sábado, 23 de outubro de 2010

Literatura, Futebol e Realeza- Especial 70 Anos do Rei


Por João Oliveira,
A coluna de hoje é especial. No aniversário de 70 anos do Rei do futebol, a responsabilidade de encontrar uma dica de livro é muito grande. Não maior do que a tarefa daqueles que escreveram obras sobre Pelé. Durante toda a semana fomos brindados por matérias em todas as mídas sobre o craque. As histórias são ótimas, alguns textos muito bons, mas tratando-se de Edson Arantes do Nascimento, o ditado que diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras" é bastante adequado.
Pelé foi tão iluminado, que além do talento nato foi premiado pela tecnologia e teve vários dos seus lances geniais captados pelas câmeras, ao contrário de outros monstros sagrados do futebol como Domingos da Guia e Leônidas da Silva.
Por tudo isso, resolvi indicar mais dois livros, afinal o Rei merece. O primeiro é o Pelé 70, uma coletânea de imagens sobre a carreira do ex-jogador. Um dos meus sonhos de consumo da época que eu ainda trabalhava em livrarias. Um dia ainda compro.
O outro é a autobiografia do Rei. Tudo bem que Pelé não passa de um simples plebeu no uso das palavras, mas ninguém melhor para retratar sua trajetória de glória do que o próprio. Há muitas outras obras sobre a carreira de Pelé, vale à pena procurar e peneirar. Nunca é demais conhecer e relembrar os feitos do maior jogador de futebol de todos os tempos.
Parabéns ao Rei, e que possamos comemorar dezenas de vezes mais o Natal do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário