![]() |
Bola que será usada no Carioca-2011 |
Por João Oliveira,
Conhecido como o campeonato estadual mais charmoso do Brasil, o Campeonato Carioca começou hoje cercado de muitas expectativas. Jogadores do porte de Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Felipe, Carlos Alberto, Fred, Deco, Conca, Emerson Sheik e Loco Abreu. A maioria já conhecida pelo público carioca, que deve lotar os estádios, principalmente nos clássicos, para ver seus ídolos. Especialmente o estreante da trupe: Ronaldinho Gaúcho. O destaque negativo é que esses craques não vão poder ter o Maracanã como palco para suas jogadas. O "Maior do Mundo" está interditado para obras de melhoria visando a Copa do Mundo de 2014. Com isso, o Engenhão torna-se o principal estádio carioca para as próximas temporadas.
Depois do título brasileiro do Fluminense, só duas coisas parecem assombrar os planos tricolores: o Flamengo e suas contratações de impacto e a Copa Libertadores. Caso o Rubro-Negro se acerte com seus novos reforços, a tendência é de uma emocionante disputa Fla-Flu pela taça e pela hegemonia nos títulos cariocas. O Tricolor das Laranjeiras busca recuperar uma marca centenária, tomada de assalto pelo clube da Gávea em 2009. Mais um aperitivo para a rivalidade entre os dois maiores vencedores do torneio.
A vontade de conquistar sua primeira Libertadores pode fazer com que o Flu volte suas atenções para o torneio sul-americano, abrindo mão de uma maior dedicação ao campeonato estadual. Com o time de Muricy Ramalho fora de cena, o maior adversário do Flamengo seria o Botafogo, do “papa títulos”, Joel Santana. O Alvinegro buscou reforços em posições pontuais para tentar o Bi no Cariocão. O volante uruguaio Arévalo Rios e o polivalente Éverton, ex-Flamengo, foram as duas principais contratações do clube de General Severiano, que manteve sua maior estrela, o atacante Loco Abreu.
Num degrau abaixo dos outros grandes, o Vasco vai precisar entrosar o quanto antes sua nova equipe. Caso contrário corre risco de ser surpreendido por algum time de menor investimento. As contusões de Carlos Alberto e a falta de fôlego de Felipe em várias ocasiões agravam a situação do Gigante da Colina. A equipe cruzmaltina precisa urgentemente de um bom atacante de área, já que Marcel não passa confiança para a torcida. A chance do time de PC Gusmão é fazer valer o peso da camisa vascaína nas semifinais e finais de turno. Se tivéssemos um campeonato de pontos corridos no Rio de Janeiro, eu não apostaria no Vasco. Porém o mata-mata pode ajudar a consagrar o ditado de que o Vasco é o “time da virada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário