
Por João Oliveira,
Futebol no Brasil sempre foi sinônimo de paixão, emoção, comoção e...confusão! Títulos divididos, não reconhecidos, volta olímpica de vice-campeão, erro na contagem de pênaltis, campeonatos de um determinado ano terminado no ano seguinte e até mesmo Campeonato Carioca disputado duas vezes, em 1979.
Até hoje se discute o campeão brasileiro de 1987. E a Taça das Bolinhas, que deveria ser entregue ao primeiro clube pentacampeão nacional, segue dentro de um cofre sem saber se vai para a Gávea ou para o Morumbi. Polêmicas à parte, a coluna de hoje vem para colocar um pouquinho mais de lenha em outro assunto. A CBF não reconhece competições nacionais entre clubes antes de 1971. Para a entidade máxima do futebol, o primeiro Brasileirão foi vencido pelo Atlético-MG.
Sem o carimbo da CBF, a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa- também conhecido como “Robertão”- primeiras competições com caráter nacional no país, não entram na conta atual que apresenta Flamengo e São Paulo como os dois maiores vencedores do Campeonato Brasileiro.
Porém, os clubes vencedores desses torneios percussores do Brasileirão sempre que podem reivindicam mais essa estrela no peito. É o caso do Fluminense, campeão da Taça de Prata- que substituiu o “Robertão”- de 1970.
A conquista Tricolor, de tão importante, virou livro. O jornalista e escritor Roberto Sander lançou o Taça de Prata de 1970, pela editora Maquinária. A obra traz as fichas de todos os jogos do clube das Laranjeiras, além de detalhes do primeiro título brasileiro do Fluminense, campeão do Brasileirão em 1984.
Mais do que uma ótima dica literária, o "Literatura e Futebol" de hoje levanta uma bola: você acha que a CBF deveria reconhecer os títulos brasileiros anteriores a 1971?
Campeões Brasileiros pré-CBF:
Taça Brasil: Bahia (1959), Palmeiras (1960 e 1967), Santos (1961 até 1965), Cruzeiro (1966) e Botafogo (1968).
Torneio Roberto Gomes Pedrosa:
Palmeiras (1967 e 1969), Santos (1968) e Fluminense (1970)
Nenhum comentário:
Postar um comentário