1958- Suécia
A Copa de 1958 na Suécia marcou o primeiro dos cinco títulos mundiais do Brasil, além da estreia de Pelé em Copas do Mundo. Os bicampeões do Mundo, Itália e Uruguai pararam nas eliminatórias, e ficaram de fora da Copa de 1958. A Hungria sofria com o conflito com a União Soviética e teve sua equipe esvaziada, sendo assim, Brasil, Alemanha e a própria União Soviética largaram na frente como favortiso ao título.
O Brasil:
A seleção brasileira viajou à Suécia em busca de acabar de vez com o tal "complexo de vira-latas" que asombrava os brasileiros. Mesmo com bons jogadores, o Brasil não havia conquistado nenhuma Copa. O técnico Vicente Feola conseguiu reunir craques como Didi, Pelé, Djalma Santos, Nilton Santos e Garrincha.
Curiosidades:
- O gesto do capitão brasileiro Bellini, que levantou a taça após a vitória sobre a Suécia, virou marca registrada em todas as outras edições da Copa do Mundo.
- Pelé foi o jogador mais jovem a ganhar uma Copa, quando tinha apenas 17 anos e 249 dias.
- O Rei também foi o jogador mais novo a fazer gol em uma Copa. O tento contra o País de Gales, aos 17 anos e 239 dias, deram a Pelé mais essa marca.
- O atacante marroquino Just Fontaine marcou 13 gols na Copa de 1958, defendendo a França. Até hoje essa marca jamais foi superada por qualquer outro jogador em uma mesma edição do Mundial.
- O Brasil só tinha camisas amarelas para o jogo contra a Suécia pela final da Copa. Após um sorteio, o time brasileiro foi obrigado a usar camisas de outra cor. Coube ao ropeiro da seleção comprar um jogo de camisas azuis, que serviram de uniforme para a equipe campeã.
- Após a eliminação logo na primeira fase, os argentinos foram recebidos com vaias, pedradas e pauladas do povo, que não admitia o fraco desempenho dos jogadores na Copa.
- O jogo entre Brasil e Inglatrerra pela primeira fase da Copa marcou o primeiro 0x0 na história dos Mundiais.
- Antes do início da Copa, todos os jogadores passaram por exames médicos e apresentaram problemas dentários. Foram realizadas 500 obturações e extrações nos atletas.
- Amística da camisa 10 começou por acaso. Um funcionário da FIFA escolheu aleatoriamente a numeração das camisas dos jogadores, e Pelé acabou ficando com a camisa 10.
- O Brasil é o único país a ser campeão mundial fora de seu continente. O título de 1968 foi o primeiro da seleção brasileira fora da América. Em 2002 os brasileiros repetiram a dose ao vencerem a Copa na Ásia.
Artilheiro:
Fontaine (FRA)- 13 gols
A Final:
Após uma surpreendente vitória sobre a Alemanha, a Suécia conseguia chegar na final em casa. Do outro lado, o Brasil havia goleado a França do artilheiro Fontaine por 5x2. O placar se repetiu na final, e o Brasil conquistava seu primeiro título mundial.
Ficha do jogo:
Suécia
Karl Svensson; Bergmark e Axbom; Börjesson; Gustavsson e Parling; Hamrin, Gren, Simonsson, Liedholm e Skoglund.
Técnico: George Raynor
Brasil
Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo.
Técnico: Vicente Feola
Gols: Liedholm (SUE), aos 4min, e Vavá (BRA), aos 9min e 32min do primeiro tempo; Pelé (BRA), aos 10min, Zagallo (BRA), aos 23min, Simonsson (SUE), aos 35min, e Pelé (BRA), aos 45min do segundo tempo
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário