de frente mostra que também tem uma defesa sólida e eficiente. O gol sofrido no empate contra o Levante foi apenas o 20° em 36 rodadas. Para quem acha que é coincidência, o recorde de defesa menos vazada em vigor é do próprio Barça, que no ano passado sofreu 24 gols no campeonato.

O goleiro Victor Valdés deve ganhar seu quarto prêmio de arqueiro menos vazado do campeonato, igualando Santi Cañizares e Juan Acuña. E ficando atrás apenas de Antoni Ramallets, que foi por cinco temporadas o goleiro menos vazado na Espanha. Outra curiosidade é que da linha defensiva do Barcelona, apenas Piqué e Daniel Alves disputaram mais da metade dos jogos do campeonato. O time sofreu com as contusões de Puyol, Maxwell e Milito. Além da inesperada perda de Abidal em parte da temporada, O lateral francês ficou de fora por seis semanas, enquanto lutava contra um câncer no fígado, e só voltou nos últimos jogos da campanha.

O sucesso defensivo do Barcelona casa com o DNA ofensivo já conhecido. A obsessão pela posse de bola faz com que a equipe seja menos ameaçada do que as demais. Apesar ser um exemplo de futebol moderno, modelo desejado até pela Seleção Brasileira de Mano Meneses, esse Barça de Pep Guardiola confirma e reascende uma velha e conhecida máxima do futebol: “A melhor defesa é o ataque”.

Boletim Champions League – 4

Barcelona:

O Barcelona ainda comemora o título da Liga Espanhola. Hoje foi dia de o time desfilar em carro aberto pelas ruas da cidade, para o delírio dos torcedores, que seguiram a carreata animadamente até o Camp Nou. Na comemoração, os jogadores prometeram voltar com a taça da Champions League.

Fora da festa, que passou das dez da noite, a possível suspensão de Busquets voltou a dar o que falar. A diretoria do Real Madrid negou que tenha denunciado o jogador a UEFA. Mesmo assim o volante segue ameaçado de ser suspenso e ficar de fora da fina da Champions.

Manchester United:

No Manchester United a preparação para a partida de amanhã contra o Blackburn dividiu as atenções com a ameaça de punição de Sir Alex Ferguson pela FA (Federação Inglesa de Futebol). O time deve ir a campo com o melhor que tem, para o jogo que deve dar o título inglês aos Diabos Vermelhos.

O treinador está sendo investigado por uma declaração dada após a partida contra o Chelsea, na última rodada da Premier League. Ferguson teria dito que o árbitro Howard Webb é o melhor juiz do país. A FA acredita que o técnico tenha sido irônico na declaração.

Boletim da Champions League – 3

Manchester United:

O Manchester United viveu um dia tranqüilo dentro do campo, mas agitado fora dele. As especulações sobre possíveis contratações para a próxima temporada agitaram a imprensa britânica. E as notícias não foram muito boas para o pessoal de Old Traford. Dois dos jogadores pretendidos por Alex Ferguson teria recebido propostas maiores de clubes concorrentes.

O badalado goleiro alemão Neuer, do Schalke 04, e o atacante Ashley Young, do Aston Villa, teriam sido procurados por Bayern de Munique e Liverpool, respectivamente. O rival inglês estaria acenando com uma oferta de 15 milhões de libras para ter Young, já o clube alemão teria aumentado a proposta anterior, de 16 milhões de libras.

Barcelona:

Por curiosidade do destino, uma das principais notícias do dia no Barcelona vem de Manchester e não está ligada á final da Champions. O meia Xavi Hernández estaria na lista de reforços do Manchester City. Seguindo a linha de contratações milionárias, o clube parece estar focado na aquisição do jogador já para a próxima temporada.

Xavi é um dos pilares do time do Barcelona e seria, sem dúvida, um grande desfalque para o futuro do Barça. Mas no presente quem preocupa é Sergio Busquets. O defensor está na mira da UEFA, por conta de possíveis ofensas racistas ao brasileiro Marcelo do Real Madrid, ainda na partida de ida das semifinais da competição. Se condenado, Busquets poderá pegar até cinco jogos de gancho e ficar de fora da grande final.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Barça é Tri na Espanha

Por João Oliveira,
O Barcelona confirmou hoje o que todos já sabiam: o título do Campeonato Espanhol da temporada 2010/2011 é azul-grená. O time catalão precisava de apenas um ponto nas últimas três rodadas do campeonato. E foi justamente um empate contra o Levante, fora de casa, que garantiu a taça, a terceira consecutiva, com duas rodadas de antecedência.

Sem fazer uma partida digna de encher os olhos de seus torcedores, o Barça foi eficiente e soube trabalhar com sobriedade pelo resultado. O momento de maior destaque da partida foi uma linda jogada de Messi, que quase terminou num golaço do argentino. O empate não tirou o brilho de uma campanha irretocável do Barcelona, com direito a goleada de 5 a 0 sobre o Real Madrid.

Apesar do título, não vai ser desta vez que os Culés vão ultrapassar a marca dos 100 pontos no campeonato. Faltando duas rodadas para o final, o Barça só pode chegar aos 98 pontos, caso vença seus últimos compromissos. Além disso, Messi ficou um pouco mais distante da artilharia. O atacante conta com 31 gols, contra 36 de Cristiano Ronaldo.

Mas nada que atrapalhe a festa dos torcedores. Com o troféu garantido, o técnico Pep Guardiola disse que agora é hora dos torcedores dançarem e cantarem muito em comemoração á conquista. O treinador deu todos os méritos o título ao grupo de jogadores, que foi considerado “único e forte” pelo comandante barcelonista.

Depois do título e da comemoração, o Barça voltará todas as suas atenções para o Manchester United. Mas por enquanto a festa está liberada em Barcelona.

Abaixo segue o link do quase-golaço de Messi hoje:

http://www.ole.com.ar/futbol-internacional/jugador-Messi-gol_3_478782122.html

terça-feira, 10 de maio de 2011

Boletim Premier League – 2

Barcelona e Manchester United tiveram dias diferentes nesta terça-feira. Enquanto no Barça o pensamento é no jogo de amanhã, que pode ser o do título, contra o Levante, no clube inglês a vitória sobre o Chelsea, no último domingo, continua repercutindo.


Barcelona:

No Barcelona a concentração total é no jogo de amanhã, contra o Levante. O técnico Pep Guardiola afirmou que o título do Campeonato Espanhol é o mais importante da temporada para o clube, e que por isso, quer garantir o troféu o quanto antes.

A importância da partida é tão grande, que Guardiola resolveu levar todos os jogadores do elenco para Valência, local onde será disputada a peleja. Perguntado se após a conquista do campeonato, o Barça vai brigar por outros objetivos, como a artilharia de Messi e a marca de 100 pontos ganhos na competição, o treinador disse que a equipe deve buscar as vitórias, e que qualquer objetivo paralelo a isso pode interferir no desempenho em campo

Sobre possíveis festas em comemoração ao título que se aproxima, Pep preferiu deixar tudo nas mãos da diretoria e disse que o grupo deve estar focado no jogo.

Manchester United:

As atuações do jovem mexicano Javier Hernaández continuam dando o que falar entre os Diabos Vermelhos. Depois de ser muito elogiado por Ryan Giggs, Chicharito virou destaque no site oficial do Manchester United.

Giggs se mostrou impressionado com o desempenho de Hernández logo em sua primeira temporada na Inglaterra. O galês classificou como “inacreditável” a marca de 20 gols do mexicano desde que chegou à Manchester. Já a página do clube na internet apresentou alguns números de Chicharito. Em suas 21 primeiras partidas pelos Diabos Vermelhos, sendo nove como titular, o atacante marcou oito gols. Já nas últimas 22 aparições, 15 como titular, o atacante anotou 11 gols.

O técnico Alex Ferguson foi outro que elogiou Chicharito. Ferguson disse que não acreditava num sucesso tão rápido de Hernández. O treinador esperava que o mexicano passasse por um período de pelo menos um ano de adaptação ao clube e ao futebol inglês. Em apenas nove meses, Chicharito já mostrou que já está muito bem adaptado ao Manchester United.

Boletim Chapions League - 1

Estamos há menos de 20 dias para a grande final da Uefa Champions League, entre Barcelona e Manchester United, em Wembley. E para entrar o clima da decisão, vamos fazer um boletim diário, até o próximo dia 28, com as principais notícias dos clubes.

As duas equipes venceram na rodada do fim de semana de seus campeonatos nacionais. O Barça venceu o clássico da Catalunha contra o Espanyol, o Manchester bateu o Chelsea, em confronto direto na disputa pela Premier League.

Barcelona:

A principal notícia do time catalão foi a volta de Bojan e Maxwell aos treinamentos. Os jogadores, que se recuperaram de lesões, já estão à disposição de Guardiola para o jogo contra o Levante nesta quarta-feira. Bojan ficou um mês fora dos campos por conta de uma ruptura nos ligamentos do joelho esquerdo, enquanto o lateral brasileiro volta depois de 15 dias se tratando de uma pubalgia. A partida pode decretar de vez o título espanhol do Barça, que precisa apenas de um ponto nas últimas partidas para poder levantar o caneco.

Fora de campo, os torcedores do Barcelona se mostraram confiantes para a final da Champions. Mais de 96 mil entradas foram solicitadas para a decisão. Os números desse ano superam bastante o recorde anterior, de 2006, quando a torcida catalã pediu pouco mais de 72 mil ingressos.

Manchester United:

Nos Diabos Vermelhos, o destaque foi a vitória sobre o rival Chelsea, que deixou a equipe de Sir Alex Ferguson com as mãos na taça. O treinador vibrou com a possibilidade de dar ao Manchester o seu 19° título inglês e ultrapassar o Liverpool, que conta com 18 conquistas.

Ferguson ressaltou ainda a importância do seu elenco, que numa mesma semana goleou o Schalke usando um time misto, pela Champions, bateu o Chelsea, pela Premier League. Sobre a final do torneio europeu, o técnico disse que pensa numa forma de parra o trio de Barcelona Xavi-Iniesta-Messi, e prometeu atacar o Barça no jogo do dia 28 desse mês.

domingo, 8 de maio de 2011

Tapetão lá e aqui


Por João Oliveira

Quem conviveu com o futebol brasileiro das décadas passadas deve lembrar-se de uma figura importante, presente em boa parte os campeonatos. O famoso tapetão. Para os desavisados, não se trata de tapete vermelho, nem de Oscar do esporte bretão. Mas sim de um jeitinho bem tupiniquim de desobedecer regras e rasgar regulamentos.

Dirigentes como Eurico Miranda, Eduardo Vianna, popular Caixa D’água, muitas vezes freqüentavam espaço de maior destaque na imprensa do que os jogadores. Quem não se lembra dos cartolas tricolores estourando champanhe para comemorar a virada de mesa que livrou o Fluminense do seu primeiro rebaixamento. As invasões de campo de Eurico, homem forte da política vascaína durante anos a fio. Sem contar com campeonatos cercados por liminares, W.O´s, e etc.

O tempo passou, o futebol brasileiro se modernizou e casos como esses diminuíram por aqui. Mas não é só no Brasil que o resultado de dentro do campo corre risco de ser mudado nos tribunais por conta de confusões geradas pelos cartolas.

Ontem, o Queens Park Rangers se sagrou campeão da segunda divisão inglesa após vencer o Leeds United por 2x1. O sábado foi de vitória dupla para o time londrino. Além de garantir o acesso à Premier League no campo, os torcedores do QPR ficaram aliviados após a Federação Inglesa (FA) anunciar que o clube não perderia pontos por irregularidades na contratação do meia argentino Alejandro Faurlin.

O time, que voltará a disputar a elite do futebol inglês depois de 15 anos, estava sendo acusado de infringir sete regras do regulamento da FA. Entre outras acusações, os dirigentes eram suspeitos de terem usado intermediários na contratação de Faurlin, além de ter apresentado documentação falsa no ato da inscrição do jogador junto á federação.

Uma das punições previstas era a perda de pontos no campeonato, o que implicaria na perda da primeira colocação e, por conseqüência, do título. Apesar da ameaça, a FA preferiu impor uma punição financeira, e não esportiva. O QPR foi condenado a pagar um milhão de euros de multa pelas irregularidades.

Na mesma semana do imbróglio britânico, escapamos de passar mais uma vez por mudança extra-campo de um campeonato. O Duque de Caxias, que já havia sido absolvido duas vezes no ano passado, voltou aos tribunais, acusado de escalação irregular do meio-campo Leandro Chaves, pela Série B do Brasileirão 2010.

Caso fosse condenado, o clube da Baixada Fluminense perderia seis pontos na tabela e conseqüentemente seria rebaixado para a Série C, dando lugar ao Brasiliense, 16° colocado no campeonato. No julgamento do Pleno do STJD, última instância da esfera esportiva, o Duque foi novamente considerado inocente. E o futebol foi poupado de voltar a ser desmoralizado pelos cartolas. O torcedor espera que os resultados de dentro dos campos continuem a ser respeitados E que o tapetão só apareça em vermelho, à beira do gramado para os verdadeiros artistas do espetáculo: os jogadores.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Barça vence maratona e chega a Wembley


Por João Oliveira,

Depois de quatro jogos, poucos gols, alguns cartões e muita reclamação dos dois lados, o Barcelona venceu a principal disputa na maratona de clássicos contra o Real Madrid. Sem usar do clichê mais famoso dos últimos dias, que transformou José Mourinho numa espécie de Joel Santana português, é preciso ressaltar que deu gosto de ver a vitória de Messei & Cia.

Não só pelo já conhecido estilo de jogo encantador do time catalão, mas muito pela falta de ousadia de um técnico vencedor, dirigindo uma equipe milionária e multicampeã. Se separarmos os dois últimos jogos, válidos pela Champions League, o Real jamais esteve perto de uma classificação para a final do torneio.

Apenas no derradeiro confronto, quando tinha a dura missão de reverter a vantagem do Barcelona, é que os Merengues demonstraram uma postura mais ofensiva. O que não impediu de levar um baita sufoco, com atuação brilhante de Casillas, principalmente no primeiro tempo. Porém a disposição de jogar dos madridistas serviu ao menos para levantar uma dúvida: será que teríamos jogos mais interessantes caso o Real tentasse jogar de igual para igual com o Barça?

Alguns vão dizer que se Mourinho montasse um time mais ofensivo e fosse pra cima do rival, correria o risco de levar outra goleada, como a sofrida ano passado, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol. Depois de empatar o primeiro dos quatro confrontos e vencer a final da Copa do Rei na prorrogação, Mou teve deve ter achado que só havia uma maneira de enfrentar os catalães.

Ele só não contava com o show de Messi em pleno Bernabéu. Atuação individual de um craque, capaz de matar qualquer esquema tático. Algo que se esperava também de Cristiano Ronaldo, que acabou engessado dentro de uma estratégia quase que covarde.

A overdose do atual maior clássico entre clubes do futebol mundial ficou devendo. Decepcionou aqueles que queriam ver espetáculo e quem entende que decisões como essas geralmente são marcadas pela tensão e não pela beleza do futebol jogado. Incluo-me no segundo grupo, mas confesso que gostaria que tivéssemos jogos mais disputados.

O jeito agora é torcer para uma final mais empolgante, entre Barça e, provavelmente, Manchester United. Do Real, espera-se que José Mourinho aproveite melhor os talentos que possui no grupo. Na próxima temporada, naturalmente.