Por João Oliveira,
A Conmebol enfim resolveu a questão mais chata do futebol brasileiro nos últimos tempos. Depois de muita confusão sobre G-3 ou G-4, e não estamos falando de estacionamento, o retorno da quarta vaga brasileira na Copa Libertadores do ano que vem foi anunciado ontem pela CBF. A decisão da entidade não é nada mais do que a correção de um erro primário. Em qualquer brincadeira de criança se discutem as regras antes de começar a brincar. Se acontecer qualquer mudança no curso da atividade, a confusão é inevitável.
Foi o que aconteceu no caso do Brasileirão. Quiseram mudar as regras no meio do jogo. Vale lembrar que, caso um clube brasileiro vença a Copa Sul-Americana, apenas três times terão direito à vaga na principal competição entre clubes do continente. Além do Palmeiras, que ainda pode se classificar para a Libertadores via Brasileirão, o Atlético Mineiro é o outro time tupiniquim com chances de levar a Sul-Americana.
Mais do que discussão sobre G-3 ou G-4, a CBF e a Conmebol deveriam discutir um novo calendário continental. Com direito a Libertadores e Sul-Americana disputadas o ano inteiro, numa forma de valorizar as duas competições. O ideal seria diminuir o número de participantes da Libertadores, priorizando os campeões nacionais, e fazer da Sul-Americana uma espécie de Liga Europa, englobando as demais equipes.
O futebol sul americano pode não ter o mesmo glamour e a mesma quantidade de craques do que o europeu, mas tem clubes tradicionalíssimos, que divididos entre duas grandes competições poderiam resgatar seus tempos de glórias. Além é claro, da possibilidade real de surpresas, como Once Caldas, LDU e os clubes mexicanos, que sempre incomodam e chegam nas fases finais da Libertadores.
Como nada deve mudar, pelo menos por enquanto, acho que os três ponteiros do Brasileirão- Cruzeiro Fluminense e Corinthians- devem ficar com as vagas. O Grêmio tem tudo para assegurar a quarta vaga, caso o Palmeiras não fature a Copa Sul-Americana. Com Felipão no comando, o alviverde paulista é forte candidato a ganhar mais uma Copa.
E vocês? Quem são seus favoritos para as vagas na Libertadores?
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário