sábado, 9 de outubro de 2010

Portugal é destaque nas Eliminatórias da Euro 2012


Por João Oliveira,
Um pequeno resumo da rodada de ontem pelas Eliminatórias da Euro 2012. O grande destaque foi a primeira vitória portuguesa na competição, logo na estreia do técnico Paulo Bento. Além disso, Holanda e Alemanha continuam com 100% de aproveitamento, enquanto a Itália tropeçou contra a Irlanda do Norte.
Confiram:
Grupo A:
Alemanha 3x0 Turquia
Cazaquistão 0x2 Bélgica
Áustria 3x0 Azerbaijão

A Alemanha ganhou mais uma e segue soberana na ponta do Grupo A. Além da boa vitória sobre a Turquia, o que mais impressionou foi a quantidade de turcos na partida disputada em solo germânico. Sobrou para o meia Ozil, de origem turca, que foi vaiado durante todo o jogo pela torcida visitante. Já nos outros confrontos, a Bélgica venceu a primeira e a Áustria passou fácil pelo Azerbaijão.

Grupo B:
Armênia 3x1 Eslováquia
Andorra 0x2 Macedônia
Irlanda 2x3 Rússia

No Grupo B, o equilíbrio dita o ritmo da tabela. Depois de vencer a Rússia fora de casa na última rodada, a Eslováquia perdeu para a Armênia e agora divide com a Irlanda e com os russos, que venceram os irlandeses em Dublin. Além do trio que lidera a chave com seis pontos cada, Armênia e Macedônia estão logo atrás, com quatro, e prometem embolar ainda mais o grupo.

Grupo C:
Eslovênia 5x1 Ilhas Faroe
Irlanda do Norte 0x0 Itália
Sérvia 1x3 Estônia

Depois de vencer as duas primeiras partidas, a Itália tropeçou contra a Irlanda do Norte e fez ligar o sinal de alerta para os italianos. Mas quem surpreendeu mesmo foi a Estônia, que venceu a Sérvia fora de casa e está na vice-liderança. Considerados como a segunda força da chave, os sérvios fazem apenas uma campanha regular, assim como a Eslovênia, outra elação do grupo que esteve no último Mundial.

Grupo D:
Luxemburgo 0x0 Bielorrússia
Albânia 1x1 Bósnia-Herzegovina

Apenas duas partidas movimentaram o grupo D. A Bielorrússia, que estreou vencendo a França, voltou a tropeçar e empatou com a fraca seleção de Luxemburgo. A Albânia empatou com a Bósnia e garantiu a liderança do grupo, pelo menos até hoje, quando a França enfrenta a Romênia e pode assumir a ponta da chave em caso de vitória.

Grupo E:
Hungria 8x0 San Marino
Moldávia 0x1 Holanda

A Holanda venceu mais uma e segue com 100% de aproveitamento. A vitória magra contou com mais um gol do atacante Huntelaar, artilheiro da competição. Enquanto isso, a Hungria atropelou San Marino, com destaque para o atacante Szalai. A grande expectativa dessa chave é para o duelo entre Holanda e Suécia, na próxima terça-feira. A partida deve marcar o primeiro grande teste dos holandeses nas Eliminatórias da Euro 2012.

Grupo F:
Geórgia 1x0 Malta
Grécia 1x0 Letônia

Geórgia e Grécia venceram seus duelos pelo placar mínimo, e dividem a liderança do Grupo F. Malta e Letônia foram as vítimas. Na terça-feira, Israel e Croácia se enfrentam no complemento da rodada. Muito equilíbrio em um grupo nivelado por baixo.

Grupo G:
Montenegro 1x0 Suíça
País de Gales 0x1 Bulgária

Nessa chave a grande surpresa é Montenegro, que lidera com três vitórias e três jogos. A decepção é a Suíça, que ainda não pontuou. Grande força do grupo, a Inglaterra enfrenta Montenegro, em Wembley, no próximo dia 12.

Grupo H:
Portugal 3x1 Dinamarca
Chipre 1x2 Noruega

A Noruega venceu o Chipre fora de casa e segue firme na liderança do grupo H. A boa surpresa da chave foi a primeira vitória de Portugal, na estréia do treinador Paulo bento. Os portugueses venceram a Dinamarca de maneira convincente, com dois gols de Nani e um de Cristiano Ronaldo. A Dinamarca segue com três pontos, atrás de Portugal e Noruega, porém com uma partida a menos.

Grupo I:
Espanha 3x1 Lituânia
República Tcheca 1x0 Escócia

A Espanha venceu a Lituânia em grandes sustos e lidera o grupo, mesmo com um jogo a menos. A República Tcheca, que venceu a Escócia tem grandes chances de assumir a vice-liderança, já que enfrenta a fraquíssima Liechtenstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário