segunda-feira, 24 de maio de 2010

História das Copas (10)

1974- Alemanha

A Segunda Guerra Mundial tirou o direito da Alemanha sediar a Copa de 1942 e depois, 1962. Em 1974, finalmente os alemães receberam o Mundial. Com a Taça Jules Rimet em poder do tricampeão Brasil, as seleções tinham uma motivação a mais para saber quem seria o primeiro campeão da "era" Taça FIFA. Além das principais seleções, a Copa de 1974 contou com as presenças inéditas de Austrália, Haiti, Zaire e Alemanha Oriental, que caiu justamente no grupo da Alemanha Ocidental. Foi nesse Mundial que surgiu a Laranja Mecânica, ou o Carrossel Holandês, comandado pelo técnico Rinus Michels.


O Brasil:
A seleção brasileira já não contava com Pelé, Gérson, Tostão e o capitão Carlos Alberto Torres. O Brasil continuava favorito, e a base do time era dos tricampeões Jairzinho, Paulo César Caju e Rivelino.

Convocados:
Goleiros: Emerson Leão (Palmeiras), Waldir Peres (São Paulo) e Renato (Flamengo);
Laterais: Zé Maria (Corinthians), Nelinho (Cruzeiro), Marinho Chagas (Botafogo) e Marco Antônio (Fluminense);
Zagueiros: Luis Pereira (Palmeiras), Alfredo Mostarda (Palmeiras) e Marinho Peres (Santos);
Meio-campistas: Piazza (Cruzeiro), Paulo César Carpegiani (Internacional), Rivellino (Corinthians), Leivinha (Palmeiras), Dirceu (Botafogo), Paulo César Caju (Flamengo) e Ademir da Guia (Palmeiras);
Atacantes: Jairzinho (Botafogo), Valdomiro (Internacional), Mirandinha (São Paulo), César (Palmeiras) e Edu (Santos);
Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo

Curiosidades:
- Após analisar mais de 50 projetos, a FIFA escolheu o troféu criado pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga. A Taça FIFA, que custou 20 mil dólares na época, é até hoje o maior objeto de desejo dos boleiros do mundo.
- A Copa de 1974 não teve semifinal. Os oito classificados da primeira fase foram divididos em dois grupos, onde duelaram entre si. O melhor de cada grupo se classificava direto para a final.
- No confronto mais curioso da Copa a favorita e já classificada para a segunda fase, Alemanha Ocidental, perdeu para a irmã Oriental. A derrota acabou beneficiando o time de Beckenbauer, que escapou de enfrentar Brasil e Holanda logo nas quartas-de-final.
- Dois preparadores da seleção em 1974 foram técnicos do Brasil em Copas do Mundo. Cláudio Coutinho foi o treinador em 1978, e Parreira treinou o Brasil em 1994 e 2006.
- O Brasil se classificou para a segunda fase com dois empates sem gols contra Escócia e Iugoslávia. A seleção só venceu o Zaire, e passou de fase sem mostrar um grande futebol.
- A Copa de 1974 marcou o início da derrocada do futebol uruguaio. Eliminados na primeira fase, o bicampeão Mundial predeu para Holanda e Suécia, e apenas empatou com a Bulgária.
- O goleiro brasileiro Leão só levou gol no quinto jogo do Brasil, pelas quartas-de-final, contra a Argentina, na vitória brasileira por 2x1.
- Antes do jogo decisivo contra a Holanda, o técnico Zagallo dizia que o Carrossel Holandês não preocupoava o Brasil, pois os europeus não tinham tradição em Copas. A Holanda venceu por 2x0 e começou a escrever sua história como uma seleção de tradição.
- O haitiano Ernest Joseph foi o primeiro jogador pego no antidoping em Copas do Mundo. O exame feito após o jogo contra a Itália deu positivo para uso de estimulantes, que não adiantou muito, pois a Itália venceu por 3x1.
- A Escócia foi eliminada ainda na primeira fase. O detalhe é que os escoceses não perderam nenhum jogo. Foram dois empates e uma vitória, mas a seleção acabou sendo eliminada pelo saldo de gols.

Artilheiro:
Lato (POL)- 7 gols

A Final:
A Alemanha Ocidental chegava à final, jogando em casa. No dia 7 de julho de 1974, no Estádio Olímpico de Munique, os alemães surpreenderam de novo, vencendo a favorita Holanda.

Ficha do Jogo:

Alemanha Ocidental
Maier; Vogts, Schwarzenbeck, Beckenbauer e Breitner; Bonhof, Overath e Hoeness; Grabowski, Gerd Müller e Hölzenbein.
Técnico Helmut Schön

Holanda
Jongbloed; Suurbier, Rijsbergen (De Jong), Wim Jansen e Krol; Haan, Van Hanegem e Neeskens; Rep, Cruyff e Rensenbrink (René Van der Kerkhof).
Técnico: Rinus Michels

Gols: Neeskens (HOL), a 1min, Breitner (ALE), aos 25min, e Gerd Müller (ALE), aos 43min do primeiro tempo.
Cartões Amarelos: Vogts (ALE); Van Hanegem, Neeskens e Cruyff (HOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário