1970- México
O Mundial de 1970 foi no México, e viu a melhor seleção da história. O Brasil foi o primeiro tricampeão, numa seleção que contava com craques que marcaram época. Todos os cinco campeões do mundo participaram do torneio, que tinha Itália, Alemanha e Inglaterra como favoritos.
O Brasil:
O jornalista João Saldanha assumiu o papel de técnico da seleção, e já chegou montando um time com vários craques. Usando da base do Santos, Saldanha escalou também Gérson, Tostão e Jairzinho. Durante a fase de preparação e Eliminatórias, o Brasil ganhou todos os jogos. Mas o passado comunista e o constante envolvimento em confusões, acabaou tirando João Saldanha do cargo. Zagallo, campeão do mundo como jogador em 1958 e 1962, assumiu a seleção a menos de três meses antes da Copa.
Curiosidades:
- A Copa de 1970 foi a primeira com transmissão ao vivo e em cores para o mundo todo. Porém, no Brasil, a grande maioria dos aparelhos de tv só recebia sinais em preto-e-branco.
- O cartão amarelo e o vermelho foram criados como uma forma de melhorar a comunicação entre os envolvidos no jogo.
- Foi também no México que as seleções pouderam realizar substituições durante as partidas. As equipes passaram a poder trocar até dois jogadores por partida
- Gérson, Jairzinho, Pelé, Tostão e Rivelino usavam a camisa 10 em seus clubes. O Rei recebeu a honra de usar a 10 na seleção tricampeã do mundo.
- Itália, Brasil e Uruguai chegaram à Copa com chances de se sagrarem tricampeões. Quem vencesse levaria de vez a taça Jules Rimet. O Brasil levou o caneco, mas não ficou com ele por muito tempo. A taça foi roubada da sede da CBF em 1983.
- Dos 11 eleitos pela FIFA como melhores da Copa, seis foram brasileiros, marcando mais uma vez a superioridade da seleção brasileira.
- A Adidas lançou uma bola que revolucionou o principal material do jogo. A Telstar, com 32 gomos brancos e pretos, substituiu a bola marrom anterior.
- Jairzinho é até hoje o único jogador a marcar em todas as partidas de um Mundial. O Furacão fez gols em todas as sete partidas da Copa.
- Zagallo se tornou o primeiro a ser campeão como jogador e técnico.
- A Copa de 1970 marcou também o início da parceria entre Zagallo e Carlos Alberto Parreira, então preparador físico da seleção. Em 1994 eles repetiram a dose, mas com Parreira como técnico e Zagallo como auxiliar. A dupla só não foi campeã junta em 2006.
Artilheiro:
Gerhard Müller (ALE)- 10 gols
A Final:
Brasil e Itália disputaram a final no dia 21 de junho de 1970, no estádio Azteca, na Cidade do México. O campeão sairia dali com o terceiro título Mundial e levaria de vez a Jules Rimet. Depois de um primeiro tempo equilibrado, com 1x1 no placara, o Brasil volotu do intervalo e atropelou os italianos com uma goleada por 4x1.
Ficha do Jogo:
Brasil
Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Rivellino e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé.
Técnico: Zagallo
Itália
Albertosi; Burgnich, Cera, Rosato e Facchetti; Bertini (Juliano), Domenghini e De Sisti; Mazzola, Boninsegna (Rivera) e Riva.
Técnico: Ferruccio Valcareggi
Gols: Pelé (BRA), aos 18min, e Boninsegna (ITA), aos 37min do primeiro tempo; Gérson (BRA), aos 21min, Jairzinho (BRA), aos 26min, e Carlos Alberto (BRA), aos 41min do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Rivelino (BRA); Burgnich (ITA)
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário